Governador concede Medalha 2 de julho a 22 pessoas e entidades
Mais alta honraria do Estado faz parte das comemorações pelos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 2

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) concedeu, nesta terça-feira (16), a Medalha 2 de julho a 22 pessoas e entidades pela garantia de liberdades públicas. A cerimônia de entrega foi realizada no Museu de Arte Contemporânea, em Salvador. A mais alta honraria do Estado faz parte das comemorações pelos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, celebrada no último dia 2.
Durante a entrega das medalhas aos homenageados, o governador destacou a importância dos baianos reconhecerem os bons exemplos destas pessoas e organizações. “Eu espero que essa simbologia da medalha seja um reconhecimento às pessoas que de fato lutam e lutaram e resistem em momentos difíceis da vida, mas também que estimule a outros a reconhecerem nessas pessoas a oportunidade de continuar lutando”, destacou Jerônimo, lembrando que a luta pela independência não é apenas da soberania do país, mas também está relacionada com a luta contra a homofobia, o preconceito racial, a fome e a pobreza.
Maria da Penha Maia Fernandes, cuja luta por justiça social originou a criação da Lei 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, foi uma das personalidades condecoradas. A indicação para o mérito partiu da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), por ela ser um símbolo de luta contra as diversas violências de gênero que atingem milhares de mulheres e meninas em todo o mundo. “A luta de Maria da Penha é uma força que impulsiona todas nós mulheres no combate e enfretamento às violências de gênero. Sua trajetória culminou na criação da Lei, que representa uma conquista para todas nós. Ao concedê-la essa medalha, o Governo do Estado enaltece a bravura desta mulher extraordinária que merece todas as honrarias e reverências”, afirmou a titular da SPM, Elisangela Araújo.
Mesmo ausente no evento, Maria da Penha enviou um vídeo agradecendo a honraria. “É uma grande honra receber essa comenda do Governo do Estado da Bahia, que presta homenagem para aquelas e aqueles que promovem a garantia das liberdades públicas e a afirmação da soberania nacional”, comentou.
A Ordem 2 de Julho é simbolizada por uma medalha, dividida em seus três graus de importância: grã-cruz, comendador e cavaleiro. Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau, liderança indígena tupinambá da Serra do Padeiro, em Olivença, foi um dos condecorados na categoria comendador. Para ele, esse reconhecimento do governo baiano reforça a participação dos povos originários na luta contra os europeus pela Independência do país.
“Essas homenagens fazem com que a sociedade saiba que as nações indígenas contribuíram para o crescimento do nosso estado e isso é muito importante”, pontuou o cacique.
Homenageado na categoria cavaleiro, Vovô do Ilê, liderança do movimento negro de Salvador e presidente do Bloco Ilê Aiyê, considera que essa medalha representa o marco da luta pela liberdade do povo baiano e brasileiro. “Nós já estamos há muitos anos nessa luta. É muito gratificante receber essa honraria, através do Governo do Estado. O reconhecimento da luta da população negra nessa militância, batendo muito tempo nessa mesma tecla, mas as coisas estão começando a mudar”, destacou Vovô.
O grão-mestre da Ordem, o governador, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso, também entregou as honrarias a parlamentares, representantes da Justiça e de outras instituições que prestam relevantes serviços ao Estado.
Ordem 2 de Julho
A Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010. O presidente Lula (PT) foi a primeira personalidade homenageada com o mais alto grau do título, a grã-cruz, entregue pelo então governador Jaques Wagner (PT), no dia 22 de julho de 2010.
O 2 de Julho é considerado o dia da Independência da Bahia. Os conflitos ocorreram entre fevereiro de 1822 até 2 de julho de 1823. Nessa data, se consolidou a Independência da Bahia, quando as tropas brasileiras venceram os portugueses e concluíram a separação definitiva do Brasil do domínio lusitano.
Leia também:
Lula pretende transformar 2 de Julho em 2ª data oficial da independência do Brasil
Memorial 2 de Julho tem reabertura com visitação gratuita em Salvador
Jerônimo revela conversa com Lula para “trazer o governo brasileiro para a Bahia” no 2 de Julho
Mais Lidas
Política
Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Últimas Notícias

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes

Governador nega exclusão de indígenas para tratar conflitos agrários no Extremo-Sul da Bahia
Segundo Jerônimo, novo encontro será marcado ainda nesta semana com movimentos indígenas e sem terra

Bruno Reis diz que aumento da rejeição de Jerônimo reflete ‘sentimento das ruas’
Reis também negou a possibilidade de ocupar um eventual cargo na federação entre PP e União Brasil