Nova frente traz risco de alagamentos e deslizamentos em Salvador e Recôncavo
Volume de água já supera expectativa de todo mês e Defesa Civil registra ocorrências por risco de desabamento e deslizamento
Equipe M!
As fortes chuvas que vêm atingindo a Bahia, especialmente o litoral baiano, devem continuar nas próximas semanas, devido à chegada de uma nova frente fria à capital. Segundo alertas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a frente fria deve alcançar Salvador já nesta quarta-feira (14), provocando pancadas de chuva que se estenderão até o sábado (17). A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também já emitiu alertas para as fortes chuvas.
Previsão do tempo
Para Salvador, a previsão do tempo para esta terça-feira (13) é de chuvas isoladas a qualquer hora do dia. O céu ficará nublado e as temperaturas devem variar entre 23 °C e 28 °C. A previsão de chuvas isoladas e clima nublado se repete na quarta-feira (14).
Já da quinta-feira (15) até o sábado (17), a previsão é de chuvas mais intensas em toda a capital baiana. A expectativa é que, no mesmo período, as temperaturas variem de 23 °C a 30 °C, com ventos que podem chegar a 35 km/h.
Já nas regiões do Recôncavo, que têm sido afetadas por alagamentos desde o início do período chuvoso, as previsões indicam que a frente fria também atingirá cidades como Cachoeira e Santo Amaro, com pancadas de chuva isoladas e temperaturas variando entre 22 °C e 27 °C.
Para o domingo (18), a previsão é de tempo mais firme. O clima continuará nublado, mas as chances de chuva serão menores, restringindo-se a chuviscos, tanto na capital quanto no Recôncavo.
Alertas da Codesal e Inmet
A Defesa Civil de Salvador registrou, entre 0h e 9h desta terça-feira, cerca de 30 ocorrências em toda a capital. Entre elas, estão nove ameaças de desabamento e 13 ameaças de deslizamento. A maioria dos registros foi feita no Subúrbio Ferroviário e em bairros periféricos de Salvador, como Tancredo Neves, ambos com seis ocorrências cada.
No acumulado de chuvas, a Codesal apontou que, ao longo dos 13 primeiros dias de maio, já choveu 469,9 milímetros em Salvador. Somente nas últimas 96 horas, foram registrados 96 mm. A expectativa para todo o mês era de 302 mm.
Em toda a Bahia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que pelo menos 28 cidades estão sob alerta laranja devido aos efeitos das chuvas. Entre elas, estão municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), como Candeias, Camaçari e Simões Filho.
Ações de emergência
Além do alerta laranja, o Inmet também emitiu um alerta amarelo para Salvador e outras 95 cidades baianas. Enquanto, 19 municípios estão em situação de emergência, conforme a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec). Devido ao cenário, o órgão estadual realizou uma série de operações emergenciais para socorrer a população e reduzir os impactos causados pelo grande volume de água. A força-tarefa alcançou cidades como Nazaré, Camacan, Camamu, Simões Filho e Santo Amaro, com a entrega de insumos e apoio logístico às defesas civis locais.
De acordo com balanço oficial, a Sudec distribuiu 500 kits de higiene pessoal, 400 colchões, 400 cobertores, 100 lençóis, 300 cestas de alimentos e mais de 10 mil metros quadrados de lonas plásticas, utilizadas na proteção de encostas e moradias vulneráveis. O órgão estadual também reforçou a importância de medidas preventivas, especialmente em municípios com histórico de deslizamentos ou localizados próximos a rios e encostas.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas