Enem 2025: operação da polícia federal apura suspeita de fraude após anulação de questões
Suspeita de vazamento antes da prova leva autoridades a intensificar investigação e reforçar medidas de segurança
Angelo Miguel/MEC
A polícia federal (PF) cumpriu, neste domingo (23), um mandado de busca e apreensão no Ceará, dentro da operação profeta, aberta após a suspeita de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. A apuração começou depois que três questões do segundo dia de prova foram anuladas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao ministério da educação (MEC).
A investigação mira o possível vazamento prévio de itens do exame, compartilhados em uma transmissão ao vivo dias antes da aplicação oficial. O material foi publicado pelo estudante de medicina Edcley Teixeira, que comercializa monitorias para candidatos do Enem. A PF, no entanto, não confirmou se ele é o alvo do mandado.
Segundo o procedimento autorizado pela justiça federal, o objetivo é identificar responsáveis pelo acesso indevido, além de eventuais conexões com outros crimes relacionados ao exame. Em nota, a corporação afirma que atua para “apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos”.
Por que o Enem anulou três questões
A decisão de anular itens do segundo dia de prova ocorreu na quarta-feira (19), após o Inep verificar que questões muito semelhantes às aplicadas no Enem apareceram em uma live publicada dias antes. Isso fez com que o órgão antecipasse também a divulgação dos gabaritos.
As perguntas anuladas variam conforme a cor do caderno — amarelo, azul, verde, cinza, roxo e laranja — e envolvem conteúdos de física, biologia e matemática.
As questões anuladas
Caderno amarelo: 115, 121 e 178
Caderno azul: 123, 132 e 174
Caderno verde: 132, 135 e 168
Caderno cinza: 115, 118 e 172
Cadernos roxo e laranja: 115, 118 e 172
A questão 115 aborda acústica; a 121 trata de fotossíntese; e a 178 envolve equações do segundo grau.
Ministro Camilo Santana garante validade do Enem
O ministro da educação Camilo Santana (PT) afirmou que a prova não será cancelada. Em vídeos publicados no Instagram, Santana tranquilizou os participantes:
“Eu queria aqui tranquilizar cada um de vocês que fizeram a prova, cada um dos seus familiares, que o Enem não será cancelado”, disse.
Segundo o ministro, a anulação garante “isenomia e lisura” para cerca de 4 milhões de candidatos, mantendo válidos os demais 87 itens da prova, além da redação.
Como funciona o pré-teste do Enem
O vídeo que levantou suspeitas foi gravado por alguém que participou de um pré-teste, etapa sigilosa em que questões ainda não utilizadas são aplicadas experimentalmente para medir dificuldade, clareza e consistência.
O pré-teste alimenta o banco nacional de itens (BNI), mas as questões só podem compor a prova real após rigoroso processo de validação. Participantes não podem sair com o caderno, o que torna qualquer reprodução das perguntas uma violação grave.
Segundo apuração do Estadão, Edcley Teixeira pagava colaboradores para memorizar questões dos pré-testes e reproduzi-las em materiais vendidos on-line.
Pressão por anulação da prova cresce nas redes
Nas plataformas digitais, o movimento nacional #anulaenem organiza manifestações em Brasília, nesta sexta-feira (21), e em outros estados neste sábado (22). O grupo argumenta que a falha de segurança compromete a isonomia entre os candidatos.
Camilo Santana, porém, reforça que apenas as questões contaminadas foram invalidadas e que “o processo como um todo permanece seguro”.
PF investiga origem do vazamento
A ação da PF atende a pedido do Inep, que informou oficialmente ter acionado a corporação para garantir a responsabilização de todos os envolvidos.
“A polícia federal tomará todas as medidas legais para apurar a confidencialidade desse fato”, afirmou Santana.
Com a operação em andamento, o MEC e o Inep reiteram que seguem monitorando o caso para evitar novos episódios que comprometam a segurança do exame mais importante do país.
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Últimas Notícias
BBB 26: Ricardinho aperta botão vermelho e desiste do Quarto Branco
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações
Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município
Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança
Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador
Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’
Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba