Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se posicionou pela primeira vez sobre a morte de jovem de 17 anos, no bairro de Ondina, na madrugada do último domingo (1º), quando foi baleado por um policial militar. Em entrevista ao Portal M!, na manhã desta quarta-feira (4), o petista lamentou a morte de Gabriel Santos Costa, que foi baleado junto a outro jovem de 19 anos, Haziel Martins Costa, quando já estavam rendidos no Alto de Ondina, a poucos metros da residência do governador. A situação gerou comoção, indignação e repercussão nacional sobre a atuação da polícia no Estado.
“Cada ato desse comove bastante a gente, a tropa e a população baiana. Primeiro os sentimentos aos familiares, daqueles que perdem a vida ou que, por ventura, ficam machucados fisicamente, e espiritualmente. A outra decisão tomada é sempre chamar o secretário de segurança pública e pedir que apure. Quando o caso é na Polícia Civil, a delegada geral, quando é na Polícia Militar, o comandante geral, assim como o DPT. Então, a apuração de imediato e punição para aqueles que de repente tiverem infringido a lei”, afirmou.
Apesar de lamentar profundamente o ocorrido, Jerônimo optou por não comentar a liberação do policial militar envolvido, que foi ouvido pelas autoridades e posteriormente liberado. E, como sempre faz, apontou outros casos de PMs que ganharam também repercussão nacional, como os agentes que jogaram um homem de um ponte em São Paulo, para tentar minimizar o caso em Salvador.
“A gente não abre mão, essa semana a gente viu cenas também de outros estados que a gente precisa cada vez mais [resolver]. Fizemos um convênio, assinamos um termo de cooperação técnica com o Ministério da Segurança Pública para garantir também, do lado dos policiais e dos funcionários de segurança pública, o apoio psicológico para que essas coisas sejam diminuídas a todo tempo. Então, nós estamos acompanhando tanto o fato junto à família, mas também para que a justiça possa ser feita e, caso haja necessidade, a punição”, declarou ao Portal M!, antes do evento para o lançamento da operação Verão.
Entenda o caso
O adolescente identificado como Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto a tiros no bairro de Ondina, em Salvador, na madrugada do último domingo. O jovem Haziel Martins Costa, de 19 anos, também foi vítima de disparos do PM e segue internado no Hospital Geral do Estado (HGE). Não se sabem detalhes sobre seu estado de saúde atual.
O sepultamento de Gabriel ocorreu na tarde desta última segunda-feira (2). Sob forte comoção e pedidos de justiça, a mãe Marlene Santos pediu a quebra de sigilo do celular do suspeito.
Investigação e andamento do caso
O policial identificado como Marlon da Silva Oliveira, lotado na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar no bairro da Boca do Rio, alegou legítima defesa. Segundo ele, os disparos foram feitos durante uma suposta tentativa de assalto. No entanto, testemunhas registraram o momento do crime em vídeo, desmentindo parte das alegações do PM.
A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do policial nesta quarta-feira (4). Paralelamente, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) instaurou um processo administrativo disciplinar contra o PM na terça-feira (3). Ele, que não estava de farda ou em um veículo oficial no momento do incidente, enfrenta a possibilidade de demissão, caso as investigações confirmem irregularidades.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Últimas Notícias
Por unanimidade, deputados aprovam criação da Política Estadual Cultura Viva
Brasil registra 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
Senado adia votação de projeto que legaliza bingos e cassinos no Brasil
Fernando Haddad diz que solução para economia exige ação fiscal e monetária
Ministro destacou que a política fiscal precisa avançar paralelamente à monetária para garantir a estabilidade econômica
Lula rebate críticas ao Bolsa Família, anuncia pente-fino e defende ajuste em programas sociais
Presidente garantiu que o processo será feito com cautela
Popó visita Fundação Celsinho Cotrim e elogia trabalho realizado pela entidade
Durante a visita, o atleta conheceu as instalações da fundação, conversou com os presentes e pousou para fotos
Jerônimo critica Coelba e diz que problema de energia na Bahia é ‘dor de cabeça’
Segundo governador, distribuidora de energia elétrica não cumpriu responsabilidades
Rui Costa critica ‘ataque especulativo’ ao real e defende economia brasileira ante tensão no mercado
Na avaliação do ministro da Casa Civil, alta do dólar não encontra amparo na realidade
Senadores governistas pedem mais tempo e votação da PEC das Praias é adiada
Proposta ganhou mais visibilidade após manifestações de artistas
Senado aprova isenção de impostos para medicamentos importados
Texto inclui uma nova regra sobre a importação de veículos e autopeças estrangeiras
Após 20 anos na Band, Datena é contratado pelo SBT para comandar novo programa diário
Emissora divulgou a novidade por meio de um comunicado oficial
Spotify Wrapped 2024: Taylor Swift lidera lista dos mais ouvidos do ano
No Brasil, o sertanejo e o funk continuam dominando as paradas do Spotify. Artistas como Henrique & Juliano, MC Ryan SP e Ana Castela lideram as listas nacionais
Adolpho Loyola deve deixar chefia de gabinete de Jerônimo Rodrigues para assumir a Serin; veja outras prováveis mudanças
A pasta atualmente é ocupada por Jonival Lucas, que assumiu o posto em substituição a Luiz Caetano (PT)