Canal Viva muda de nome e vira Globoplay Novelas; veja o que muda na programação a partir de junho
Programação será 100% dedicada aos folhetins e terá estreia de ‘Guerreiros do sol’

A Globo anunciou que o Canal Viva vai passar a se chamar Globoplay Novelas. A mudança passa a valer em 9 de junho, quando o canal pago completa 15 anos e faz parte da estratégia da Globo de reforçar a integração entre suas plataformas de TV e streaming. A reformulação inclui produções consagradas, títulos inéditos e conteúdo internacional, promovendo o gênero como parte essencial da cultura audiovisual brasileira.
De acordo com a Globo, o novo canal reunirá mais de 200 novelas do acervo da emissora, além de tramas originais do Globoplay e produções internacionais. A proposta é diversificar a forma de consumo do público, com conteúdo disponível tanto na TV quanto sob demanda.
“Ao integrar o Globoplay Novelas ao nosso ecossistema, conseguimos ampliar a oferta de formatos e permitir que o público escolha como prefere consumir esse gênero, que tem tanto valor para a nossa cultura”, afirmou Tatiana Costa, diretora de Conteúdo e Canais Globo.
Estreia traz superprodução sobre o cangaço e novos formatos
O novo canal manterá a mesma posição nas operadoras e também estará disponível no plano Premium do Globoplay. A mudança busca consolidar a oferta de novelas como eixo estratégico da Globo para atrair diferentes públicos.
Entre os destaques da estreia está Guerreiros do Sol, inspirada na história de Lampião, Maria Bonita e outros personagens do cangaço nordestino nas décadas de 1920 e 1930. Criada por George Moura e Sergio Goldenberg, a obra conta com direção artística de Rogério Gomes e elenco formado por nomes como Isadora Cruz, Thomás Aquino, Alinne Moraes, Irandhir Santos, Nathalia Dill, Alice Carvalho e Alexandre Nero.
A novela será lançada simultaneamente na plataforma e no canal linear no dia 11 de junho. Os episódios serão exibidos de segunda a sexta-feira, às 22h40, com reapresentação aos sábados. No Globoplay, os capítulos estarão disponíveis semanalmente, cinco por vez.
“A intenção é oferecer mais opções para que as pessoas escolham sua maneira preferida de consumir. Podem maratonar os capítulos no Globoplay ou assistir no ritmo da programação linear”, explicou Tatiana.
Essa estratégia de exibição busca atender às novas preferências dos espectadores, que alternam entre o consumo tradicional e o on demand. A Globo aposta na força das novelas como fator de engajamento e fidelização do público.
Interatividade e acervo internacional ampliam alcance
A nova fase do canal promete abrir espaço para a interação com os fãs. A primeira ação será a Batalha Temática, que permitirá ao público escolher, por meio de votação no gshow, qual novela deseja rever na programação. A estreia da iniciativa terá uma disputa entre duas personagens clássicas de Manoel Carlos: a Helena de Por Amor (Regina Duarte) e a Helena de Laços de Família (Vera Fischer). A novela vencedora será exibida a partir de julho.
“Quisemos atender a um pedido antigo do público, que sempre nos sugeriu títulos a serem reprisados. Vamos compartilhar com os fãs essa decisão”, destacou Tatiana.
Além das produções brasileiras, o canal terá espaço para novelas internacionais. Estão confirmadas Além do Tempo (2015), que será reprisada pela primeira vez; o drama turco Hercai; e O Amor Invencível, folhetim mexicano baseado na novela portuguesa Mar Salgado.
Mais Lidas
Coluna Ohh!
De polêmico a ungido? Cantor baiano cogita carreira na música gospel
Últimas Notícias

Terceira fase da Operação Bastilha combate comunicação ilegal de PMs presos na Bahia
Ação integra um esforço concentrado para reforçar o controle sobre os presos militares

Baiana Pâmela Lucciola assume o ‘Melhor da Tarde’ após saída de Catia Fonseca
Nova apresentadora do vespertino da Band já havia substituído Catia nas férias e tem passagem pela TVE Bahia

Advogado criminalista Daniel Keller é encontrado morto em hotel de Salvador
Caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios

José Eduardo deixa a Record após 17 anos; saiba quem deverá assumir em seu lugar
Desde 2014 à frente do Balanço Geral Bahia, Zé Eduardo decidiu rescindir seu contrato por iniciativa própria

36% dos brasileiros acham que Janja atrapalha o governo Lula, aponta Datafolha
Outros 40% acreditam que Janja nem atrapalha nem ajuda o mandato do petista

PF prende Gilson Machado por suspeita de ajudar Mauro Cid a obter passaporte português
Ele se tornou o quarto integrante do primeiro escalão do governo Bolsonaro a ser preso

Pesquisa Datafolha aponta que Lula é pior avaliado que Bolsonaro em segurança e inflação
Por outro lado, o governo Lula tem desempenho mais positivo na visão da população quando o assunto é geração de empregos

Governo amplia prazo de inscrição para mil vagas na Polícia Federal com salários de até R$ 26,8 mil
Candidatos têm até 17 de junho para se inscrever; concurso oferece cargos de nível superior e reserva vagas para cotas e PCDs

Governo muda regras de FIIs, Fiagros e IOF e prevê arrecadação extra de R$ 10,5 bilhões em 2025
Medidas visam ampliar arrecadação, corrigir distorções e incentivar investimentos com mudanças no IR e IOF

Promotor Almiro de Sena perde cargo após condenação por assédio
Perda do cargo só pôde ser aplicada após o esgotamento de todos os trâmites judiciais e administrativos