header1_bg
1__BANNER_728x90
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_CAPITAL_728x90___SAO_JOAO_2024
BANNER_728x90___BRT_LAPA
BANNER_728x90___E_LAURO__E_TRABALHO
1__BANNER_728x90
Pular para o conteúdo
Início » Evento inter-religioso celebra os 46 anos da Cidade da Luz nesta terça-feira

Evento inter-religioso celebra os 46 anos da Cidade da Luz nesta terça-feira

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

O evento será, na sede da instituição, na Rua Barreto Pedroso, no bairro de Pituaçu, em Salvador

Nesta terça-feira (27), acontecerá um culto inter-religioso com representantes de diversas religiões para celebrar os 46 anos da Cidade da Luz. O evento será, na sede da instituição, na Rua Barreto Pedroso, no bairro de Pituaçu, em Salvador.

Entre os que já confirmaram presença no encontro estão o Arcebispo Provincial da Igreja Anglicana Alfredo Dórea (Anglicanismo), a Yalorixá Jaciara Ribeiro, Carlos e Mãe Ângela Ferreira do Gantois e Mãe Nicinha (Candomblé), o Padre Luis Simões (Catolicismo), a Pastora Camila Oliver (Cristianismo Evangélico), Josemar Sales (Hare Krishna), Sheik Abdul Hameed Ahmad (Islamismo), Rogério Palmeira, presidente da SIB – Sociedade Israelita da Bahia (Judaísmo), e Pai Rafael Moraes (Umbanda).

 O evento, que terá transmissão simultânea pelo YouTube e Instagram, contará com a participação do Coral Jovem da Pituba, ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, e do Grupo Afro Bankoma, que integra o Terreiro de São Jorge Filho da Gomeia.

 “Nosso propósito é promover um momento de aprendizado e união com representantes de diversas religiões e, desta forma, celebrar nossa existência orientada na missão de fazer o Bem, reafirmando o respeito à diversidade de crenças e o reconhecimento dos diferentes caminhos espirituais”, explica o médium José Medrado, fundador da Cidade da Luz e integrante do Comitê Inter-Religioso da Bahia (CIRB).

O líder espiritual se destaca no aspecto doutrinário pelas suas iniciativas pioneiras em realizar cultos religiosos levando sua mensagem de respeito às religiões, o que é bastante visível no grande e variado público que acompanha suas palestras e no caminho trilhado pela Cidade da Luz em sua ação social.

O médium destaca que em todos esses anos, a Cidade da Luz tem focado as suas ações em atender as necessidades da comunidade e prestar apoio às pessoas mais vulneráveis através de diferentes projetos. A instituição conta, por exemplo, com um ambulatório que oferece assistência de saúde gratuita para a população carente, através de consultas com profissionais de saúde e primeiros atendimentos em seu ambulatório médico e odontológico, e leva diversos serviços à população através do Busão da Solidariedade, como banho e alimentação gratuita, para pessoas em situação de risco social, desalentadas ou que vivem nas ruas, cadeirantes, usuários de substâncias psicoativas, vítimas de preconceito por gênero, entre outros. Há também na Cidade da Luz atendimento e acolhimento para adictos e seus familiares, através de voluntários dedicados a esta ação.

Historicamente, a instituição teve início em 1978 com a criação de seu primeiro núcleo, o Centro Espírita Cavaleiros da Luz (CECLUZ), com o propósito de “cuidar do corpo e do espírito”, seguindo a inspiração da frase do Espírito Ignotus. Fundada pelo médium José Medrado quando o mesmo tinha apenas 17 anos, em conjunto com outros companheiros, o CECLUZ se expandiu e em 27 de fevereiro de 1996 foi instalada a atual sede da Obra, denominada Cidade da Luz, onde cerca de 200 mil pessoas em maior vulnerabilidade social vêm sendo atendidas por ano, seja na área espiritual e/ou sócio assistencial.

Entre seus projetos destacam-se o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, o Centro de Cultura e Arte Pai João (CCAPJ), a Escola Carlos Murion, o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes, a Caravana Fraterna Carlos Murion, o Grupo de Assistência Chico Xavier, o Núcleo de Psicologia Pablo Duran e o Busão da Solidariedade.

Como ajudar a Cidade da Luz?

Como a instituição não tem fins lucrativos, os diversos projetos de assistência social são mantidos através de doações. Ao longo do ano, também são realizados diversos eventos solidários para arrecadação de recursos, tais como sorteios, bazares, jantares, dentre outros.

Na casa, há ainda o Espaço Renoir, que expõe obras mediúnicas, telas, esculturas e peças em cerâmica, produzidas por José Medrado e o Brechó da Luz, que faz a venda de itens de vestuário diversos, recebidos a partir de doações feitas por pessoas de boa vontade. A Obra também conta com uma livraria que comercializa livros espíritas, inclusive aqueles psicografados por José Medrado, e uma cantina que oferece cardápio variado e também é fonte de renda. Todo valor arrecadado com a venda destes itens também é destinado às obras assistenciais, desenvolvidas pela Casa.

Para fazer doações à instituição há várias modalidades: via Pix 15.679.384/0001-98 (CNPJ), ou com depósito no Banco Bradesco (agência 3673-0, conta 51760-7), Banco do Brasil (agência 2976-9, conta 50714-8) e Caixa Econômica Federal (agência 4798, conta 346-3, operação 003).

Leia também:

Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica é oficialmente criado

Marcações:

Política