Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se posicionou pela primeira vez sobre a morte de jovem de 17 anos, no bairro de Ondina, na madrugada do último domingo (1º), quando foi baleado por um policial militar. Em entrevista ao Portal M!, na manhã desta quarta-feira (4), o petista lamentou a morte de Gabriel Santos Costa, que foi baleado junto a outro jovem de 19 anos, Haziel Martins Costa, quando já estavam rendidos no Alto de Ondina, a poucos metros da residência do governador. A situação gerou comoção, indignação e repercussão nacional sobre a atuação da polícia no Estado.
“Cada ato desse comove bastante a gente, a tropa e a população baiana. Primeiro os sentimentos aos familiares, daqueles que perdem a vida ou que, por ventura, ficam machucados fisicamente, e espiritualmente. A outra decisão tomada é sempre chamar o secretário de segurança pública e pedir que apure. Quando o caso é na Polícia Civil, a delegada geral, quando é na Polícia Militar, o comandante geral, assim como o DPT. Então, a apuração de imediato e punição para aqueles que de repente tiverem infringido a lei”, afirmou.
Apesar de lamentar profundamente o ocorrido, Jerônimo optou por não comentar a liberação do policial militar envolvido, que foi ouvido pelas autoridades e posteriormente liberado. E, como sempre faz, apontou outros casos de PMs que ganharam também repercussão nacional, como os agentes que jogaram um homem de um ponte em São Paulo, para tentar minimizar o caso em Salvador.
“A gente não abre mão, essa semana a gente viu cenas também de outros estados que a gente precisa cada vez mais [resolver]. Fizemos um convênio, assinamos um termo de cooperação técnica com o Ministério da Segurança Pública para garantir também, do lado dos policiais e dos funcionários de segurança pública, o apoio psicológico para que essas coisas sejam diminuídas a todo tempo. Então, nós estamos acompanhando tanto o fato junto à família, mas também para que a justiça possa ser feita e, caso haja necessidade, a punição”, declarou ao Portal M!, antes do evento para o lançamento da operação Verão.
Entenda o caso
O adolescente identificado como Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto a tiros no bairro de Ondina, em Salvador, na madrugada do último domingo. O jovem Haziel Martins Costa, de 19 anos, também foi vítima de disparos do PM e segue internado no Hospital Geral do Estado (HGE). Não se sabem detalhes sobre seu estado de saúde atual.
O sepultamento de Gabriel ocorreu na tarde desta última segunda-feira (2). Sob forte comoção e pedidos de justiça, a mãe Marlene Santos pediu a quebra de sigilo do celular do suspeito.
Investigação e andamento do caso
O policial identificado como Marlon da Silva Oliveira, lotado na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar no bairro da Boca do Rio, alegou legítima defesa. Segundo ele, os disparos foram feitos durante uma suposta tentativa de assalto. No entanto, testemunhas registraram o momento do crime em vídeo, desmentindo parte das alegações do PM.
A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do policial nesta quarta-feira (4). Paralelamente, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) instaurou um processo administrativo disciplinar contra o PM na terça-feira (3). Ele, que não estava de farda ou em um veículo oficial no momento do incidente, enfrenta a possibilidade de demissão, caso as investigações confirmem irregularidades.
Mais Lidas
Cidades
Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Chuvas intensas e ventos de 100 km/h: 64 cidades da Bahia em alerta máximo
Últimas Notícias

Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Corpo de Bombeiros informou que 36 pessoas ficaram feridas. Desse total, 18 foram encaminhadas para atendimento, com alguns casos graves

Semop remove estruturas de quiosques em Itapuã por ampliação irregular em Salvador
Operação da Prefeitura remove quiosques em Itapuã por ampliação sem alvará, gerando protestos de permissionários

Estado investe em alta tecnologia para fortalecer perícia criminal e acelerar elucidação de crimes
Scanners 3D e sistemas de balística tornam investigações mais ágeis e precisas na capital e interior do estado

Malafaia acusa Hugo Motta de barrar projeto de anistia e diz que deputado ‘está enganando o povo brasileiro’
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia acusou Motta de mentir ao afirmar que conduziria o tema 'com a serenidade que ele requer'

Mais de 10 milhões já enviaram declaração do Imposto de Renda 2025; prazo vai até 30 de maio
Número representa 21,69% do total esperado de declarações neste ano

Circo Picolino abre inscrições para residência artística em Salvador com bolsa de R$ 1.200
Residência está aberta para artistas da cena, com prioridade para quem reside na região da Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga

Bahia sai na frente e inicia obras do Novo PAC nas áreas da saúde, infraestrutura e urbanismo
Programa foi relançado em 2023 pelo presidente Lula e já garantiu R$ 103 bilhões em investimentos para todo país

Juscelino Filho pede demissão após denúncia da PGR por suposto desvio de emendas
Ministro afirmou que deixaria governo para se defender fora do cargo e evitar constrangimentos ao presidente Lula

BBB 25: Diego Hypolito, Vitória Strada e João Gabriel disputam permanência no 14º Paredão
Raio-X e Sincerão movimentam clima na casa antes de eliminação

Bruno Reis assume vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos com foco em prevenção de desastres
Anteriormente, Reis ocupava cargo de vice-presidente de Concessões e Parcerias-Público Privadas (PPPs)