Festival Salvador Capital Afro destaca economia criativa e empreendedorismo negro; veja a programação
Oficinas formativas também fazem parte do festival, com atividades voltadas a músicos, artistas visuais e realizadores audiovisuais
Produtora Alforria
A terceira edição do Festival Salvador Capital Afro, que acontece de quarta-feira (6) a sexta-feira (8), promete consolidar Salvador como um centro de inovação e negócios para a economia criativa negra. Com painéis, palestras, oficinas e consultorias, o evento reunirá especialistas e empreendedores de diversas áreas para discutir e promover o empreendedorismo e a criatividade com foco na representatividade afrodescendente.
Entre os destaques da programação, o painel “Mulheres Negras Movem o Mundo: Protagonismos Femininos, Empreendedorismo Negro e Criatividade” abre o evento, no dia 6, às 9h, no Espaço Cultural da Barroquinha. A sessão contará com a presença das palestrantes internacionais Lylly Houngnihin, de Benin, e Jiselle Steele, do Reino Unido, com mediação de Luana Nazareth, abordando temas de protagonismo feminino e criatividade.
À tarde, o painel “Ajeum para o mercado audiovisual” será voltado a diretores e produtores e trará uma visão sobre como o pensamento de mercado pode expandir o alcance dos produtos audiovisuais desde sua criação. Participam dessa mesa a roteirista Taís Amordivino, a jornalista Marcela Lisboa e a jornalista Maristela Matos, discutindo estratégias para fortalecimento do setor audiovisual.
“O SCA é este lugar que conecta atores importantes da economia criativa negra da nossa cidade com possibilidades de expansão, circulação e desenvolvimento econômico,” afirma Maylla Pita, Diretora de Cultura de Salvador. “Em 3 dias de evento, reuniremos oficinas, consultorias, espaços políticos e ambientes de negócios. Neste ano, lançamos um olhar estratégico e desafiador para as áreas da música, das artes visuais e do audiovisual, com foco no empreendedorismo e Afroturismo”, completa.
No campo dos negócios, o Pitch Coletivo de Música será um dos pontos altos, permitindo que até 30 artistas apresentem seu trabalho a agentes do mercado em rodadas de apresentação. O Pitch Coletivo de Artes Visuais contará com 15 artistas negros locais que apresentarão seus projetos a curadores de destaque, como Marcelo Campos, do Museu de Arte do Rio, e Luciara Ribeiro, do Sertão Negro.
Oficinas formativas também fazem parte do SCA, com atividades voltadas a músicos, artistas visuais e realizadores audiovisuais. Entre as oficinas, está a de Produção de Conteúdo para Creators Emergentes e uma sobre Técnicas de Organização de Portfólio, ministrada pelo artista visual Mulambo. A Imersão de Música Eletrônica Afrodiaspórica para DJs e Beatmakers também será uma atração importante.
Além disso, o festival oferece consultorias exclusivas, como a de Desenvolvimento de Roteiros, que será realizada no Quarteirão das Artes, com a presença de Elísio Lopes Jr. e Kariny Martins, direcionada a profissionais que buscam aprimorar suas habilidades no mercado de entretenimento.
A programação ainda inclui a Feira Afrobiz, organizada pelo Instituto Iris e apoiada pelo British Council, com produtos de empreendedores da economia criativa negra na Rua do Couro. Com curadoria voltada às alunas do projeto Afroestima, a feira contará com 15 barracas, proporcionando visibilidade e networking para novos empreendedores da cidade.
Programação
06 A 08/11 | FEIRA AFROBIZ – EMPREENDEDORES
Local: Quarteirão das Artes (Rua do Couro, Barroquinha)
Datas: 06, 07 e 08 de novembro
Horário: das 10h às 18h
DIA 6
PAINÉIS
11h às 12h30 | Painel 1: Painel Mulheres negras movem o mundo: protagonismos femininos, empreendedorismo negro e criatividade
Lylly Houngnihin (Benin), Jiselle Steele (Reino Unido) Mediação: Luana Nazareth
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
14h30 às 16h | Painel 2: Painel Ajeum para o mercado audiovisual
Tais Amordivino (BA) , Marcela Lisboa (SP), Maristela Matos (SP).
Mediação: Vânia Lima
Local: Sala Harildo Deda
OFICINAS
Esta programação é exclusiva aos profissionais inscritos previamente.
