Larissa Moraes diz que seca e fortes chuvas serão principais desafios da Secretaria de Infraestrutura Hídrica para 2025

Ao Portal M!, secretária estadual afirmou que força-tarefa já está focada em minimizar efeitos das enchentes


Matheus CalmonOsvaldo Lyra
Matheus Calmon e Osvaldo Lyra 17/01/2025 08:30 • Cidades
Larissa Moraes diz que seca e fortes chuvas serão principais desafios da Secretaria de Infraestrutura Hídrica para 2025 -
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A seca e as fortes chuvas devem seguir como os principais desafios da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia (SIHS) em 2026, segundo avaliação da secretária Larissa Gomes. Nesta quinta-feira (16), durante a lavagem do Bonfim, ela afirmou que uma força-tarefa já está focada em minimizar os efeitos das enchentes.

“Estamos numa força-tarefa muito grande, junto com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Infraestrutura, a parte toda da Embasa, da CERB, todo o Governo do Estado junto para estar lidando com essa fase difícil que são as enchentes”, afirmou a titular da SIHS ao Portal M!.

“O que importa é que no final a gente tem que levar água para todos, afinal é o início da vida de cada um, é a parte hídrica, sem água a gente não tem nada”, completou a secretária.

Parceria com o governador Jerônimo

Na ocasião, ela também defendeu o trabalho do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que em 2025, chega ao terceiro ano de mandato. Segundo ela, a Lavagem do Bonfim, além do sincretismo religioso, é um momento para reafirmar a parceria com o gestor estadual.

“Tem feito um trabalho belíssimo, social por toda a Bahia, mais de 300 municípios já visitados, então, a gente vê a força desse governo. Quem tem fé vai a pé para a gente reafirmar para toda a nossa Bahia o nosso compromisso, trabalhando, literalmente, de domingo a domingo para levar mais qualidade de vida, mais felicidade à vida de todos os baianos e baianas”, declarou.

Jerônimo não confirma Suedde na Comunicação

Também presente no evento, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comemorou a posse do publicitário baiano Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação (Secom) do governo federal, mas não adiantou sobre os rumos da área de comunicação do seu governo, após a saída do jornalista André Curvello depois de mais de 10 anos no cargo.

Atualmente, Luciano Suedde, então chefe de gabinete da pasta, é o secretário interino. Questionado se ele será efetivado no cargo deixado por Curvello para assumir a comunicação da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o governador não confirmou.

“Já estou tratando, ele está substituindo provisoriamente. Já-já eu darei o sinal de quem coordenará a Comunicação na Bahia”, disse ao Portal M!.

Pedidos de agradecimento

Antes de seguir até à Colina Sagrada na 280° Lavagem do Bonfim, o governador destacou a caminhada como um gesto de agradecimento pelo ano anterior e uma oportunidade para pedir bênçãos para 2025.

“É um dia, é uma caminhada de agradecimento pelo ano anterior, 2024, e pedir para 2025. Estamos em um momento bom. A taxa de desemprego está melhorando, as taxas econômicas estão em ascensão e a geração de empregos segue em crescimento. Porém, temos enfrentado os desafios das chuvas, que trouxeram alguns prejuízos para o interior”, declarou o governador.

Confira a entrevista com Larissa Moraes na íntegra:

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

Osvaldo Lyra

Osvaldo Lyra

Filho de seu Osvaldo e dona Marinalva, nasceu em Ruy Barbosa, mas foi em Salvador que descobriu o amor pela comunicação e política. Multimídia, passeia por site, rádio, TV, jornal e assessoria. É Muita Informação!

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central -
Política 01/02/2026 às 23:00

Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central

O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad


2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração -
Cultura 01/02/2026 às 21:37

2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração

Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás


Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra -
Cidades 01/02/2026 às 20:49

Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra

Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso


Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar


Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem -
Cidades 01/02/2026 às 14:27

Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem

Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país