Pular para o conteúdo
Início » Prefeitura de Salvador lidera ranking nacional de interações nas redes sociais, segundo estudo inédito no Brasil

Prefeitura de Salvador lidera ranking nacional de interações nas redes sociais, segundo estudo inédito no Brasil

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Estudo mostra o impacto e o engajamento das contas dos governos municipais

Um levantamento inédito no Brasil, realizado pelo Monitor Data para o DataFórum, a plataforma de dados da Revista Fórum, apontou a Prefeitura de Salvador como líder no ranking de interações (compartilhamentos, likes e comentários) na soma de perfis oficiais no X (antigo Twitter), TikTok, Instagram, Facebook e YouTube em comparação com outras cidades do país.

Nessas cinco plataformas, as redes da Prefeitura da capital baiana possuem 1,4 milhão de seguidores e tiveram, no mês de março, 747.308 mil interações. Na segunda colocação, as redes da prefeitura do Rio de Janeiro, que totalizam 2,4 milhões de seguidores, registraram, também no mês passado, um total de 492.706 interações. Em terceiro lugar aparece a gestão municipal de Curitiba (PR), que contabiliza 2,1 milhões de seguidores na soma de todas as redes e, também em março, registrou 465.288 interações.

Na prática, o estudo mostra o impacto e o engajamento das contas dos governos municipais. Embora nessas plataformas sociais estudadas as capitais carioca e paranaense acumulem mais seguidores, os perfis da Prefeitura de Salvador apresentaram melhor desempenho, o que mostra que as publicações surtiram efeito e se comunicaram de forma mais eficaz com os usuários das redes.

Destaque – No Instagram, a Prefeitura de Salvador (@prefsalvador) se destaca entre todas as cidades com perfis oficiais nesse ambiente virtual, liderando o ranking com 926 mil seguidores. As segunda e terceira posições ficam, respectivamente, com as gestões municipais de Curitiba (644 mil seguidores) e Recife (496 mil).

O levantamento também traçou, em março, o número de impressões, isto é, quantas vezes as postagens foram vistas na plataforma, seja em formato de foto ou vídeo. Salvador, Curitiba e Recife apresentaram os seguintes dados: 714,430 mil, 426,284 mil e 399,604 mil, respectivamente.

“A gente acredita que a comunicação de uma prefeitura tem que estar em contato com o cidadão. Por isso, buscamos, através de trends e memes, nos conectar com as pessoas, falando das coisas que são mais importantes, que são os serviços públicos. O objetivo também é tentar entender quais as demandas da população para, dessa forma, melhorarmos o trabalho da gestão”, explica PV Bispo, diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador.

Ele destaca que a aproximação entre o poder público municipal e os soteropolitanos tem crescido cada dia mais desde a pandemia. “Percebemos que os cidadãos passaram a entender que os perfis oficiais nas redes são canais de comunicação pelos quais eles conseguem ser ouvidos, encontrando respostas para os problemas do dia a dia”, avaliou.

Premiação – A Prefeitura de Salvador venceu no ano passado o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, que reconhece as melhores práticas em redes sociais de órgãos públicos do Brasil. A Comunicação Digital da capital baiana foi premiada na categoria Influencer, que considera ações realizadas em parceria com influenciadores digitais. Na edição do prêmio deste ano, a ser realizada no final deste mês, a capital baiana está indicada na categoria Meme.

Leia também:

Ministério da Justiça nomeia novo diretor da Penitenciária Federal de Mossoró

 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)