Inmet emite alerta laranja para 38 cidades baianas por risco de tempestades, ventos fortes e granizo
Estão no mapa de monitoramento municípios situados nas áreas centro-sul, sul e também no extremo oeste
Fernando Frazão/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (4), um alerta laranja para 38 cidades da Bahia sob risco de tempestades. O aviso entra em vigor às 0h01 desta segunda-feira (5) e segue vigente até 23h59 da quarta-feira (7). Estão no mapa de monitoramento municípios situados nas áreas centro-sul, sul e também no extremo oeste do território baiano.
As condições climáticas previstas pelo órgão federal indicam volumes pluviométricos de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros diários. O fenômeno deve ser acompanhado por ventos intensos, cujas rajadas podem variar entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Há riscos potenciais de interrupção no fornecimento elétrico, danos em lavouras e quedas de árvores.

Crédito: Inmet
Alerta prevê ocorrência de granizo
A lista de localidades sob observação contempla cidades como Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis. A relação inclui ainda Itamaraju, Caetité e Guanambi. O cenário meteorológico adverso se caracteriza pela intensidade dos ventos de 60 a 100 quilômetros por hora e precipitações de até 100 milímetros por dia.
Conforme os dados técnicos divulgados pelo Inmet, a ocorrência de granizo permanece no radar para o período estipulado. O monitoramento segue contínuo para as áreas de abrangência que iniciam o ciclo de atenção já na segunda-feira (5).
Confira lista de cidades sob alerta laranja
- Alcobaça
- Cândido Sales
- Caravelas
- Cocos
- Condeúba
- Cordeiros
- Encruzilhada
- Eunápolis
- Guaratinga
- Ibirapuã
- Itabela
- Itagimirim
- Itamaraju
- Itanhém
- Itapebi
- Itarantim
- Iuiu
- Jaborandi
- Jacaraci
- Jucuruçu
- Lajedão
- Macarani
- Maiquinique
- Medeiros Neto
- Mortugaba
- Mucuri
- Nova Viçosa
- Porto Seguro
- Potiraguá
- Prado
- Ribeirão do Largo
- Santa Cruz Cabrália
- Sebastião Laranjeiras
- Teixeira de Freitas
- Tremedal
- Urandi
- Vereda
- Vitória da Conquista
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 19 cidades da Bahia
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, no último sábado (3), um alerta amarelo para chuvas intensas atinge em 19 municípios da Bahia. A área de abrangência do fenômeno meteorológico, que teve início à 0h01 e foi válido até as 23h59, compreendendo o Vale do São Francisco e o extremo oeste do estado. A previsão indicou volumes de chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo atingir o acumulado de 50 mm ao dia.
O órgão federal sinalizou que as precipitações poderiam vir acompanhadas de rajadas de vento com velocidade entre 40 e 60 km/h. Conforme o nível de classificação adotado pela entidade, a situação é descrita como de “perigo potencial” para chuvas intensas.
Outras intercorrências previstas envolvem alagamentos e interrupções temporárias na rede de energia elétrica em pontos específicos das cidades afetadas. O monitoramento das condições climáticas serve como um guia preventivo para os moradores das zonas rurais e urbanas do semiárido e do oeste.
O alerta amarelo é um dos níveis de aviso meteorológico utilizados pelo Instituto Nacional de Meteorologia para informar a população e os órgãos públicos sobre situações que merecem acompanhamento. Nesse nível, há previsão de fenômenos que podem causar impactos localizados, sem indicar, necessariamente, situações de emergência generalizada.
No caso do alerta em vigor na Bahia, o Inmet aponta a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. Esses volumes são considerados relevantes, sobretudo quando concentrados em um curto período, o que pode favorecer o acúmulo de água em áreas urbanas.
Além da chuva, o aviso destaca a ocorrência de ventos intensos, com velocidades estimadas entre 40 e 60 km/h. Esse tipo de vento pode provocar a movimentação de objetos soltos, além de causar quedas pontuais de galhos de árvores, especialmente em áreas com vegetação mais densa ou árvores de grande porte.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h