Pular para o conteúdo
Início » Dom Sérgio da Rocha destaca importância da celebração histórica a São Francisco Xavier

Dom Sérgio da Rocha destaca importância da celebração histórica a São Francisco Xavier

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Padroeiro de Salvador completa 338 anos de consagração nesta sexta-feira (10)

A capital baiana celebra, nesta sexta-feira (10), 338 anos de consagração ao padroeiro da cidade, São Francisco Xavier. Em missa solene realizada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, no Centro Histórico, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, destacou a importância da celebração histórica e religiosa desta data que marca a consagração ao santo.

Dom Sérgio relembrou os momentos árduos durante a pandemia da Covid-19, na qual milhares de católicos se readaptaram com as medidas sanitárias adotadas pelas autoridades de saúde.

“Nossa mensagem é de gratidão e solidariedade, de gratidão a Deus. Por meio de São Francisco Xavier, nós agradecemos todos os esforços que já foram realizados lá no passado, mas também recentemente, por ocasião da pandemia. Nós temos que agradecer muito a Deus, a São Francisco Xavier, a todas as pessoas que de alguma maneira, estiverem empenhadas na solidariedade e no serviço aos enfermos”, declarou Dom Sérgio Rocha em entrevista ao Portal M!.

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil agradeceu à Câmara Municipal de Salvador pelo empenho em tornar São Francisco Xavier padroeiro da cidade após uma epidemia de febre amarela que assolava Salvador. Salvador é uma das poucas cidades do mundo em que uma Câmara Municipal teve participação ativa na escolha do padroeiro, inclusive solicitando o título diretamente ao Vaticano. São Francisco Xavier se tornou padroeiro da cidade após uma manifestação popular pedir às autoridades locais o envio deste pleito ao papa. Na ocasião, Salvador superou duas pestes e os fiéis atribuíram o fato à intercessão do santo, cuja data de nascimento é celebrada em 3 de dezembro.    

“Hoje, queremos renovar essa gratidão a Ele que intercedeu pelos doentes, pela cidade, mas queremos também renovar nosso compromisso a favor da vida e saúde. Temos que continuar a fazer a nossa parte e as autoridades também a sua, para que de fato nosso povo tenha as condições que necessitam”, pontuou.

 

Confira entrevista completa:

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)