Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Betto Jr./Secom PMS
A Prefeitura de Salvador inaugurou, na manhã terça-feira (3), a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro Histórico, no bairro Jardim Baiano. Localizada na Rua Arquimedes Gonçalves, a unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros: Centro, Centro Histórico, Dois de Julho, Tororó, Santo Antônio, Macaúbas, Gamboa, Saúde, Comércio, Nazaré, Barris e Barbalho.
A estrutura moderna e acessível inclui recepção, sala CadÚnico (Cadastro Único), cinco salas de atendimento, duas salas multiuso e espaços destinados à coordenação e apoio técnico. Os serviços oferecidos promovem cidadania e acesso a políticas públicas, como benefícios sociais, auxílio natalidade, aluguel social e auxílio emergencial.
Compromisso com assistência social
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis destacou o compromisso da gestão em ampliar o alcance das políticas sociais na cidade. “Ainda somos uma cidade muito pobre e desigual, mas, pouco a pouco, estamos enfrentando os desafios. Por isso, somos, entre as maiores cidades do Brasil, a que mais investe na área social”, afirmou.
“Este é um equipamento importantíssimo, é a porta de entrada para os nossos serviços. Graças ao trabalho e investimentos que nós realizamos nos últimos anos, nós temos um conjunto de serviços que vai desde o auxílio natalidade, chegando ao auxílio funeral, passando por todos os benefícios sociais, aluguel social, auxílio emergencial, dentre vários outros”, completou o prefeito.
Com a inauguração desta unidade, Salvador passa a contar com 28 centros do Cras, distribuídos por toda a cidade. Segundo a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a expansão continua, com mais cinco unidades-modelo em fase de licitação concluída e previsão de construção para 2025.
Desafios e propostas para dependentes químicos
Além do Cras, o prefeito abordou os desafios enfrentados no atendimento a dependentes químicos. Atualmente, Salvador contratou 11 instituições para disponibilizar 385 vagas de acolhimento, mas apenas três estão em funcionamento devido à baixa adesão voluntária dos usuários.
“No entanto, apenas três dessas unidades estão operando devido à baixa adesão dos usuários ao acolhimento voluntário. Temos as instituições e as vagas, mas as pessoas, pelo estágio de dependência, não aceitam o acolhimento. Hoje conseguimos convencer cerca de 100 pessoas a aceitarem”, explicou.
Bruno Reis defendeu o debate sobre acolhimento compulsório em casos críticos, sugerindo a necessidade de maior articulação com o Ministério Público e a Defensoria Pública para avançar em soluções que atendam às necessidades de saúde pública e segurança.
“Esse é um debate que o Brasil vai precisar enfrentar. Precisamos avançar em medidas como o acolhimento compulsório em casos críticos, com apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública”, defendeu ao Portal M!.
Mais Lidas
Nizan Guanaes lança plataforma de IA voltada ao mercado publicitário; entenda
Cidades
Governo da Bahia inaugura colégio de tempo integral e abre ano letivo de 2026
Últimas Notícias
Câmara aprova urgência para projeto que propõe quebra de patente do Mounjaro
Órgãos de controle discutem critérios para contratação de artistas no São João 2026
Reunião no TCE-BA analisou dados do Painel dos Festejos Juninos e propôs parâmetros para gastos com artistas
Conselho de Ética fixa prazo para relatório sobre deputados envolvidos em obstrução no plenário da Câmara
Relatório sobre deputados que participaram do motim de agosto do ano passado deve ser entregue até o dia 27
Léo Santana comanda Pipoco e arrasta multidão no pré-Carnaval de Salvador
Cantor arrasta milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós na noite desta terça-feira (10)
Oposição aciona Justiça para tentar barrar desfile que homenageia Lula no Carnaval do Rio
Parlamentares e o Partido Novo contestam repasses federais e alegam propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral
Justiça Militar abre prazo para Bolsonaro apresentar defesa em processo de expulsão do Exército
Ministério Público Militar pede expulsão do Exército após condenação do ex-presidente por tentativa de golpe
Aleluia volta a criticar gestão Jerônimo, aponta Bahia como ‘último reduto do PT’ e crava: ‘Vamos derrotá-lo’
Pré-candidato ao Governo da Bahia, José Carlos Aleluia avalia desgaste do PT e reforça críticas à gestão estadual
Comissão da Câmara cobra transparência sobre cuidados médicos de Bolsonaro na Papudinha
Deputados pedem informações ao Ministério da Justiça e à PGR sobre armazenamento e distribuição de medicamentos ao ex-presidente preso em Brasília
Carnaval deve movimentar R$ 12,4 bilhões na economia da Bahia em fevereiro, aponta Fecomércio
Projeção representa um crescimento real de 6% em relação ao mesmo período do ano passado
Jerônimo entrega escola de tempo integral e anuncia investimentos em saúde e infraestrutura em Nilo Peçanha
Investimentos ultrapassam R$ 17 milhões apenas na educação e incluem pavimentação, ônibus escolares, ambulâncias e ações no turismo
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028