Pular para o conteúdo
Início » Salvador sediará o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia

Salvador sediará o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia

1º Festival do Queijo
Mais de 60 produtores baianos participarão do evento

Salvador sediará, de 19 a 21 de setembro, o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia. O evento reunirá, no Mercado do Rio Vermelho, mais de 60 produtores de queijo de todo o estado. Os expositores apresentarão toda a diversidade e qualidade da produção de queijos no estado, que já tem grande reconhecimento internacional, com produtos premiados em concursos nacionais e internacionais.  

A programação irá incluir palestras e oficinas que mostrarão ao público todo o processo de produção dos queijos, além de oferecer dicas culinárias e receitas que podem ser feitas com os produtos. Vale destacar que a Bahia tem uma tradição de cerca de 500 anos na produção de queijos e o festival promete levar os visitantes a se conectarem com esse legado histórico, além de poderem experimentar todos os sabores dos queijos baianos.    

Desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretária do Desenvolvimento Econômico (SDE), o evento tem o apoio da Secretaria do Turismo (Setur), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  

“O Festival é uma excelente oportunidade para aproximar o público da Região Metropolitana da qualidade dos queijos artesanais baianos, mostrando o potencial que o estado tem nesse setor. Queremos fortalecer as parcerias e promover um grande intercâmbio entre os produtores de diversas regiões da Bahia, levando essa riqueza cultural e gastronômica ainda mais longe”, explicou o presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.  

Um dos grandes nomes da produção de queijo artesanal e presidente da Associação de Queijo Baiano, João Campos, confirmou presença no evento. Ele fez história no setor, sendo responsável por ganhar a primeira medalha para um queijo baiano no Mundial do Queijo de Tours, na França, em 2023, com seu queijo chamado “Coração de Massapê”.

Leia também:

Paulo Markun fala sobre a transformação da sociedade com o avanço da Inteligência Artificial

 Não há barreiras entre religiões, diz coordenador de Igreja dos Mórmons

Divulgação Ascom/CAR