16h30 às 18h30 | Produção de Conteúdo para Creators emergentes
Letícia Sotero (Asminas Conteúdo Digital)
Local: Sala Harildo Deda
MASTERCLASS
14h às 17h | Produção e Curadoria – o avesso de uma exposição
Amanda Carneiro, Ana Helena Curti e mediação: Tiago Sant’ana
Local: Café Nilda Spencer
17h30 às 18h30 | Direitos Autorais e o Histórico de Desenvolvimento nas Culturas Periféricas
Rebeca Elen (Realleza)
Local: Café Nilda Spencer
AMBIENTES DE NEGÓCIO
MÚSICA
14h30 às 16h | PITCH COLETIVO
Neste ano, a Prefeitura de Salvador projetou os pitches coletivos de música do Festival SCA para oportunizar a inserção dos artistas e grupos qualificados através das Escolas Boca de Brasa e do Projeto Salvador Sonora, prioritariamente, em ambientes de negócios. Ao todo, 30 artistas/grupos participarão das rodadas de pitches coletivos e, deste total, 6 realizarão showcases para curadores e investidores nacionais e internacionais
Sala Nelson Maleiro
18h | SHOWCASES:
Pátio Ya Nassou
DIA 7
CONSULTORIAS
Esta programação é exclusiva aos profissionais inscritos previamente.
9h às 12h / 14h às 16h| Além da Lata: Consultoria de Distribuição de produtos de audiovisual:
Distribuidoras: Cajuína e Fistaile
Profissionais: Leticia Santinon (Cajuína) e Talita Arruda (Fistaile)
Local: Sala Boca de Brasa Centro
11h às 12h / 14h às 18h | O PRINCÍPIO DE TUDO: Consultoria para Desenvolvimento de Roteiros
Profissionais: Elísio Lopes Jr e Kariny Martins
Local: Sala Harildo Deda
TALKS
16h30 às 18h | A voz ativa pelos nossos
Com Vandal (rapper), Sued Nunes com mediação: Maylla Pita (secult)
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
MASTERCLASS
16h30 às 18h | Produção e Música no audiovisual – negócios de sincronização
Com Mário di Pói
Local: Sala Nelson Maleiro
AMBIENTES DE NEGÓCIO
PITCH COLETIVO DE ARTES VISUAIS : Para a área das Artes Visuais, o Festival conta com a atuação especializada do artista visual e curador Tiago Sant’ana, que além de desenvolver conteúdos da área para programação do SCA, convidou artistas visuais negros da cidade de Salvador para participar das rodadas de Pitches do evento.
9h às 12h | Café Nilda Spencer
14h às 17h30 | Sala Boca de Brasa
DIA 8
PAINÉIS
14h às 16h30 | Painel 3: Troca de experiências entre mulheres negras artistas visuais
Com Nadia Taquary, Jess Vieira, Rebeca Carapiá e mediação: Cintia Guedes
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
14h30 às 16h30 | Painel 4: Artistas e repertório na indústria fonográfica
Com Rayane Brum, Altafonte
Local: Café Nilda Spencer
17h às 18h30 | Painel 5: Direitos autorais: capitalizando com suas obras
Com Rafa Dias, Marcia Bittencourt
Local: Sala Harildo Deda
OFICINAS
Esta programação é exclusiva aos profissionais inscritos previamente.
9h às 12h | Técnicas de organização de Portfólio (artes visuais)
Facilitador: Mulambo (artista visual)
Local: Sala Nelson Maleiro
14h às 16h | Oficina 1: Imersão de música eletrônica afrodiaspórica para DJ’s e Beat makers
Facilitadores: DJ Anaïs B (França) + Jordi Amorim
Local: Sala Harildo Deda
TALKS
9h30 às 11h | Criação de produtos criativos para o turismo a partir de linguagens artísticas
Com Jimmy Filmeiro (artes visuais), Viviam Caroline (música) e Emerson Dindo (audiovisual), Mediação: Joice Santos
Local: Sala Harildo Deda
10h às 11h30| Turismo Cinematográfico: O audiovisual como linguagem de promoção turística Com Deji Akinpelu, Milena Anjos (Salcine) e mediação: Tânia Neres (Embratur)
Local: Café Nilda Spencer
17h às 18h30 | A reconstrução de Narrativas Negras pelo mundo
Tèju Baba (Autor e escritor beninense), Safira Moreira (Brasil), José Carlos (Zezão) do Zumbi Arquivo Fotográfico (Brasil) e mediação: Steh Souto.
Local: Café Nilda Spencer
18h | SHOWCASES
Pátio Ya Nassou
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses
Jacuipense x Vitória: onde assistir, horário e prováveis escalações
Duelo em Feira de Santana, às 19h15, coloca frente a frente duas equipes em busca da primeira vitória no Campeonato Baiano 2026
Simm oferece 382 vagas emprego em Salvador com salários de até R$ 3,2 mil nesta terça-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Enxaguada de Yemanjá 2026 reúne Carlinhos Brown e convidados no Rio Vermelho; veja detalhes
Evento acontece em 2 de fevereiro, na Vila Caramuru, com Carlinhos Brown e convidados; ingressos estão à venda online e no Shopping Barra