Poeta, filósofo e escritor Antonio Cícero morre aos 79 anos e deixa carta de despedida
Letrista sofria do mal de Alzheimer e optou pela eutanásia, procedimento de morte assistida, prática permitida na Suíça
O poeta, filósofo e escritor carioca Antonio Cícero morreu, na manhã desta quarta-feira (23), aos 79 anos, na Suíça. O seu falecimento foi confirmado pela Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual é membro desde o dia 10 de agosto de 2017. O letrista sofria do mal de Alzheimer e, por conta de suas condições, se submeteu à eutanásia, que é um procedimento de morte assistida.
Cícero estava na Suíça quando decidiu passar pelo procedimento, já que a prática é permitida no país europeu. Ao lado dele, estava o seu marido, o figurinista Marcelo Pies. Em um trecho da carta de despedida, o escritor disse que sua vida teria se tornado “insuportável” em decorrência da doença, já que ele não lembrava mais de pessoas que passaram pela sua vida.
O filósofo era irmão da cantora e compositora Marina Lima e sua trajetória na literatura teve forte influência da música. Na voz dela, Antonio Cícero escreveu canções como “Fullgás”, “Para Começar” e “À Francesa”, que ganharam grande repercussão no país. Ele também é coautor de “O Último Romântico”, música de Lulu Santos, e teve participação na composição de artistas como Waly Salomão, João Bosco, Orlando Morais e Adriana Calcanhotto.
Em 1996, ele lançou o CD Antonio Cícero por Antonio Cícero, recitando seus poemas. Em 2002, o filósofo participou de uma coletânea de quatro CDs feita com nomes como Gabriel o Pensador, Chico Buarque, Ronaldo Bastos e Fernando Brant, homenageando Carlos Drummond de Andrade.
Além do lado artístico em sua personalidade, a literatura sempre esteve presente na vida do letrista. O poeta iniciou a sua vida acadêmica cursando filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e, na sequência, estudou no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No final das contas, os seus estudos terminaram na capital da Inglaterra, na Universidade de Londres, depois de precisar se mudar para a capital britânica em 1969 por motivos políticos. Entre os seus escritos que mais se destacam estão: Guardar (Editora Record), de 1996; e A Cidade e os Livros (Editora Record), de 2002.
Cícero ainda teve o poema Guardar incluído na antologia Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século (Editora Objetiva), em 2001, e foi finalista do Prêmio Jabuti pelos ensaios filosóficos reunidos em Finalidades sem Fim (Companhia das Letras), em 2005.
Na Academia Brasileira de Letras, Antonio Cícero foi escolhido como imortal, sendo responsável por ocupar a cadeira número 27 e sucedendo Eduardo Portella. “O que é um poema imortal? Um poema imortal é um poema cujo valor não depende de fatores externos a ele: um poema, portanto, que vale por si”, declarou em seu discurso de posse.
Carta de despedida:
Queridos amigos,
Encontro-me na Suíça, prestes a praticar eutanásia. O que ocorre é que minha vida se tornou insuportável. Estou sofrendo de Alzheimer. Assim, não me lembro sequer de algumas coisas que ocorreram não apenas no passado remoto, mas mesmo de coisas que ocorreram ontem. Exceto os amigos mais íntimos, como vocês, não mais reconheço muitas pessoas que encontro na rua e com as quais já convivi. Não consigo mais escrever bons poemas nem bons ensaios de filosofia. Não consigo me concentrar nem mesmo para ler, que era a coisa de que eu mais gostava no mundo. Apesar de tudo isso, ainda estou lúcido bastante para reconhecer minha terrível situação. A convivência com vocês, meus amigos, era uma das coisas – senão a coisa – mais importante da minha vida. Hoje, do jeito em que me encontro, fico até com vergonha de reencontrá-los. Pois bem, como sou ateu desde a adolescência, tenho consciência de que quem decide se minha vida vale a pena ou não sou eu mesmo. Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade.
Eu os amo muito e lhes envio muitos beijos e abraços!
Mais Lidas
Chay Suede e Laura Neiva celebram nascimento de terceira filha
Jojo Todynho rompe com Avon e critica postura da marca nas redes sociais
Coluna Ohh!
Cinco anos da morte de Gugu: confira homenagem de Rose Miriam
Jojo Todynho volta atrás e anuncia desistência de candidatura em 2026
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos