Confira as principais notícias desta segunda-feira, 15 de Setembro
Comece o dia por dentro dos fatos: veja os principais acontecimentos que marcam Salvador, a Bahia, o Brasil e o mundo
Portal M
Mais uma semana começando e, nesta segunda-feira (15), o Portal M! destaca uma pesquisa recente do Datafolha revelou que a maioria dos brasileiros rejeita a ideia de conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo projeto está em tramitação no Congresso. Além disso, tem todos os detalhes da ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra bancos virtuais e o início do cadastramento de ambulantes para festas populares de Salvador no próximo ano.
Maioria rejeita anistia para Bolsonaro, aponta Datafolha
Pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (13), revelou que 54% dos brasileiros são contra a aprovação de uma anistia pelo Congresso Nacional para livrar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da condenação por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Outros 39% se disseram favoráveis, 2% se declararam indiferentes e 4% não souberam responder. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 9 de setembro, ouvindo 2.025 eleitores em 113 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com o instituto, a pesquisa ocorreu em meio ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou Bolsonaro por quatro votos a um. Os ministros o consideraram culpado pelos crimes de golpe de Estado, organização criminosa, abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Lula acusa EUA de tentar garantir impunidade a Bolsonaro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou, neste domingo (15), um artigo no jornal norte-americano The New York Times em que acusou o governo dos Estados Unidos de agir para garantir “impunidade” ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro foi citado por Lula como beneficiário das medidas econômicas e diplomáticas recentes do governo americano.
Segundo o presidente brasileiro, a imposição de tarifas de 50% sobre produtos nacionais e a aplicação da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras configuram uma retaliação política com o objetivo de proteger o ex-mandatário. “O governo dos Estados Unidos está usando as tarifas e a Lei Magnitsky para buscar impunidade para Jair Bolsonaro, que orquestrou um golpe de Estado malsucedido em 8 de janeiro de 2023”, escreveu.
Presidente defende soberania e rebate críticas de Trump
No artigo, Lula se dirigiu diretamente ao presidente americano, Donald Trump, afirmando que o Brasil está aberto ao diálogo econômico, mas não aceita negociar sua democracia e soberania. “Estamos prontos para negociar qualquer medida que traga benefícios mútuos. Mas a democracia e a soberania brasileira não estão na mesa”, destacou.
Lula também rebateu críticas feitas por Trump e pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que classificaram o julgamento de Bolsonaro como “caça às bruxas”. Segundo ele, as investigações do 8 de janeiro revelaram um plano para assassiná-lo, além do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes.
Além disso, o chefe do Executivo defendeu o Pix como ferramenta de inclusão financeira e rejeitou acusações de práticas desleais no comércio digital. Para Lula, “é desonesto chamar a regulação de censura, especialmente quando está em jogo a proteção das famílias contra fraudes, desinformação e discurso de ódio”.
MP-BA aciona PicPay e Banco Original por abusos contra clientes
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com uma ação civil pública contra o PicPay e o Banco Original S/A. De acordo com as acusações, as instituições financeiras realizaram práticas abusivas contra consumidores. A ação foi protocolada, no último dia 4, pela promotora de Justiça Joseane Suzart.
Entre as irregularidades apontadas estão inclusão indevida de clientes em cadastros de inadimplência, dificuldade para cancelamento de contas, débitos cobrados em duplicidade e redução injustificada do limite de crédito. O MP-BA também destacou tarifas excessivas e ausência de suporte efetivo no atendimento.
De acordo com o órgão, as práticas geraram dívidas desproporcionais e transtornos aos clientes, que relataram ainda a recorrente dificuldade para cancelar cartões de crédito. A ação busca garantir a reparação aos consumidores e a correção das falhas nos serviços prestados.
Justiça condena escola de Camaçari a pagar horas extras a professora
A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) decidiu que uma escola particular de Camaçari deverá pagar horas extras a uma professora por atividades realizadas fora de sua jornada regular. A decisão reformou sentença da 5ª Vara do Trabalho do município, que havia rejeitado o pedido da docente.
No processo, a professora relatou que ministrou três aulas de revisão, com duas horas cada, além de participar de um aulão do Enem, com duração de quatro horas, sem que houvesse registro ou pagamento pelas atividades. No total, reivindicou o reconhecimento de dez horas extras.
O desembargador Luís Carneiro, relator do caso, destacou que, por ser horista, a escola deveria manter controle mais detalhado da jornada de trabalho, especialmente por possuir cerca de 200 funcionários. A decisão teve o voto do desembargador Marcelo Prata e da juíza convocada Alice Braga. A instituição ainda pode recorrer.
Salvador abre inscrições para ambulantes em festas populares
A Prefeitura de Salvador inicia, nesta terça-feira (16), o cadastramento de ambulantes interessados em trabalhar nas principais festas populares da cidade. O processo, realizado de forma totalmente online, ficará aberto até 23h59 do dia 16 de outubro.
As inscrições valem para eventos como o Festival Virada, Lavagem do Bonfim, Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá, os circuitos de pré-carnaval (Fuzuê, Furdunço e Pipoco) e o Carnaval de Salvador. O candidato pode se inscrever em mais de uma festa, desde que realize cadastros separados, mantendo a mesma categoria de participação anterior.
Todos os inscritos serão avaliados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) com base em critérios sociais e profissionais, incluindo residência em Salvador, experiência em eventos nos últimos cinco anos, certificados de capacitação, condição de chefe de família monoparental feminina, idade ou aposentadoria. Em caso de empate, será escolhido o candidato mais velho, mas se persistir a igualdade, haverá sorteio eletrônico.
Tarcísio reforça lobby em Brasília por anistia a Bolsonaro
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), retorna, nesta segunda-feira (15), a Brasília para intensificar as articulações pela aprovação do projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A movimentação ocorre após a condenação de Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Além de Bolsonaro, outros sete réus foram sentenciados por crimes como golpe de Estado, organização criminosa, abolição do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A condenação reforçou a pressão de aliados para acelerar a votação do projeto no Congresso.
Em declaração, Tarcísio afirmou que Bolsonaro e os demais condenados foram vítimas de uma sentença “injusta e com penas desproporcionais”. Para analistas, a defesa da anistia representa um dilema político para o governador, que busca se consolidar como herdeiro do bolsonarismo e possível candidato à Presidência em 2026.
“Careca do INSS” é convocado pela CPMI e abandona mansão milionária
A CPMI do INSS marcou para esta segunda-feira (15), às 16h, o depoimento presencial do empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. A presença foi negociada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, desobrigá-lo de comparecer, embora tenha deixado a possibilidade aberta.
Segundo as investigações, Antunes atuava como intermediário no esquema, recebendo recursos debitados indevidamente e repassando parte a servidores do INSS, familiares e empresas ligadas a eles. O empresário nega as acusações.
Paralelamente, Antunes abandonou a construção de uma mansão avaliada em até R$ 12 milhões no Lago Sul, em Brasília, após a deflagração da Operação Sem Desconto, em abril. O imóvel, apelidado por vizinhos de “Monstrengo” devido ao porte e à arquitetura, tinha projeto de cinco suítes, piscina, academia, salão de jogos, adega e garagem para 14 carros. Preso preventivamente na última sexta-feira (12), Antunes é acusado de risco de fuga e ocultação de patrimônio.
Republicanos cobra privatização dos Correios ao governo federal
O Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (PB), intensificou a pressão sobre o governo federal para que avance a privatização dos Correios. A cobrança ganhou reforço do presidente nacional da legenda, deputado federal Marcos Pereira (SP), que criticou a situação financeira da estatal.
Segundo Pereira, a empresa enfrenta um rombo bilionário superior a R$ 4 bilhões. “Os Correios precisam ser privatizados! Estou batendo nessa tecla há muito tempo, e não é por acaso. Apesar do prejuízo, o governo Lula finge que está tudo bem. O Congresso já fez a sua parte ao autorizar a privatização”, declarou.
A manifestação do partido ocorre em meio à notificação enviada, na última segunda-feira (8), ao presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Paralelamente, uma comissão do Senado determinou a abertura de investigação detalhada sobre suposta má gestão da estatal, diante do déficit acumulado nos últimos anos.
Jau e Olodum animam Lavagem de Madeleine em Paris
A edição de 2025 da Lavagem de Madeleine, em Paris, foi marcada por shows, cortejos e celebrações religiosas, reunindo milhares de pessoas. O evento se consolidou como um dos maiores encontros culturais da diáspora brasileira no mundo.
No último dia, o cortejo partiu da Praça da República em direção à Igreja de Madeleine. As escadarias do local foram lavadas em uma cerimônia conduzida pelo babalorixá Pai Pote, do terreiro Ilê Axé Ojú Onirê, de Santo Amaro da Purificação.
Após a celebração religiosa, o público acompanhou apresentações de dança, DJs e shows, com destaque para o cantor Jau e o grupo Olodum. Também se apresentaram Armandinho Macêdo, Ana Mametto e a Banda Querô, formada por jovens do Instituto Arte no Dique, de Santos. A homenagem deste ano foi dedicada à cantora Preta Gil e à jornalista Wanda Chase, que trabalhava na Bahia, personalidades brasileiras ligadas à festa desde sua criação.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses
Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal
Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana
Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais
Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos
Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso
Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro
Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas