Morar Melhor entrega mais 100 casas reformadas no Alto do Cabrito e chega a 400 lares beneficiados
Obras buscam garantir melhores condições de moradia, com foco em conforto, segurança e permanência das famílias em seus territórios
Betto Jr./PMS
A Prefeitura de Salvador entregou, na manhã da última quinta-feira (18), mais 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor no Alto do Cabrito. Com a conclusão da nova etapa, a localidade passa a somar 400 imóveis beneficiados pela iniciativa, que atua na melhoria das condições habitacionais em áreas de maior vulnerabilidade social da capital baiana.
Esta é a segunda vez que o programa contempla o bairro, com intervenções estruturais e sanitárias em residências que apresentavam problemas como infiltrações, telhados danificados e instalações elétricas precárias. As obras buscam garantir melhores condições de moradia, com foco em conforto, segurança e permanência das famílias em seus territórios.
Bruno Reis destaca alcance do programa com 4,5 mil casas reformadas em 2025
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), participou da entrega e ressaltou a dimensão alcançada pelo Morar Melhor ao longo de 2025, ano em que o programa completa 10 anos de criação. “Estamos aqui fazendo a entrega da 41ª poligonal do Morar Melhor neste ano. Isso significa que já entregamos pelo menos 4,5 mil casas reformadas de janeiro até agora. Visitamos 34 bairros, alguns deles contemplados duas ou até três vezes, sempre com o objetivo de mudar e transformar a vida das pessoas”, afirmou.

Crédito: Betto Jr./PMS
Na ocasião, o gestor municipal também enfatizou que o impacto da iniciativa vai além das melhorias físicas nos imóveis e se reflete diretamente no cotidiano dos moradores beneficiados. Ele também destacou o simbolismo da entrega ter sido realizada às vésperas do Natal.
“Sem sombra de dúvidas, o Natal dessas 100 famílias será muito mais feliz e abençoado aqui na comunidade. O Morar Melhor permitiu essa transformação, fazendo com que todas elas continuem vivendo no próprio bairro, preservando seus costumes, suas histórias e seus vínculos”, afirmou.
Moradora celebra transformação após décadas de dificuldades
Entre as casas reformadas está a da manicure Gleide Bacelar dos Santos, de 44 anos, moradora do Alto do Cabrito desde a infância. Mãe de duas filhas, Gleciane, de 28 anos, e Luciane, de 26, ela relatou que conviveu por décadas com goteiras e infiltrações intensas, especialmente durante os períodos de chuva.
“Quando chovia, eu tinha que espalhar pela casa baldes e plásticos para impedir danos aos móveis. A telha era toda rachada, a água escorria pelas paredes e até a porta e as janelas estavam danificadas. Era uma situação muito difícil”, relembrou.
Intervenções estruturais e melhorias elétricas
Com a conclusão da reforma, a residência passou por intervenções em diferentes ambientes. Foram realizadas ampliações da varanda, do banheiro, de um quarto e da área de serviço, além da troca do telhado, portas, melhorias na instalação elétrica e pintura geral.
“Moro aqui há 30 anos e nunca tive condições de fazer uma reforma desse porte. Hoje é outra realidade. Minha vida melhorou muito. É difícil até explicar, porque é muita emoção”, celebrou Gleide.
Como funciona o programa Morar Melhor
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o Morar Melhor tem como foco promover melhorias habitacionais e contribuir para o resgate da cidadania e da autoestima das famílias beneficiadas. Desde o lançamento, em outubro de 2015, o programa já alcançou mais de 300 localidades em Salvador e beneficiou mais de 60 mil famílias em diferentes regiões da cidade.
A definição das localidades contempladas considera critérios técnicos e sociais, como a precariedade dos bairros, com base em dados do IBGE, a predominância de domicílios sem revestimento, a presença de famílias abaixo da linha da pobreza e lares chefiados por mulheres. Além disso, equipes técnicas realizam avaliações em campo para identificar as residências que apresentam maior necessidade de intervenção estrutural e sanitária.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama