Eliminatórias da Copa do Mundo: jogadores do Botafogo salvam Brasil de vexame contra Chile
Seleção Brasileira respira na classificação após virar jogo para 2 a 1 em Santiago

O Brasil venceu o Chile por 2 a 1 em jogo desta quinta-feira (10), válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. A seleção saiu atrás no placar, mas o resultado positivo veio com gols aos 46 do 1º tempo e aos 44 do 2º tempo, pelos pés de dois jogadores do Botafogo, os atacantes Igor Jesus e Luiz Henrique. Com o triunfo, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior ocupa a 4ª posição da tabela classificatória e está garantindo vaga para o Mundial de 2026, mas ainda restam mais nove partidas pela frente.
Dos nove primeiros confrontos, o Brasil somou 13 pontos, ao vencer quatro partidas, perder outras quatro e empatar uma. Isso mostra um retrospecto negativo em relação ao que a Seleção está acostumada a fazer nas eliminatórias. Porém, a vitória em Santiago pode servir de ânimo para os próximos compromissos da equipe, já que as últimas atuações não vinham sendo muito convincentes.
Sobre o jogo
Apesar de começar perdendo, ao sofrer gol do chileno Eduardo Vargas, atleta do Atlético-MG, com apenas um minuto de jogo, o Brasil conseguiu evoluir o seu futebol ainda no 1º tempo para empatar com cabeçada de Igor Jesus. O Chile, que faz uma péssima campanha nas qualificatórias, com apenas cinco pontos e uma vitória, não mostrou muitas ações ofensivas. Ou seja, o resultado negativo era mais demérito da seleção do que o bom futebol apresentado pela equipe de Ricardo Gareca.
Na 2ª etapa, Dorival Júnior modificou os dois meio-campistas, André e Lucas Paquetá (amarelado), e deu um novo ritmo ao time. Esta foi a primeira partida em que o treinador utilizou apenas dois volantes em campo, ótima opção para liberar a criatividade ofensiva, com o apoio de Savinho, Raphinha, Rodrygo e o próprio Igor Jesus, que ocupou o temido cargo de camisa 9 da Seleção Brasileira.
Com o passar do tempo, o Brasil não conseguiu criar oportunidades de perigo, mas o dedo do técnico foi crucial para o triunfo, ao tirar um lateral esquerdo, Abner Vinícius, para colocar o atacante de beirada, Gabriel Martinelli. O jogador do Arsenal fez boas investidas pelo lado esquerdo logo em seus primeiros movimentos em campo e foi o responsável por iniciar a jogada do gol de Luiz Henrique, mais um que entrou no 2º tempo, no lugar de Savinho.
Análises individuais
Mesmo com as surpresas positivas, o treinador mostrou que não mexe nas suas peças “intocáveis”, como Rodrygo, que assume a camisa 10 da seleção, mas não fez uma boa atuação. O capitão Danilo foi outro que não mostrou muitas alternativas táticas à equipe e podia ter dado lugar ao lateral Vanderson, que tem a ofensividade como a sua principal característica, esta que não é muito abordada pelo jogador da Juventus.
Por outro lado, ele apresentou um bom olhar crítico ao sacar Paquetá logo no intervalo do jogo. O atleta do West Ham nunca foi um “intocável” dentro do elenco, mas é tido como uma das peças principais e não tem dado a correspondência positiva dentro de campo. Ele recebeu um amarelo logo aos três minutos de jogo, o que já cria uma insegurança dentro do sistema defensivo da seleção brasileira.
O volante André também não se mostrou muito participativo na partida contra o Chile, com erros técnicos simples e pouca produtividade no meio-campo. O lado positivo é que Bruno Guimarães e Gerson, que entraram no 2º tempo, fizeram boas atuação e firmaram o seu espaço no Brasil, mesmo que no banco de reservas.
Endrick é um outro nome que precisa ser lembrado. Aparentemente, Dorival não pretende usar o jogador do Real Madrid como titular em suas escalações. Mas isso não é problema, já que o escolhido pelo treinador correspondeu dentro de campo e fez o seu gol quando teve a única oportunidade. A grande campanha do Botafogo no Campeonato Brasileiro tem dado sinais positivos à seleção brasileira, assim como era na década de 60.
Próximo compromisso
O próximo desafio do Brasil é na 10ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra a seleção do Peru, na terça-feira (15), , às 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Ao que tudo indica, Dorival deve repetir a mesma escalação, já que ele não tem mostrado muitas inovações no esquema tático da equipe. Mesmo assim, esta será uma ótima oportunidade de provar o seu valor à torcida brasileira.
Leia também:
Brasil conquista hexacampeonato mundial de futsal com vitória emocionante sobre a Argentina
Rafael Nadal anuncia aposentadoria aos 38 anos e se despede do tênis na Copa Davis
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia

Lucas Braga brilha no fim e Vitória arranca empate contra o Fluminense no Maracanã
Time baiano não perde há três jogos e alcançou os cinco pontos na tabela

Papa Francisco: Lula decreta sete dias de luto e políticos baianos homenageiam legado do pontífice
Papa morreu nesta segunda-feira (21) após uma série de complicações respiratórias

Resumo BBB 25 de domingo (20/4): Vitória Strada é eliminada com 54% dos votos e Renata, João Pedro e Guilherme vão à final
Final do programa está oficialmente formada por Guilherme, João Pedro e Renata

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos
Jorge Mario Bergoglio assumiu papado em março de 2013 e adotou nome Francisco em referência a São Francisco de Assis

Autorizado a ir a julgamento, Filipe Martins pede a Moraes para circular livremente por Brasília
Ministro permitiu presença do ex-assessor deBolsonaro no julgamento, que acontece nesta terça-feira (22)

STF reage à revista britânica e defende Alexandre de Moraes: ‘não há crise de confiança’
Revista britânica apontou ministro como detentor de 'poderes excessivos' e mencionou uma suposta 'crise de confiança' na Corte

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista