SAC e polícia civil implementam parceria para melhorar atendimento nas delegacias

Órgão passa a funcionar na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo, inaugurada pelo governador em alusão à data celebrada nesta terça


Vixe d-flex me-2
Daniel Freitas 21/01/2025 12:07 Cidades
SAC e polícia civil implementam parceria para melhorar atendimento nas delegacias - Equipe M!

O superintendente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Flávio Machado, explicou, na manhã desta terça-feira (21), em entrevista para o Portal M, como a nova parceria entre a polícia civil e o programa “Aqui Tem SAC” promete melhorar o atendimento nas delegacias. A proposta, que já foi implantada com sucesso nas unidades da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) e na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), oferece um atendimento mais humanizado e eficaz.

Agora, o SAC também passará a funcionar na Delegacia Especializada de Combate ao Racismo, inaugurada nesta manhã pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em alusão à data celebrada nesta terça-feira.

Acolhimento e arquitetura do atendimento

De acordo com Flávio Machado, o primeiro pilar dessa parceria diz respeito ao acolhimento, fundamental para qualquer serviço público. Segundo o superintendente, um dos principais focos é garantir que o atendimento seja discreto e seguro, principalmente em casos sensíveis, como vítimas de violência doméstica. 

“Buscamos a melhor forma de recebê-lo, para que seja atendido de maneira confortável e discreta. Pensamos, por exemplo, em como uma mulher vítima de violência pode ser atendida sem que seu agressor a veja, garantindo sua segurança e privacidade”, comentou Machado.

“Hoje, todos podem reconhecer muito bem esses pilares, como a parte da arquitetura, que envolve o acolhimento, ou seja, como o cidadão chega e é recebido pelos nossos atendentes. Todo esse preparo e cuidado têm que ser aplicados para que o atendente receba o cidadão da melhor maneira possível”, completou ao Portal M!.

Tecnologia e organizações de fluxos

Segundo Flávio, a tecnologia desempenha um papel crucial na parceria “Aqui Tem SAC”. Em vez de filas desorganizadas e longas esperas, o sistema de senhas foi implementado, permitindo que o atendimento seja mais ágil e que os cidadãos não se sintam desassistidos. 

“Há também a parte de tecnologia, com o sistema que emite senhas para organizar a fila de atendimento, além do treinamento necessário”, disse o superintendente.

Capacitação de atendentes

Conforme o superintendente, os atendentes do SAC, especializados e com anos de experiência, são parte fundamental dessa transformação. 

“Os atendentes que estarão aqui para receber o cidadão são da equipe do SAC, ou seja, são profissionais qualificados e com bastante experiência em atender o público de forma cuidadosa e eficaz, para garantir que o cidadão se sinta ouvido e bem acolhido”, disse ao Portal M!.

Machado destacou que os profissionais têm o papel de ouvir com empatia, garantir que todas as informações sejam coletadas com precisão e encaminhar os casos de maneira eficaz, respeitando a dignidade do cidadão.

“Eles também realizarão o atendimento relacionado a registros de ocorrências e encaminhamentos necessários. O objetivo é proporcionar ao cidadão um atendimento mais confortável, eficiente e acolhedor”, disse Flávio.

Otimização do trabalho da polícia civil

Flavio Machado afirmou que um dos aspectos mais inovadores dessa parceria é a liberação de investigadores, que tradicionalmente eram responsáveis pelo primeiro atendimento nas delegacias. Com a implementação do aqui tem SAC, os atendentes especializados assumem essa função. 

“Por outro lado, ao não ser mais um investigador a atender o cidadão, o profissional poderá ser liberado para ir à rua e desempenhar outras funções da polícia, que muitas vezes ficam comprometidas devido à sobrecarga interna. Assim, todos saem ganhando: o cidadão, que tem um atendimento melhor, e a Polícia, que pode cumprir suas outras funções de maneira mais eficiente”, completou Flávio.

Impactos e benefícios para cidadão e para polícia

De acordo com Flávio Machado, a parceria traz benefícios tanto para o cidadão quanto para a Polícia Civil. Para o cidadão, o principal impacto será a melhoria na qualidade do atendimento, com uma recepção mais humana, ágil e confortável. Já para a Polícia Civil, a otimização dos recursos e o aumento da eficiência no atendimento ao público permite que os investigadores possam se concentrar em suas atividades principais.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Casos de intolerância religiosa aumentam 66,8% em 2024, aponta Ministério dos Direitos Humanos -
Cidades 21/01/2025 às 21:00

Casos de intolerância religiosa aumentam 66,8% em 2024, aponta Ministério dos Direitos Humanos

Ao todo, foram registradas 2.472 denúncias de intolerância religiosa no ano passado


Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no Uruguai -
Cidades 21/01/2025 às 20:30

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no Uruguai

Ao todo, 784 residências já reformadas na localidade. Programa oferece serviços como troca de telhados, pintura, reboco, substituição de portas e janelas


Primeiro paredão do BBB 25 será decidido nesta terça-feira -
BBB 25 21/01/2025 às 20:00

Primeiro paredão do BBB 25 será decidido nesta terça-feira

Edilberto e Raissa, Arleane e Marcelo, e Diogo e Vilma disputam a permanência no reality


Falha de energia na Linha 1 do metrô gera superlotação em estações de Salvador -
Cidades 21/01/2025 às 19:30

Falha de energia na Linha 1 do metrô gera superlotação em estações de Salvador

Em nota ao Portal M!, a CCR Metrô Bahia informou que já atuou para a correção de uma falha no sistema de energia entre as estações Águas Claras e Campinas


Jerônimo diz que vai cobrar ex-gestores que deixaram pendências em prefeituras baianas: ‘Não aceito de forma nenhuma’ -
Política 21/01/2025 às 19:00

Jerônimo diz que vai cobrar ex-gestores que deixaram pendências em prefeituras baianas: ‘Não aceito de forma nenhuma’

Governador sancionou a lei que cria a Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa


Rafa Lemos destaca empoderamento feminino por trás de ‘Energia de Gostosa’ e diz que hit de Ivete teve ‘intenção’ de ‘abraçar a causa’ -
Carnaval 21/01/2025 às 18:31

Rafa Lemos destaca empoderamento feminino por trás de ‘Energia de Gostosa’ e diz que hit de Ivete teve ‘intenção’ de ‘abraçar a causa’

A canção, que é a aposta de Ivete Sangalo para o verão, mistura o pagodão baiano com uma letra voltada ao empoderamento das mulheres


Convenção Nacional de Outdoor reunirá líderes do mercado para discutir inovação e tendências -
Cidades 21/01/2025 às 17:58

Convenção Nacional de Outdoor reunirá líderes do mercado para discutir inovação e tendências

Evento acontecerá entre 19 e 21 de março, e tem inscrições abertas para associados e não-associados


Jerônimo revela diálogo com a Prefeitura de Salvador por projetos integrados ao VLT: ‘Empenhados em garantir um desfecho positivo’ -
Política 21/01/2025 às 17:25

Jerônimo revela diálogo com a Prefeitura de Salvador por projetos integrados ao VLT: ‘Empenhados em garantir um desfecho positivo’

Estado busca conciliar propostas voltadas para cultura e valorização das marisqueiras


Bolsonaro critica Marcos Pontes por candidatura no Senado e faz alertas para ex-aliados -
Política 21/01/2025 às 17:01

Bolsonaro critica Marcos Pontes por candidatura no Senado e faz alertas para ex-aliados

Ex-presidente aponta falta de representatividade e força política na disputa


Débora anuncia calendário para regularizar salários em atraso em Lauro de Freitas -
Política 21/01/2025 às 16:31

Débora anuncia calendário para regularizar salários em atraso em Lauro de Freitas

Conforme a prefeita, o objetivo é quitar todos os salários atrasados até sexta-feira (24)