Isenção de IPTU e Taxa de Lixo já alcança 238 terreiros em Salvador em 2025
Política de reconhecimento às comunidades de matriz africana garante benefícios fiscais e perdão de dívidas a templos religiosos
Valter Pontes/PMS
O Programa Municipal de Apoio aos Povos e Comunidades de Terreiro, criado em 2016, segue em expansão em Salvador. Em 2025, a iniciativa já beneficiou 238 imóveis ligados a religiões de matriz africana com isenção do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da TRSD (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares). Além da isenção fiscal anual, os templos também tiveram perdoadas dívidas tributárias acumuladas ao longo de anos anteriores, garantindo alívio financeiro e reconhecimento institucional.
A medida integra uma política pública estruturada pela Prefeitura de Salvador para valorizar a diversidade religiosa e o patrimônio cultural afro-brasileiro presente nos terreiros de candomblé e outras expressões religiosas de matriz africana. O programa é executado por meio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e conta com a articulação do Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), que atua na interlocução com os líderes religiosos.
Reconhecimento institucional e reparação histórica
A política de isenção e remissão de dívidas fiscais para os terreiros representa mais do que um simples benefício tributário. Trata-se de uma ação que reconhece o papel histórico, cultural e social das comunidades religiosas afrodescendentes na formação da identidade de Salvador, considerada a capital da cultura afro nas Américas. O programa busca corrigir desigualdades históricas ao garantir aos templos de matriz africana os mesmos direitos concedidos a outras instituições religiosas já contempladas com isenções fiscais há décadas.
“Essa medida representa o reconhecimento institucional à relevância histórica e cultural dos povos de terreiro para Salvador. Ao garantir o direito da isenção do IPTU e da Taxa de Lixo, a nossa gestão fortalece a preservação da cultura afro-brasileira, que é um dos pilares da nossa identidade. É também uma medida de justiça e reparação, pois reconhece o valor dessas comunidades na construção da nossa memória, resistência e história. Salvador é a capital da cultura afrodescendente nas Américas, e iniciativas como essa reafirmam o nosso compromisso em proteger e valorizar esse legado”, disse a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.
A concessão dos benefícios também fortalece a autonomia e a sustentabilidade dos espaços religiosos, permitindo que concentrem seus esforços na preservação de rituais, saberes tradicionais e atividades comunitárias. Ao perdoar débitos antigos e assegurar a regularização tributária, o programa contribui para a permanência dos terreiros em seus territórios, muitos deles ameaçados pelo avanço urbano, especulação imobiliária e discriminação religiosa.
Processo de adesão e documentação necessária
Para acessar o programa, os representantes legais dos terreiros devem realizar o cadastramento junto à Secretaria Municipal da Reparação. O procedimento pode ser feito presencialmente na sede da Semur, localizada no Edifício Nossa Senhora da Ajuda, na Rua do Tesouro, ou pelo site www.terreiro.salvador.ba.gov.br/cadastro.php.
O processo exige a apresentação de documentos básicos, como RG e CPF do responsável espiritual, comprovante de endereço do templo, título de propriedade do imóvel ou outro documento que comprove posse legítima e o boleto mais recente do IPTU. A partir da análise da documentação e da verificação de que a instituição não possui fins lucrativos e possui atuação religiosa reconhecida, a prefeitura autoriza a isenção e realiza a remissão dos débitos acumulados.
Histórico da iniciativa e avanços recentes
A política de apoio aos terreiros começou a ser implementada de forma sistemática após a edição de um decreto municipal que reconheceu as formas de organização social e religiosa dos povos de terreiro para fins jurídicos, administrativos e tributários. Desde então, a Prefeitura de Salvador passou a incluir as comunidades tradicionais no rol de entidades religiosas aptas a receber benefícios fiscais.
Ao longo dos anos, a política pública tem sido aperfeiçoada por meio de diálogo constante com representantes dos terreiros, movimentos sociais e órgãos municipais. O número de templos beneficiados tem crescido a cada ciclo, demonstrando o impacto positivo da ação. Em 2025, a marca de 238 imóveis isentos representa um novo patamar na consolidação da política de reparação.
Mais Lidas
Nizan Guanaes lança plataforma de IA voltada ao mercado publicitário; entenda
Cidades
Governo da Bahia inaugura colégio de tempo integral e abre ano letivo de 2026
Últimas Notícias
Câmara aprova urgência para projeto que propõe quebra de patente do Mounjaro
Órgãos de controle discutem critérios para contratação de artistas no São João 2026
Reunião no TCE-BA analisou dados do Painel dos Festejos Juninos e propôs parâmetros para gastos com artistas
Conselho de Ética fixa prazo para relatório sobre deputados envolvidos em obstrução no plenário da Câmara
Relatório sobre deputados que participaram do motim de agosto do ano passado deve ser entregue até o dia 27
Léo Santana comanda Pipoco e arrasta multidão no pré-Carnaval de Salvador
Cantor arrasta milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós na noite desta terça-feira (10)
Oposição aciona Justiça para tentar barrar desfile que homenageia Lula no Carnaval do Rio
Parlamentares e o Partido Novo contestam repasses federais e alegam propaganda eleitoral antecipada em ano eleitoral
Justiça Militar abre prazo para Bolsonaro apresentar defesa em processo de expulsão do Exército
Ministério Público Militar pede expulsão do Exército após condenação do ex-presidente por tentativa de golpe
Aleluia volta a criticar gestão Jerônimo, aponta Bahia como ‘último reduto do PT’ e crava: ‘Vamos derrotá-lo’
Pré-candidato ao Governo da Bahia, José Carlos Aleluia avalia desgaste do PT e reforça críticas à gestão estadual
Comissão da Câmara cobra transparência sobre cuidados médicos de Bolsonaro na Papudinha
Deputados pedem informações ao Ministério da Justiça e à PGR sobre armazenamento e distribuição de medicamentos ao ex-presidente preso em Brasília
Carnaval deve movimentar R$ 12,4 bilhões na economia da Bahia em fevereiro, aponta Fecomércio
Projeção representa um crescimento real de 6% em relação ao mesmo período do ano passado
Jerônimo entrega escola de tempo integral e anuncia investimentos em saúde e infraestrutura em Nilo Peçanha
Investimentos ultrapassam R$ 17 milhões apenas na educação e incluem pavimentação, ônibus escolares, ambulâncias e ações no turismo
Rotondano promete modernização no TJ-BA, mutirões, aproximação com a sociedade e defende uso responsável da IA no Judiciário
Ao Portal M!, novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia detalha prioridades para os primeiros meses do biênio 2026–2028