Pular para o conteúdo
Início » “O Mundo das Minhas Palavras” volta em cartaz no Teatro Módulo

“O Mundo das Minhas Palavras” volta em cartaz no Teatro Módulo

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Montagem é a vencedora do Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil

Com uma construção de vocabulários e significados nasce a montagem “O Mundo das Minhas Palavras”, que volta a cartaz no Teatro Módulo, dias 18 e 25 de fevereiro, após uma breve pausa devido à festa momesca soteropolitana.

Vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2018, na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, tem Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão no elenco. A montagem é uma produção do Núcleo Teatro Viável. 

“Hoje tem jogo da seleção brasileira”. “Se eu jogo a bola, quebra tudo”. A palavra “jogo” está sendo empregada em duas frases diferentes, na primeira é substantivo masculino, na segunda é verbo. A língua brasileira é cheia de surpresas e neste caso a regra é clara: homônimos homógrafos. Mesma grafia, porém com pronúncia levemente diferente. 

De forma lúdica e musical, o espetáculo infanto-juvenil apresenta uma dramaturgia que apresenta a constituição da linguagem como campo de interação das crianças com o mundo e com as outras pessoas. Ao falar em interação, as canções da obra, escritas pelo também dramaturgo e diretor Wanderley Meira, estão disponíveis nas plataformas de streaming.

De forma ágil e contemporânea, o espetáculo é uma conversa com o público sobre como os adultos, a educação formal, e a sociedade em geral vão disponibilizando as palavras para a construção da linguagem das crianças, e a maneira como as crianças vão capturando e guardando essas palavras ao mesmo tempo em que constroem sua personalidade e seu discurso pessoal, social e político.

Augusto Nascimento e Fernanda Beltrão se apresentam como atores adultos, estabelecem um bate-papo e, se alternam entre papéis de adultos, crianças, palavras e outros personagens do mundo infanto-juvenil, construindo uma reflexão sobre o assunto. 

“O universo do espetáculo é o espaço da subjetividade das crianças: colorido, não linear, mas, ao mesmo tempo fluido, e em constante construção – essa é a máxima que norteia a construção da encenação, do cenário, do figurino, da iluminação e dos efeitos que ambientam a cena, associada ao pensamento de viabilidade de execução que norteia o pensamento do Núcleo”, diz Wanderley.

O Núcleo Teatro Viável é formado por Augusto Nascimento, Fernanda Beltrão, Guilherme Hunder, Monica Nascimento e Wanderley Meira, e tem como foco de pesquisa e realização a produção de espetáculos autossustentáveis, cujas apresentações não dependam de estruturas de casas de espetáculo, de forma que se possam realizar em espaços alternativos, com alta economia de energia elétrica.

Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

 

 

Leia também:

Festival Nacional de Artesanato na Bahia encerra inscrições nesta sexta-feira 

Equipamentos culturais atraem cerca de 3 mil visitantes durante o Carnaval 

Usher levanta público no intervalo do Super Bowl com show repleto de convidados e sucessos 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)