Pular para o conteúdo
Início » Cursos de audiodescrição e braille gratuitos em Salvador têm inscrições abertas nesta segunda

Cursos de audiodescrição e braille gratuitos em Salvador têm inscrições abertas nesta segunda

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Ambos darão aos participantes direito a certificado de conclusão

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promoverá dois cursos gratuitos voltados para a acessibilidade, sendo um deles de audiodescrição e o outro de braille. Ambos estarão com inscrições abertas a partir de segunda-feira (26) e darão aos participantes direito à certificado de conclusão. As inscrições para o curso de audiodescrição podem ser feitas até o dia 1º de março, por meio do site

As aulas começam no dia 5 de março e vão até 23 de abril, sempre às terças-feiras, das 8h às 12h, na sede do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), no bairro de Nazaré.

A audiodescrição é um recurso de tecnologia assistida que permite que as pessoas cegas e com baixa visão tenham acesso às informações das imagens que estão no ambiente virtual. A ferramenta descreve todas as imagens de maneira acessível em diferentes modalidades, a exemplo de texto, QR Code e áudio.

Durante o curso, os inscritos irão aprender, por exemplo, a fazer a descrição de cards e demais imagens estáticas para as redes sociais. A carga horária será 40h.

Já as inscrições para o curso de braille poderão ser feitas até o dia 2 de março, por meio do site
 
As aulas começam no dia 6 de março e vão até 15 de abril. As atividades ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 8h às 12h, também na sede do Comped, em Nazaré.

Os alunos irão aprender sobre a origem do Braille, alfabeto, regras para a escrita, pontuação e outros sinais gráficos.

Além desses dois cursos, a Sempre planeja realizar outros voltados para a promoção da acessibilidade, a exemplo do de Soroban, instrumento de cálculo utilizado por cegos; Orientação e Habilidade, direcionado para que profissionais de turismo sejam capacitados a guiar pessoas com deficiência nos pontos turísticos, e o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), este último previsto para a primeira semana de abril.

 

Leia também:

Povoado de Paulo Afonso tem chuva de granizo em meio a ventania 

Popó x Bambam: tetracampeão nocauteia ex-BBB em 36 segundos 

Polícia Federal diz que identificou um suspeito da tentativa de invasão do Alvorada 

Marcações:
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)