Pular para o conteúdo
Início » Em decisão polêmica da arbitragem, Rafael Macedo perde medalha de bronze no judô

Em decisão polêmica da arbitragem, Rafael Macedo perde medalha de bronze no judô

Rafael Macedo
Brasileiro foi desclassificado em sua luta contra o francês Maxime-Gaël Ngayap Hambou, o 38º do ranking mundial

O judô brasileiro chegou ao terceiro dia consecutivo sem conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Desde domingo, quando Willian Lima e Larissa Pimenta garantiram prata e bronze, respectivamente, os atletas da modalidade chegaram perto do pódio, mas não conseguiram. Nesta quarta-feira (31), Rafael Macedo, da categoria até 90kg, esteve próximo de ganhar uma medalha de bronze, mas foi desclassificado em sua luta contra o francês Maxime-Gaël Ngayap Hambou, o 38º do ranking mundial.

Os dois judocas estavam em situação delicada, ambos com duas punições. O brasileiro estava em vantagem e quase conseguiu derrubar o adversário para marcar um wazari em duas ocasiões. No entanto, durante uma disputa no solo, o árbitro interrompeu a luta e aplicou mais uma punição a Macedo, sem esclarecer o motivo. Com o terceiro shido, Rafael foi desclassificado, encerrando sua participação na competição individual sem conquistar uma medalha.

Após a luta, o técnico da seleção masculina brasileira, Kiko Pereira, questionou a decisão do árbitro. O atleta, no entanto, preferiu não contestar o resultado da luta.

“Segunda vez que tenho a oportunidade de disputar uma Olimpíada, um sonho estar aqui. Foi um dia muito bom, poderia ter terminado com medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo. Faz parte. A decisão foi essa e eu acredito que é a correta”, comentou o judoca.

A penalidade inesperada gerou indignação no público, que via o atleta brasileiro em vantagem na luta. O shido teria sido aplicado supostamente devido a um tipo de pegada proibida no judô, onde o atleta coloca os dedos dentro da manga do judogui do oponente. Contudo, o árbitro não fez a sinalização manual para indicar o motivo da advertência.

Rafael Macedo destacou o bom ciclo de preparação e afirmou que continuará em busca da tão almejada medalha. “Tem a superação do dia a dia, treinamento, e as experiências positivas e negativas em competições, fazem parte do crescimento. Foi um dia muito bom, tirando o final agora. É motivação para continuar”, ressaltou.

Leia também:

Brasil avança para quartas de final após perder para Espanha

Pugilista baiano vence luta e avança para quartas de final das Olimpíadas

Brasil perde para Polônia de virada e time de vôlei masculino se complica nas Olimpíadas

Luiza Moraes/Comitê Olímpico Brasileiro