Reunião entre prefeito e secretários discute medidas emergenciais para enfrentar chuvas em Salvador
Contenção de encosta será construída entre Pernambués e Saramandaia
Thiago Souza
Acompanhado de secretários e gestores municipais, o prefeito Bruno Reis se reuniu nesta quinta-feira (28) com o Sistema de Proteção e Defesa Civil de Salvador para discutir ações emergenciais e novas medidas preventivas contra os efeitos das chuvas na cidade.
Entre as principais intervenções, destacam-se a construção de uma contenção de encosta na Rua Amargosa, entre Pernambués e Saramandaia, e mais duas outras na região. Além disso, será iniciada a segunda etapa das obras de drenagem no bairro, que já demonstraram eficácia ao impedir alagamentos na Rua Santo Antônio de Pádua.
Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância do apoio às famílias afetadas pelas chuvas. “O mais importante neste momento é o apoio às famílias, àquelas que estão nas nossas unidades de acolhimento, que agora vão para o aluguel social. As que sofreram com alagamentos vão receber auxílio emergencial para readquirir todos os seus pertences”, afirmou Bruno Reis.
O auxílio emergencial criado pela Prefeitura pode chegar a até três salários mínimos. O prefeito também apresentou um balanço das ocorrências causadas pelos temporais que atingiram Salvador desde o último final de semana. Em San Martin, o acumulado de chuvas alcançou 464,6 mm, mais de quatro vezes o previsto para o mês, que era de 108,2 mm.
A Defesa Civil (Codesal) recebeu mais de 600 solicitações de urgência e emergência pelo número 199 nos últimos cinco dias. O volume de chuvas registrado em novembro foi o maior dos últimos 61 anos, conforme dados da Prefeitura.
Bruno Reis destacou os esforços contínuos para melhorar a infraestrutura e aumentar a segurança da cidade. “Sabemos que há problemas, temos diversos projetos para serem elaborados nesse momento, diversas obras em execução e vamos seguir investindo mais recursos para que nossa cidade seja cada vez mais segura”, afirmou.
Ele frisou ainda que nos últimos dez anos, a Prefeitura tem investido em proteção de encostas em 541 áreas de risco e na construção de mais de 3 mil escadarias drenantes, além da urbanização de canais em várias regiões da cidade.
O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, também explicou as ações do órgão em resposta à situação. Segundo ele, protocolos de investidas de campo foram definidos, com equipes designadas para vistorias de situações emergenciais e de risco ordinário.
Além disso, grupos especializados realizarão inspeções geotécnicas nos 14 pontos da cidade com Sistema de Alerta e Alarme, além de Saramandaia, que sofreu grande impacto das chuvas na quarta-feira (27).
A Codesal, responsável pelas vistorias e atendimentos emergenciais, conta com equipes multidisciplinares compostas por engenheiros, agrônomos, geólogos, meteorologistas, arquitetos, urbanistas, e outros profissionais.
“Desconheço qualquer outra estrutura de Defesa Civil, em qualquer local do Brasil, que tenha uma equipe multidisciplinar com tantas áreas de atuação para construir os resultados que a gente precisa”, afirmou Sosthenes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Últimas Notícias
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional
Polícia Civil lança site para rastrear aparelhos furtados no Carnaval da Bahia; entenda como funciona
Ferramenta integra banco de dados acessado pelas forças policiais em todo o estado
Festa de Iemanjá termina sem crimes graves e registra queda de quase 37% nos furtos em Salvador
Mais de 1.100 agentes atuaram no policiamento, com apreensão de objetos proibidos e uso de tecnologia de reconhecimento facial
Furdunço 2026 reúne grandes nomes da música baiana e movimenta pré-Carnaval de Salvador; confira atrações
Evento ocorre neste sábado (7), reunindo milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós, entre o Morro do Gato e o Farol da Barra
Câmara aprova criação de cargos em ministérios com impacto de até R$ 5,3 bilhões em 2026
Matéria reúne diferentes propostas de iniciativa do Poder Executivo e foi aprovada em votação simbólica, sem o registro individual do posicionamento dos parlamentares
Senado aprova MP do Gás do Povo com impacto de R$ 5,1 bilhões no Orçamento; texto segue para sanção de Lula
Programa amplia alcance do vale-gás e prevê novas regras para revendas
Aleluia aponta ‘omissão’ do PT na segurança pública e diz que crime organizado impõe regras na Bahia
Ex-deputado cita atuação do crime organizado, mortes e aponta suposta falta de prioridade do governo estadual sobre o tema da segurança pública
Ação de Carnaval com Aline Patriarca agita o BBB 26 em dia de definição do paredão
Música, comida e brincadeiras marcam ação carnavalesca às vésperas da eliminação
Carballal diz que decisão sobre candidatura está nas mãos de Jerônimo e minimiza saída de Coronel da base
De acordo com o presidente da CBPM, o próprio governador já sinalizou que uma conversa sobre o cenário político ocorrerá em um 'momento adequado'
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Ao Portal M!, ex-ministro garante que 'tempo de negociar participação em chapa com o MDB passou'