Pular para o conteúdo
Início » Escolas Criativas Boca de Brasa abrem inscrições para formações artístico-culturais

Escolas Criativas Boca de Brasa abrem inscrições para formações artístico-culturais

Projeto vai atuar nos polos criativos de Itapuã, na sede do Malê Debalê, e da Barra-Pituba, na Escola do Gantois 

O projeto Boca de Brasa, em parceria com o Instituto CEAFRO – ICEAFRO e a Fundação Gregório de Mattos – que juntos realizam as ações dos Polos Criativos Boca de Brasa – estão com inscrições abertas para formações artístico-culturais e criativas que buscam reunir iniciativas, grupos, coletivos, espaços e organizações culturais em regiões de Salvador.

As ações acontecem nas unidades integradas Boca de Brasa Gantois e Boca de Brasa Malê. A iniciativa tem coordenação geral de Fabíola Aquino, coordenação pedagógica de Nazaré Lima e direção artística de Val Soriano.

Utilizando como lema o provérbio africano ‘Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado’, a Escola Criativa oferece 90 horas de formação e será realizado nas Prefeituras Bairro de Itapuã e Barra/Pituba, as aulas tem previsão de início em dois de abril.

O ICEAFRO, desde 2012, tem como visão enfrentar o racismo e o sexismo por meio da educação, baseando suas ações nos princípios de ancestralidade, identidade e resistência. E os Polos Criativos Boca de Brasa são espaços territoriais que concentram uma variedade de atividades formativas, de produção, articulação, difusão, circulação e fruição cultural, atuando a partir do tripé Escola Criativa Boca de Brasa, Espaço Boca de Brasa e Festival Boca de Brasa.

Destinados a jovens e adultos interessados no campo da cultura ou da economia criativa, os cursos oferecidos são compostos por laboratórios socioemocionais e de mídias sociais, além de cursos específicos para cada Polo. Durante o programa, os participantes terão acesso a atividades complementares, como visitas técnicas a centros culturais e cineclubes, e apresentações culturais.

Após a conclusão das oficinas específicas de cada Polo serão oferecidas atividades optativas em cinco áreas diferentes, além de uma oficina de empreendedorismo e gestão. Ao final do programa, os participantes receberão um certificado de conclusão, totalizando 90 horas de formação.

O Polo Itapuã, localizado na sede do Bloco Afro Malê Debalê, oferecerá os cursos de Dança Afro, Música, Sonorização, Figurino e Adereços, Turismo Cultural e Comunitário. Já, o Polo Barra/Pituba, situado na Escola do Gantois, disponibilizará formação em audiovisual e fotografia, música, sonorização, contrarregragem e gastronomia.

Essas ações são fruto da seleção da proposta do ICEAFRO no Edital 06/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, financiado pela Prefeitura de Salvador via Fundação Gregório de Mattos. As inscrições acontecem até o dia 27 de março através do site.

 

Leia também:

Castro Alves realiza IV edição da Feira Literária do Poeta 

Arena Fonte Nova vai receber grandes nomes da música em 2024; confira 

Academia Brasileira de Letras elege novo imortal nesta quinta; saiba quem concorre à vaga 

Marcações: