Pular para o conteúdo
Início » WhatsApp inicia testes para permitir a troca do número de telefone por nome de usuário

WhatsApp inicia testes para permitir a troca do número de telefone por nome de usuário

WhatsApp vai permitir troca de número por usuários
A meta do aplicativo é proteger as contas e criar uma privacidade maior aos usuários

O WhatsApp está promovendo testes em um novo recurso para Android, com a função de permitir que as contas associem um nome de usuário a um número de telefone. Desse modo, uma pessoa pode informar apenas o seu nome no aplicativo, o que facilita o compartilhamento do contato.

Em síntese, o app pretende implantar o que já acontece no Telegram, com o intuito de acrescentar uma camada de privacidade às contas de seus usuários. A partir da atualização, não terá a necessidade de passar o seu telefone para pessoas desconhecidas, com a ideia de proteger o contato.

Testes

De acordo com o site WABetaInfo, que é um portal famoso por fornecer informações que estão sendo testadas pelo WhatsApp, os perfis que já iniciaram uma conversa ainda poderão ver o seu número dentro do mensageiro.

Contudo, terá a possibilidade de filtrar essa informação em novas conversas. Assim, apenas a visualização do nome de usuário estará disponível. Outra ferramenta que está em estágio de teste é o PIN para criar uma conversa com determinado usuário a partir de seu nome.

Em resumo, a ideia funciona da seguinte forma: ao escolher o nome de usuário, você terá a oportunidade de associar a ele uma senha de quatro dígitos. Portanto, para que alguém possa enviar uma mensagem ao seu usuário, ele terá que digitar o PIN.

Importante destacar que a senha não poderá ser igual ao código utilizado na verificação de duas etapas, em mais uma oportunidade para proteger a conta do usuário. Além disso, o pedido do PIN não terá aplicação em pessoas com quem já se tem uma conversa no app, pelo fato desses usuários já terem acesso ao seu contato.

Proteção do usuário

Atualmente, o WhatsApp pretende colocar em prática diversos mecanismos com o objetivo de proteger o seu usuário. Exemplo disso é a possibilidade, ainda em teste, de bloquear mensagens de remetentes desconhecidos. Essa acessibilidade impede o usuário de receber mensagens sob envio de um número desconhecido. A meta é evitar o envio de spam pelo aplicativo.

Leia também:

Impactos da Inteligência Artificial já são realidade para 56% dos brasileiros, aponta pesquisa

Foto: Bruna Arimathea/Estadão