Salvador enfrenta calor e chuvas isoladas no último fim de semana do inverno; veja previsão do tempo
Primavera começa na segunda-feira com calor intenso e alerta para regiões do Oeste e Extremo-Oeste
Jefté Rodrigues/TV Bahia
O último fim de semana do inverno na capital baiana será de temperaturas mais quentes, mas com previsão de chuvas, que devem se estender ao longo da semana. A primavera, que começa na próxima segunda-feira (22), traz também o fenômeno meteorológico conhecido como La Niña, que começa a influenciar o regime de chuvas no Estado. Enquanto isso, uma onda de calor provocou alertas amarelos para moradores da região Oeste e Extremo-Oeste baiano.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo, o sábado (20) terá céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas durante a tarde, tornando-se mais intensas à noite. O acumulado previsto é de 6 milímetros, com temperaturas variando entre 22ºC e 30ºC, e possibilidade de arco-íris ao longo do dia.
No domingo (21), o céu ficará encoberto, especialmente pela manhã, com o sol aparecendo apenas à tarde. As chuvas passageiras podem acumular entre 4 e 12 milímetros, dependendo da região da capital baiana e da região metropolitana. As temperaturas devem variar entre 23ºC e 27ºC.
Já na segunda-feira (22), início da primavera (estação das flores), a previsão é de chuvas fracas e calor intenso, com temperaturas entre 24ºC e 28ºC. As chuvas devem ocorrer de forma isolada e com menor intensidade, não ultrapassando 5 milímetros. Segundo meteorologistas, a onda de calor pode fazer com que os termômetros registrem até 5ºC a mais durante o fim de semana.
Alertas na Bahia
As ondas de calor, que já atingem o Oeste e Extremo-Oeste da Bahia, levaram o Inmet a emitir alertas amarelos para as altas temperaturas. Durante o fim de semana, os termômetros podem registrar até 38ºC durante o dia, caindo para 18ºC à noite. O instituto reforça que, diante do calor intenso, é fundamental manter a hidratação e evitar longos períodos expostos ao sol.
Influência do La Niña no clima da primavera
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), agência americana de monitoramento climático, aponta que o fenômeno La Niña pode impactar o regime de chuvas durante a primavera no Hemisfério Sul, ao intensificar a umidade proveniente da Amazônia e favorecer a formação de sistemas meteorológicos. Segundo a meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, em anos com La Niña, há redução das chuvas na Região Sul, tanto em volume quanto em frequência, podendo ocorrer períodos prolongados sem precipitação.
Contudo, os efeitos do fenômeno não se limitam ao Sul brasileiro.
“As frentes frias passam mais rapidamente pela parte leste da Região Sul e levam mais chuvas para o Sudeste, podendo atingir até o litoral nordestino. É preciso considerar também a temperatura do Oceano Atlântico, que pode atenuar ou intensificar esses impactos”, esclareceu.
Diferença entre La Niña e El Niño
Tanto La Niña quanto El Niño se formam no Oceano Pacífico Equatorial e exercem forte influência sobre o clima mundial. Enquanto o El Niño representa o aquecimento anômalo das águas do Pacífico Equatorial, a La Niña se caracteriza pelo resfriamento anômalo dessas águas, tornando o monitoramento contínuo fundamental para previsões climáticas precisas.
Primavera, estação das flores
A primavera de 2025, conhecida como a estação das flores, terá início oficialmente, nesta segunda-feira, às 15h19 (horário de Brasília), provocando um aumento das temperaturas, visto que é o período de transição para o verão, que começa em dezembro. É conhecida como estação das flores devido ao aumento da temperatura e da umidade do ar, que favorecem o crescimento e o florescimento de inúmeras espécies vegetais.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva