Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028
Equipe M!
Empossado como novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na última quinta-feira (5), o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano afirmou, nesta terça-feira (10), que a gestão terá como pilares a continuidade administrativa, a modernização do Judiciário, o uso responsável da tecnologia e o fortalecimento da relação com a sociedade.
Em entrevista ao Portal M!, Rotondano enfatizou que o tribunal já reúne avanços estruturais importantes, herdados da gestão da desembargadora Cynthia Resende, e ressaltou que o foco inicial será dar prosseguimento às ações em andamento, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios históricos do Judiciário baiano.
Continuidade administrativa e desafios estruturais
Ao comentar os gargalos do sistema judiciário, o presidente destacou que assume uma instituição organizada, mas com demandas que exigem atenção imediata. “Eu encontro um tribunal pavimentado, isso é fato, e eu pretendo dar continuidade”, afirmou.
Entre os principais desafios citados estão a realização de um concurso para juízes, a recomposição de quadros, questões orçamentárias e a reestruturação administrativa de setores do tribunal. Segundo ele, medidas já começaram a ser adotadas, como o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para reorganização de órgãos internos.
Rotondano também mencionou a nomeação de um segundo assessor para magistrados que necessitam de apoio adicional, além de ações voltadas à melhoria da estrutura de funcionamento das unidades judiciais.
Mutirões, semanas temáticas e redução de acervo processual
Para enfrentar o volume de processos e ampliar a eficiência no julgamento das ações, o presidente afirmou que a gestão pretende adotar estratégias concentradas. Entre elas estão a realização de mutirões judiciais e a criação de semanas temáticas, voltadas a processos que possam ser decididos de forma mais célere.
“São vários desafios que nós temos e que nós já estamos cuidando. Nós temos em mente a realização de mutirões, nós temos que fazer semanas temáticas de processos que possam ser decididos naquele momento”, indicou.
Uso da inteligência artificial no Judiciário
Questionado sobre o papel da tecnologia na gestão, Rotondano destacou que o uso da inteligência artificial será tratado como ferramenta de apoio, sem substituição da atuação humana. O presidente ressaltou que a decisão final seguirá sendo atribuição exclusiva dos magistrados e alertou para o uso inadequado da tecnologia.
“Nós e a população toda tem que ter em mente, que a inteligência artificial é comandada pelo juiz. O juiz vai existir no processo. É o juiz quem vai decidir, não é a inteligência artificial, não vai fazer milagre. Porque nós já temos casos, inclusive, de juízes que foram afastados de suas funções porque não comandou a inteligência artificial devidamente, como ela deve ser comandada”.
Segundo ele, a tecnologia poderá auxiliar na sugestão de minutas ou análises, desde que sob comando e validação do juiz. “Nós queremos uma inteligência artificial com responsabilidade, que possa auxiliar, mas com limitações”, completou.
Aproximação do Judiciário com a população
Outro eixo central da gestão, segundo Rotondano, é a ampliação do diálogo com a sociedade. Ele afirmou que o Judiciário baiano já vem avançando nesse aspecto, mas que pretende intensificar essa presença institucional.
Uma das ações citadas foi a participação do TJ-BA no Carnaval de Salvador, com a instalação de um espaço institucional no circuito da festa. “O Poder Judiciário Baiano quer estar próximo das pessoas, ele quer saber que existe”, afirmou.
O presidente explicou que a presença neste ano foi limitada por questões de tempo e pelo período de férias da magistratura, mas que a proposta é ampliar o projeto nos próximos anos, com maior envolvimento de juízes e oferta de serviços.
“Hoje, nós já temos uma diferença muito grande de um poder judiciário de 10 anos atrás e o de hoje, com juízes modernos comprometidos, pessoas que pensam no próximo e que já cooptaram a ideia de que cuidar de gente é importante”, concluiu.
Franciano Gomes
Comunicador e autor de projetos culturais e audiovisuais, com atuação em jornalismo, pesquisa documental e desenvolvimento de narrativas voltadas à valorização da cultura brasileira.
Mais Lidas
Nizan Guanaes lança plataforma de IA voltada ao mercado publicitário; entenda
Cidades
Governo da Bahia inaugura colégio de tempo integral e abre ano letivo de 2026
Últimas Notícias
Pulseiras para Arquibancada Social do Carnaval de Salvador se esgotam em menos de 24 horas
Procura intensa antecipou encerramento das inscrições no espaço que fica no circuito Osmar, no Campo Grande
Bloco Camaleão resgata fantasia de 1986 e conecta gerações no Carnaval 2026
Design clássico reaparece com leitura contemporânea e reforça identidade de uma das agremiações mais tradicionais da folia baiana
Prefeitura de Salvador inaugura contenção de encosta em Plataforma e alcança quatro entregas em sete dias
Intervenção na Rua dos Tecelões recebeu investimento de R$ 595 mil
Lula é desaprovado por 52,5% e perde para Flávio Bolsonaro em cenários de 1º e 2º turno, aponta pesquisa Futura/Apex
31,3% dos entrevistados classificaram o governo Lula como ótimo ou bom. Outros 20,2% consideraram a gestão regular
Portos da Bahia recebem mais de 17 mil passageiros durante período do Carnaval
Desembarques em Salvador e Ilhéus reforçam papel estratégico do turismo marítimo na movimentação de visitantes durante a folia momesca
IPCA de janeiro fica em 0,33% com alta da gasolina e queda da energia elétrica
De acordo com IBGE, inflação oficial se mantém estável em relação a dezembro e acumula 4,44% em 12 meses
Bahia encaminha três negociações no mercado e define saídas de Rezende, Kayky e Matheus Bahia
Tricolor acerta venda para futebol chinês, negocia empréstimo com Internacional e encaminha transferência definitiva de lateral-esquerdo
‘Não decepcionarei’, diz Caiado sobre possível candidatura presidencial pelo PSD
Governador de Goiás sinaliza disposição para 2027 e explica saída do União Brasil após federação com Progressistas
Detran-BA inicia vistoria de trios elétricos e seminário para condutores do Carnaval de Salvador
Inspeções acontecem no Parque de Exposições e são obrigatórias para que veículos estejam aptos a circular durante a folia
Ferry-boat amplia oferta de horários e cria vagas extras para atender demanda no Carnaval de Salvador
Operação especial prevê travessias contínuas, reforço na frota e disponibilidade adicional de Hora Marcada entre capital e Ilha de Itaparica