Terceiro setor na Bahia ganha força: OAB oferece curso gratuito e suporte essencial para ONGs
Karine Rocha destacou papel da entidade no apoio a organizações sociais com dificuldades para captar recursos ou acessar políticas públicas
Divulgação
A atuação do terceiro setor precisa ir além da boa vontade: requer estrutura, governança e capacitação. A avaliação é da advogada Karine Rocha, presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB-BA, que destacou o papel da entidade no apoio a organizações sociais que enfrentam dificuldades para captar recursos ou acessar políticas públicas.
Em entrevista ao programa De Olho na Bahia, comandado pelos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!, da Rádio Mix Salvador (104.3 FM), Karine enfatizou, na manhã desta sexta-feira (23), que a OAB-BA tem atuado diretamente na formação dessas instituições, muitas vezes responsáveis por suprir ausências do poder público em áreas como saúde, assistência social e educação.
Terceiro setor: motor do impacto social e econômico na Bahia
Segundo Karine Rocha, a comissão tem papel fundamental no apoio às instituições.
“O terceiro setor tem sua autonomia na captação de recursos, na governança e, principalmente, no desenvolvimento econômico sustentável do país”, afirmou.
A presidente da comissão ressaltou ainda que a OAB vai além do seu papel como conselho profissional, assumindo uma missão constitucional de defesa do Estado Democrático de Direito e da efetivação da justiça social. Nesse contexto, a Comissão do Terceiro Setor trabalha para dar visibilidade às ações sociais e apoiar juridicamente associações, fundações e organizações religiosas que atuam em diversas áreas, como educação, saúde, assistência social e meio ambiente.
O que é terceiro setor?
Karine explica que o setor é formado por instituições sem fins lucrativos que atuam com interesse público. Já o primeiro setor é o governo, enquanto o “segundo setor são as empresas privadas e o terceiro setor são instituições sem finalidade lucrativa, que exercem um papel de interesse social”.
De acordo com a presidente da comissão, o terceiro setor é composto por três tipos principais de pessoas jurídicas: associações, fundações e organizações religiosas, sendo muito mais associações do que fundações.
ONGs na Bahia: realidade e desafios
A atuação das Organizações Não-governamentais (ONGs) na Bahia é intensa, mas muitas dessas instituições enfrentam dificuldades estruturais, especialmente na gestão e na regularização jurídica. A advogada destacou que há um mapeamento completo dessas entidades que reúne dados de aproximadamente 870 mil organizações do terceiro setor em todo o Brasil.
Um dos grandes focos da OAB Bahia no trabalho com o terceiro setor é a capacitação. Karine Rocha enfatiza que o principal papel da comissão é preparar essas organizações para “atuarem de forma profissional”.
“Fazer o bem não adianta só querer. Você precisa de gestão. Hoje o terceiro setor está cada vez mais se profissionalizando”, pontuou.
Ela citou como exemplo a parceria com o Sesc, por meio do programa Mesa Brasil, que fornece doações de alimentos para instituições sociais. Muitas dessas entidades, apesar de necessitarem do apoio, não conseguiam participar dos chamamentos públicos por falta de conhecimento técnico.
A OAB, então, realizou um curso gratuito de quatro dias com 4 horas de aula diárias, capacitando dezenas de organizações da sociedade civil. “Você tem a verba, a doação, mas não está preparado formalmente para receber”, pontua Karine Rocha.
Apoio gratuito e descentralizado
Karine fez questão de destacar que o trabalho da comissão é gratuito e conta com o suporte da Escola Superior de Advocacia (ESA), que oferece estrutura para transmissões online, “permitindo alcançar municípios de toda a Bahia”. “Foi de uma importância sensacional. Tivemos um retorno maravilhoso”, disse.
A atuação da Comissão do Terceiro Setor da OAB Bahia também, segundo ela, “se destaca pela participação feminina”. “Tenho uma diretoria composta por quatro mulheres e, agora, mais uma, que será nossa tesoureira. Todos os membros são profissionais altamente capacitados e atuantes no terceiro setor”, afirmou Karine.
Visibilidade e valorização das instituições sociais
Ao longo da entrevista, Karine Rocha reforçou a importância do reconhecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) como pilares essenciais da sociedade. Em muitos casos, essas instituições suprem a ausência do Estado em ações de cuidado e acolhimento à população mais vulnerável.
“Muitas instituições fazem o papel do poder público, acolhem idosos abandonados, oferecem alimentação, cuidado e dignidade. E isso precisa ser valorizado”.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas