Pular para o conteúdo
Início » Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, completa 135 anos nesta sexta-feira

Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, completa 135 anos nesta sexta-feira

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Celebração segue até domingo, em Santo Amaro, com rituais de religiões de matriz africana, manifestações culturais, rodas de conversa e palestras

O tradicional Bembé do Mercado completa 135 anos, nesta sexta-feira (17), em Santo Amaro, no Recôncavo baiano, zona turística da Baía de Todos-os-Santos. Maior candomblé de rua do mundo, que surgiu em 1889 para celebrar o fim da escravidão, é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional e Imaterial da Bahia. Para celebrar a data, a programação segue até domingo (19), com rituais de religiões de matriz africana, manifestações culturais, rodas de conversa, palestras e oficinas. As atividades contam com o apoio do Governo do Estado. 

“Celebramos e pedimos o tombamento do Bembé, também, como Patrimônio da Humanidade. Já tivemos cinco reuniões para discutir o reconhecimento e seguimos na luta. Este ano, a festa tem um diferencial, que são os debates sobre temas como direitos da mulher, das pessoas com deficiência (PcD) e da comunidade LGBTQIAPN+”, explicou o babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Oju Onirê, presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado.

As homenagens iniciaram na última segunda-feira (13), em Santo Amaro, com a presença de autoridades estaduais e municipais e lideranças religiosas. “As manifestações impactam nas atividades turísticas em Santo Amaro, com a identidade dos terreiros e das comunidades quilombolas. É um dos grandes atrativos do Recôncavo, que atrai visitantes do Brasil e do exterior. Os hotéis da região estão cheios”, ressaltou Paulo Sobrinho, assessor especial da Secretaria Estadual de Turismo (Setur-BA), que desenvolve o projeto Agô Bahia, voltado para o incremento do afroturismo, com ações de capacitação profissional e obras de infraestrutura em terreiros.

 

Leia também:

Bahia amplia rota internacional com voos da Air France, entre Paris e Salvador, a partir de outubro

Projeto Casa Odara: Bruno Reis lança programa para melhorias de terreiros

Projeto ‘Agô Bahia’ recupera dez terreiros para estimular turismo religioso de matriz africana

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)