Governador promete punição a PM que matou jovem em Ondina: ‘Que nenhum policial possa manchar a farda’
Jerônimo Rodrigues garante rigor nas investigações

O governado Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, na manhã desta segunda-feira (9), que o policial militar Marlon da Silva Oliveira se entregou à Polícia Civil na noite do último domingo (8). Oliveira está sendo investigado pela morte do adolescente Gabriel Santos Costa, de 17 anos, e por ter alvejado Haziel Martins Costa, de 19 anos. Jerônimo ressaltou que, caso a Justiça o considere culpado, ele será punido com rigor.
“A Policia Civil já o recolheu, vai tratar, vai investigar, vai dar a punição devida. Não sairá impune qualquer ato de algum policial que nós não concordamos. Que nenhum policial possa manchar a farda da Polícia Militar, dos bombeiros. A orientação nossa é de uma polícia que possa proteger”, afirmou o governador da Bahia.
Perguntado sobre o caso, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, preferiu não comentar o assunto e afirmou que o caso está sob responsabilidade da polícia civil. Entretanto, Heloisa Brito, Delegada-Geral da PCBA, afirmou que o PM acusado ainda não foi interrogado e que, ao longo dessa semana, uma coletiva de imprensa será convocada para prestar esclarecimentos sobre as investigações.
Relembre o caso do PM que matou jovem
Na madrugada de domingo (1º), Gabriel Santos estava em uma moto com o amigo, Haziel Martins, quando foi abordado e rendido pelo policial militar Marlon Oliveira. Segundo declaração preliminar do PM, que no momento da ação não estava fardado nem usando veículo da corporação, ambos os meninos tentaram assaltá-lo e que ele reagiu em legitima defesa.
A ação aconteceu no bairro de Ondina, em Salvador, e foi registrada por um morador do local. Nas imagens, é possível ver que o suspeito xingou e agrediu os dois adolescentes, mandando que ambos colocassem o rosto no asfalto e a mãos na cabeça. Na sequência, o PM fez uma revista em ambos e, mesmo rendidos, disparou contra Gabriel e Haziel 10 vezes, matando um deles na hora, enquanto o outro foi levado em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Avanço das investigações
A Polícia Civil solicitou, na última quarta-feira (4), a prisão preventiva do PM que atua na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar. Em paralelo às investigações a PCBA, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) instaurou, na última terça-feira (3), um processo administrativo disciplinar contra Marlon Oliveira. Ele ainda perdeu a posse de arma de fogo e foi afastado das operações na rua e realocado para a área administrativa até o fim das investigações.
O advogado do PM, Otto Lopes, declarou que ele e seu cliente só irão se manifestar após a conclusão das investigações.
O que diz a família?
Gabriel Santos foi sepultado na segunda-feira (2), sob forte comoção e pedidas de justiça e reivindicando celeridade nas investigações e que o PM seja punido pela morte e tentativa de homicídio dos dois meninos.
“Com aquela imagem, ninguém tem mais dúvida. Ele [suspeito] tem que falar o que ele fez e porque ele fez. Meu filho foi executado. Foi muita maldade, eu nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo. Eu tinha pena das mães [que perdem os filhos] e agora estou no meio delas”, disse Marlene Santos, mãe de Gabriel.
Mais Lidas
Cidades
Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Ônibus capota em rodovia e deixa 11 mortos e 36 feridos no Triângulo Mineiro
Últimas Notícias

AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula

Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato

Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias

Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Agentes atuarão na capital e no interior do Estado, fortalecendo investigação criminal e sistema de justiça

Menopausa precoce atinge 30 milhões de brasileiras: sinais que você não deve ignorar
Condição impacta fertilidade, saúde óssea e qualidade de vida antes dos 40 anos

Hábitos simples podem atrasar em até 50% surgimento do Alzheimer, revela especialista
Neurologista Tiago Cerqueira alerta para importância da prevenção precoce e explica principal sintoma e fatores de risco da doença

Crime por registro íntimo não autorizado pode render até 5 anos de prisão com novo projeto
Proposta da deputada federal Lídice da Mata (PSB) foi aprovada na CCJ e agora segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados

Vixe! Jerônimo tenta sacudir governo e promete trocar secretário. Lula e Bolsonaro serão candidatos? Quem pode entrar na disputa e os impactos da eleição nacional na Bahia
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores

José Ronaldo faz balanço de 100 dias, prevê obras em Feira e anuncia micareta histórica em 2025
Prefeito faz balanço de 100 dias de governo e destaca desafios encontrados ao reassumir 'Princesinha do Sertão'

Resumo BBB 25 de terça-feira (8/4): João Gabriel é eliminado e nova formação de paredão coloca baiano contra casal
Vinícius precisa de sua ajuda e conclama a todos para votarem em Maike; sua eliminação seria uma revanche pela saída precoce de Aline

Rifas ilegais: operação prende influencers e policiais em esquema de R$ 680 milhões
Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (9), segunda fase da Operação Falsas Promessas

Trump aumenta pressão e produtos da China serão taxados 104% a partir desta quarta-feira
Medida foi anunciada após Pequim aplicar retaliações comerciais e reforçar barreiras às exportações norte-americanas

Zema será candidato à Presidência em 2026 caso Bolsonaro siga inelegível, diz presidente do Novo
Eduardo Ribeiro avalia que presença do governador na disputa ajudaria a consolidar votos em Minas Gerais