Líder religioso é condenado a 20 anos de prisão por abuso sexual e manipulação psicológica
Kléber Aran Ferreira da Silva foi detid no último sábado, na Pituba; pelo menos três mulheres teriam sido vítimas
O líder religioso Kleber Aran Ferreira e Silva, do templo Associação Sociedade Espírita Brasileira Amor Supremo (Sebas), em Salvador, foi condenado a 20 anos e cinco meses de prisão em regime fechado por abuso sexual e manipulação psicológica contra seguidoras que frequentavam a instituição. A informação foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) na tarde desta segunda-feira (11), dois dias depois de ser detido no bairro da Pituba.
Além da pena, o líder espiritual deverá pagar indenização de R$ 50 mil para cada vítima por danos morais. Por enquanto, pelo menos três mulheres se pronunciaram sobre os abusos. A prisão de Kleber ocorreu durante um evento religioso, na manhã do último sábado (9), após decisão da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Salvador.
O MP-BA investigava o abusador desde 2020, quando já recebia denúncias sobre os seus atos. Segundo o órgão, ele operava um “esquema de abuso de poder e manipulação psicológica”, atraindo seguidores em busca de cura e orientação espiritual. Neste caso, a ocorrência foi encaminhada à Ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público pelo projeto “Justiceiras”, que é um grupo responsável pela proteção das mulheres.
Ainda segundo a Justiça, Kleber Aran levava vítimas para participar de rituais supostamente religiosos, quando na verdade, serviam de “satisfação dos desejos libertinos”. O MP-BA detalhou ainda que o suspeito conseguia o silêncio da pessoas por meio de ameaças à integridade física e mental. Por fim, as revelações do órgão são de que “as ações de Kléber Aran para submetê-las à sua lascívia” aconteciam após ele “criar a ilusão de que teriam sido escolhidas para serem as guardiãs do Cristal”.
Quem é o líder religioso?
Kleber Aran Ferreira da Silva dizia incorporar o espírito do médico alemão Adolph Fritz em seus atendimentos. Inclusive, durante os rituais, ele chegava a criar um sotaque diferente para manipular as vítimas. Assim, no meio das sessões, o religioso se aproveitava de pessoas que buscavam por “cirurgias espirituais”.
Conforme o Ministério Público, o espírita ainda orquestrava um esquema de abuso de poder e manipulação psicológica dentro do centro. A apuração diz que ele se aproveitava de mulheres doentes e em momentos de fragilidade emocional para assediá-las.
De acordo com os relatos, Kleber Aran afirmava que precisava fazer sexo com as mulheres para realizar os trabalhos espirituais, com a justificativa de que a entidade religiosa precisaria de “energia sexual”. Por isso, a sua estratégia era obrigar as vítimas a consumirem bebidas alcoólicas durantes os encontros para facilitar os abusos.
Conhecido por afirmar que incorpora o médico alemão Dr. Fritz, que realizava cirurgias espirituais, o líder é chamado, principalmente, de Médium Aran. Ele, inclusive, se aproveitaria do discurso de que está incorporado para, no meio dos atendimentos, abusar de pessoas que buscam pelas cirurgias nos eventos promovidos por Kleber.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma