Ministério Público apresenta denúncia contra falso fisioterapeuta que atendia em Vitória da Conquista
Flagrante ocorreu em novembro de 2022

O Ministério Público da Bahia acatou uma denúncia do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª Região (Crefito-7) e apresentou à Justiça uma acusação formal por exercício ilegal da profissão contra um homem que se passava por fisioterapeuta em Vitória da Conquista (BA). Esta é a primeira vez, em 36 anos de atuação do Crefito-7, que o órgão consegue levar uma denúncia desse tipo ao Ministério Público, resultado de uma ação conjunta entre o Departamento de Fiscalização (DEFIS) e a Procuradoria Jurídica do conselho.
O flagrante ocorreu em novembro de 2022, quando um fiscal do Crefito-7 identificou o indivíduo exercendo a profissão sem atender às exigências legais previstas pela Lei 6.316/75, o Decreto-Lei 938/69 e a Resolução Cofito nº 08/78. A atuação irregular envolvia o uso de equipamentos de eletroestimulação e a aplicação de terapias manuais, configurando uma violação às normas da fisioterapia. Em razão disso, o Ministério Público apresentou, no último dia 3 de outubro, a denúncia à Justiça, pedindo a abertura de ação penal.
“É importante saber que depois de tantos anos, o MPE observou o nosso parecer e acatou a denúncia. Mostra que o nosso trabalho está sendo feito de maneira coerente com o que está na Lei. E é para isso que a procuradoria jurídica do Conselho atua”, declarou Dr. Levy Moscovits, procurador jurídico do CREFITO-7.
Além do uso indevido de terapias fisioterapêuticas, o denunciado se intitulava terapeuta holístico e quiropraxista, sem possuir a devida formação para atuar nessas áreas. Ele divulgava os atendimentos por meio de redes sociais, onde publicava vídeos e fotos das práticas realizadas. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e aguarda o andamento judicial para as devidas providências.
O Crefito-7 reforça que está vigilante quanto à prática ilegal da profissão, buscando garantir a segurança dos profissionais e, principalmente, dos pacientes. “Esperamos que o falso profissional seja responsabilizado. O Crefito-7 está atento a toda e qualquer pessoa que esteja exercendo ilegalmente a profissão de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional”, afirmou Dr. Rodrigo Medina, coordenador de fiscalização.
As denúncias sobre irregularidades no exercício das profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional podem ser enviadas ao Crefito-7 por meio do e-mail: defis@crefito7.gov.br, para que novas fiscalizações sejam realizadas e as medidas cabíveis adotadas.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias

Maria Gladys vive situação delicada em Minas e filha faz vaquinha para levá-la ao Rio de Janeiro
Veterana da televisão brasileira está sozinha, sem recursos e desorientada no interior mineiro, segundo relato da filha

Bahia sedia primeiro seminário Estratégia Brasil 2025-2050 e reforça protagonismo do nordeste no planejamento nacional
Iniciativa marcou início de uma série de encontros regionais que visam refletir coletivamente sobre os caminhos do país nas próximas décadas

Em tratamento contra câncer, Netinho anuncia que passará por transplante de medula óssea
Cantor compartilha rotina de tratamento com mensagens positivas e segue internado em Salvador para nova fase da quimioterapia

Jerônimo anuncia pacote de obras em Jequié com investimentos em educação, mobilidade e infraestrutura
Ações integram segundo dia de agendas institucionais do governador no município

Imposto de Renda 2025: mais de 11,5 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal
Shopping oferece serviço gratuito de declaração, confira

Deputado diz que assinou por engano pedido de urgência da anistia e manda excluir nome da lista do PL
De acordo com a assessoria de Paulo Foletto, houve equívoco da equipe legislativa

Bolsonaro publica foto no hospital, diz que teve complicações no intestino e descarta cirurgia
Conforme ex-presidente, quadro clínico é estável, com evolução positiva e sem sinais de febre

Novo Hotel Ibis chega a Camaçari com proposta inovadora e deve aquecer setor imobiliário e turístico
Empreendimento será construído no polo industrial da Região Metropolitana de Salvador e promete retorno mensal com renda passiva

Deputado baiano cobra ações urgentes do governo federal para enfrentar estiagem no interior
Segundo parlamentar, seca tem causado perdas severas na agricultura familiar, na pecuária e no abastecimento de água

Belém vira alvo de críticas de revista britânica às vésperas da COP 30: ‘esburacada, quente e pontilhada de esgoto’
Reportagem da 'The Economist' expõe desafios logísticos da capital paraense e destaca tensões ambientais e estruturais antes da cúpula do clima