Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador
Equipe M!
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se posicionou pela primeira vez sobre a morte de jovem de 17 anos, no bairro de Ondina, na madrugada do último domingo (1º), quando foi baleado por um policial militar. Em entrevista ao Portal M!, na manhã desta quarta-feira (4), o petista lamentou a morte de Gabriel Santos Costa, que foi baleado junto a outro jovem de 19 anos, Haziel Martins Costa, quando já estavam rendidos no Alto de Ondina, a poucos metros da residência do governador. A situação gerou comoção, indignação e repercussão nacional sobre a atuação da polícia no Estado.
“Cada ato desse comove bastante a gente, a tropa e a população baiana. Primeiro os sentimentos aos familiares, daqueles que perdem a vida ou que, por ventura, ficam machucados fisicamente, e espiritualmente. A outra decisão tomada é sempre chamar o secretário de segurança pública e pedir que apure. Quando o caso é na Polícia Civil, a delegada geral, quando é na Polícia Militar, o comandante geral, assim como o DPT. Então, a apuração de imediato e punição para aqueles que de repente tiverem infringido a lei”, afirmou.
Apesar de lamentar profundamente o ocorrido, Jerônimo optou por não comentar a liberação do policial militar envolvido, que foi ouvido pelas autoridades e posteriormente liberado. E, como sempre faz, apontou outros casos de PMs que ganharam também repercussão nacional, como os agentes que jogaram um homem de um ponte em São Paulo, para tentar minimizar o caso em Salvador.
“A gente não abre mão, essa semana a gente viu cenas também de outros estados que a gente precisa cada vez mais [resolver]. Fizemos um convênio, assinamos um termo de cooperação técnica com o Ministério da Segurança Pública para garantir também, do lado dos policiais e dos funcionários de segurança pública, o apoio psicológico para que essas coisas sejam diminuídas a todo tempo. Então, nós estamos acompanhando tanto o fato junto à família, mas também para que a justiça possa ser feita e, caso haja necessidade, a punição”, declarou ao Portal M!, antes do evento para o lançamento da operação Verão.
Entenda o caso
O adolescente identificado como Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto a tiros no bairro de Ondina, em Salvador, na madrugada do último domingo. O jovem Haziel Martins Costa, de 19 anos, também foi vítima de disparos do PM e segue internado no Hospital Geral do Estado (HGE). Não se sabem detalhes sobre seu estado de saúde atual.
O sepultamento de Gabriel ocorreu na tarde desta última segunda-feira (2). Sob forte comoção e pedidos de justiça, a mãe Marlene Santos pediu a quebra de sigilo do celular do suspeito.
Investigação e andamento do caso
O policial identificado como Marlon da Silva Oliveira, lotado na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar no bairro da Boca do Rio, alegou legítima defesa. Segundo ele, os disparos foram feitos durante uma suposta tentativa de assalto. No entanto, testemunhas registraram o momento do crime em vídeo, desmentindo parte das alegações do PM.
A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do policial nesta quarta-feira (4). Paralelamente, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) instaurou um processo administrativo disciplinar contra o PM na terça-feira (3). Ele, que não estava de farda ou em um veículo oficial no momento do incidente, enfrenta a possibilidade de demissão, caso as investigações confirmem irregularidades.
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva