Exposição ‘Ecos Malês’ é prorrogada até agosto em Salvador após atrair mais de 45 mil visitantes
Acesso à exposição ocorre de terça a sábado, na Casa das Histórias de Salvador, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 10h às 17h, com entrada permitida até as 16h
Bruno Concha/PMS
A exposição “Ecos Malês” permanece em cartaz até o dia 31 de agosto na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio. A prorrogação ocorreu devido à demanda do público e ao valor cultural da temática abordada. Desde a inauguração, em novembro de 2024, a mostra recebeu mais de 45 mil visitantes.
Horários e ingressos
O acesso à exposição ocorre de terça a sábado, das 9h às 17h, e domingos e feriados, das 10h às 17h, com entrada permitida até as 16h. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia), com entrada gratuita às quartas-feiras.
Novas obras e referências históricas
A exposição passou por atualização com inclusão de novas obras de Yan Nícolas e Antônio Pulquério. O curador João Victor Guimarães mencionou a relação com o cemitério de escravizados identificado no complexo da Pupileira, resultado de escavação liderada pela pesquisadora Silvana Olivieri.
Segundo Guimarães, a exposição inclui uma obra com lambe-lambes intitulada “Cemitério Desaparecido”, que dialoga com a descoberta recente do que pode ter sido o primeiro cemitério público da América Latina. A articulação foi feita com o coletivo Cemitério Desaparecido e o grupo de pesquisa liderado por Gabriela Leandro Gaia e David Sol.
“Nós vimos o desenrolar dessa história, então estamos assistindo, junto com a exposição, um acontecimento histórico, um desdobramento da história da Revolta dos Malês que une passado, presente e futuro. Isso é muito bonito”, disse.
Curadoria e destaques do acervo
A curadoria é assinada por João Victor Guimarães, com cocuradoria de Mirella Ferreira, e conta com 114 obras de 48 artistas, entre eles Ventura Profana, Voltaire Fraga, Rose Aféfé, Karamujinho, Helen Salomão, Jasi Pereira e Malê Debalê, em parceria com o coletivo Arquiteturas da Revolta.
As obras estão organizadas em três núcleos: Encontrar, Ruas da Revolta e Inventar (Liberdade e Defesa), e abordam diferentes aspectos da insurreição dos Malês e seus desdobramentos na Salvador contemporânea.
Depoimentos e repercussão
Mirella Ferreira afirmou que a extensão da mostra permite a visita de quem ainda não teve oportunidade. Segundo ela, a segunda etapa, com novas obras, trouxe um novo ciclo de interpretações. Ela destacou ainda o reconhecimento do público e o prêmio recebido pela revista Select, que elegeu “Ecos Malês” como a segunda melhor exposição coletiva do ano.
“É uma oportunidade para que as pessoas que ainda não conseguiram ver possam acessar, até porque a mostra passou por um segundo ato com novas obras recentemente. Então, é como se fosse uma outra sequência. Muitas pessoas vieram visitar e nós tivemos uma avaliação superpositiva, ganhamos um prêmio de segunda melhor exposição coletiva pela revista Select, mediante uma votação pública. Então ficamos muito felizes pelo fato de a exposição tocar as pessoas, de as pessoas se tocarem pela história e construírem essa história junto com a gente”, revelou.
Curso do SalCine mantém inscrições abertas até segunda-feira
O curso gratuito de formação de roteiristas, vinculado ao programa SalCine, está com inscrições abertas até segunda-feira (30). A iniciativa seleciona 20 propostas de séries inéditas, sendo 4 de animação infanto-juvenil e 16 de ficção live-action.
As inscrições podem ser feitas pelo site Salvador Criativa. O curso será realizado em formato híbrido e tem 116 horas de carga horária, com aulas presenciais e online.
Critérios e seleção
Para participar, é necessário:
- residir em Salvador
- ter 18 anos ou mais
- ensino fundamental II completo
- experiência comprovada com roteiro audiovisual
- computador com internet e câmera
- disponibilidade para aulas presenciais e visitas técnicas
Os 40 primeiros suplentes terão acesso a formações complementares nos Espaços de Estudos, com 80 horas de carga horária.
A capacitação é promovida pelas secretarias Secult e Semdec, em parceria com o Senai Cimatec e executada pela produtora Gaveta do Pensamento com apoio do grupo de pesquisa A-Tevê da Ufba.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]