Delegada destaca investimentos na Polícia Civil como forma de diminuir diferença entre forças de segurança
Heloísa Brito enfatizou ainda a busca por reajuste salariais aos servidores da Polícia Civil
A delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito, destacou nesta sexta-feira (5), a importância dos novos investimentos, sobretudo para promover a valorização da corporação e diminuir a diferença em relação às demais forças de segurança. Ao Portal M!, a delegada enfatizou que a entrega de novas viaturas à PC demonstra o cuidado com os agentes.
“Para a gente é um marco simbólico, porque para além da entrega dos veículos, o fato de nós estarmos disponibilizando para os nossos servidores, veículos semiblindados demonstra exatamente o nosso cuidado com a proteção dos nossos policiais, que é o nosso maior patrimônio”, enfatizou.
Ao todo, foram entregues 29 viaturas. Destas, 20 são semiblindadas, e ampliarão as ações de inteligência da Polícia Civil no estado. Os automóveis foram entregues pelo vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e pela delegada-geral.
Mais de R$ 5,2 milhões de reais foram investidos nos novos automóveis, destinados aos Departamentos Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DRACO), de Polícia do Interior (DEPIN), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigações Criminais (DEIC), de Polícia Metropolitana (DEPOM) e para as Coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Polícia Interestadual (Polinter).
Além da entrega das novas viaturas, a delegada revelou ainda que os investimentos na Polícia Civil seguirão ocorrendo. Isso porque, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) já autorizou um processo de licitação de compra de mais de 500 novas viaturas, que serão distribuídas em Salvador e no interior do Estado. “Também estamos com esse programa de requalificação das nossas estruturas físicas, já foram 75 entregues, temos mais 70 ainda no processo de licitação e construção”.
Ao todo, o investimento é de R$ 136 milhões, de acordo com a delegada. “Pensando em estruturas já criadas para a nova necessidade da Polícia Judiciária Contemporânea, com estruturas aonde a gente tem o atendimento individualizado, com entrada diferenciada para o custodiado e entrada diferenciada para a vítima. Estruturas físicas informatizadas na forma que a Polícia Civil precisa para rodar as novas tecnologias que estão sendo agregadas, porque esse também é um grande avanço”, disse.
Heloísa lembrou ainda que a Civil, nos últimos anos, tem investido em tecnologia. Como exemplo, a delegada citou que os inquéritos são totalmente digitais. “Foi o primeiro Estado do país a ter interoperabilidade com o Judiciário, ou seja, o inquérito é concluído e de modo digital, com um clique encaminhado ao Judiciário, isso traz muito mais celeridade e eficiência nas nossas investigações”, pontuou.
Ela também ressaltou a mudança de todo o parque tecnológico da Civil, e lembrou da aquisição de 300 fuzis de última tecnologia para os agentes. “Somos uma das poucas polícias civis do Brasil a termos o Fator 1. Um equipamento de proteção, que é um colete e uma pistola de uso pessoal para cada policial civil nosso. Então é um investimento grande que tem sido feito exatamente dando condições mais dignas de trabalho”, observou a delegada-geral.
Reajustes salariais
Além da busca pela oferta de melhores condições de trabalho, Heloísa também falou sobre a busca por reajuste salariais aos servidores da Polícia Civil. Segundo ela, já foi aberto um processo de negociação com o governo estadual, inclusive com reuniões com a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
“Onde as entidades de classe apresentaram as propostas do que elas desejam alcançar. Óbvio que isso é um processo de negociação entre aquilo que o governo também pode pagar. Mas, em todo o momento, o governador de Jerônimo tem se mostrado sensível à causa e nós acreditamos que vamos contar com o empenho, não só dessa dignitária, mas também do nosso secretário de segurança pública, para que a gente possa diminuir esse fosso salarial, mas principalmente colocar Polícia Civil da Bahia dentro das remunerações da média do que existe em nível nacional”, concluiu.
Confira a entrevista na íntegra:
Leia também:
Marcelo Werner diz que trabalha para reduzir criminalidade em festas populares
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Últimas Notícias
Após Matt Gaetz desistir, Trump nomeia Pam Bondi como procuradora-geral dos EUA
Ela é ex-procuradora-geral da Flórida e uma antiga aliada do presidente eleito
‘Ainda Estou Aqui’: Filme brasileiro é confirmado como elegível ao Oscar
Obra ultrapassou marca de um milhão de telespectadores no cinema; veja bilheteria arrecadada
STF pode julgar Bolsonaro e demais indiciados por golpe de Estado em 2025
Após análise das provas, PGR deve apresentar denúncia formal no próximo ano
Votação para 2ª edição do Concurso da Moqueca encerra neste domingo
Avaliação técnica dos pratos finalistas será divulgada no próximo dia 7 de dezembro
Após decisão do Carrefour, ministro sugere não fornecimento de carnes ao grupo no Brasil
Carlos Fávaro endossou posicionamento de entidades e da indústria brasileira do setor
Prefeitura de Salvador divulga lista final de ambulantes cadastrados para festas populares
Mais de 33 mil inscrições foram feitas para principais eventos da capital baiana
PSB-BA faz encontro estadual com prefeitos eleitos nesta sexta-feira
Reunião partidária será, às 9 horas, no auditório do Quality Hotel, no bairro do Stiep, em Salvador
Prazo para comissão discutir novo acordo sobre Marco Temporal é prorrogado para 2025
Inicialmente, a comissão teria seu trabalho encerrado em dezembro
Caetano diz que capacitação e geração de emprego e renda serão prioridade em Camaçari: ‘Agenda importantíssima’
Conforme o petista, estão sendo realizadas reuniões para elaborar a programação das ações
Fiocruz emite alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
Dados apontam que as hospitalizações estão apresentando tendência de queda ou estabilização na maior parte do país