Pular para o conteúdo
Início » UFRB afasta estudante envolvido em caso de racismo contra professora

UFRB afasta estudante envolvido em caso de racismo contra professora

Medida foi adotada para, entre outros, preservar o andamento dos processos

A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) decidiu afastar o estudante estudante do curso de Ciências Sociais, Danilo Araújo de Góis, acusado de ofensa racista contra a professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis na última segunda-feira (9).

Em nota divulgada na quinta (12), a instituição informou que tomou a medida para assegurar a tranquilidade da comunidade acadêmica e preservar o andamento dos processos, mas sem prejuízo para as suas atividades acadêmicas.

“Desde que tomou conhecimento do fato ocorrido na noite do dia 9 de dezembro, em sala de aula, no CAHL, em Cachoeira, e amplamente divulgado nas redes sociais e na mídia, a UFRB se posicionou contra os atos ofensivos relatados pelos presentes”, explica a informe.

No âmbito institucional, foi instaurado o inquérito administrativo (Portaria nº 1.357/2019) para apurar todas as denúncias. O inquérito tramitará de acordo com as normas previstas no Regimento Interno da UFRB, podendo levar às seguintes penalidades: advertência verbal, repreensão escrita, suspensão de 30 dias, suspensão de 90 dias e desligamento da Universidade. 

O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos é de até 60 dias, assegurando-se ao estudante o amplo direito de defesa.

“A UFRB se orienta pelos princípios do Estado Democrático de Direito e rejeita todo tipo de prática que incite o linchamento virtual, a justiça pelas próprias mãos e/ou o uso da violência. Assim, espera pela célere resolução do caso pelas vias institucionais e jurídicas cabíveis”, finaliza o documento.