header1_bg
1__BANNER_728x90
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_728x90___APP_ALBA_1_2
BANNER_CAPITAL_728x90___SAO_JOAO_2024
BANNER_728x90___BRT_LAPA
BANNER_728x90___E_LAURO__E_TRABALHO
1__BANNER_728x90
Pular para o conteúdo
Início » Com pedidos de justiça pela morte do cão Joca, tutores fazem manifestações em aeroportos

Com pedidos de justiça pela morte do cão Joca, tutores fazem manifestações em aeroportos

banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
banner_portal_noticias__1_Milhao_de_Amigos_osid___1140x130px
2__BANNER_1140x130___CUIDANDO_DE_VOCE (1)

Em Salvador, os tutores levaram os cachorros para protestar pela falta de segurança no transporte de animais em voos no Brasil

Tutores de cachorros, movimentos de defesa do direito dos animais, políticos ligados à causa e Organizações Não Governamentais (ONGs) em defesa dos animais realizaram protestos em diversos aeroportos, na manhã deste domingo (28), em memória ao Golden Retriever Joca, que morreu na última segunda-feira (22), após ser enviado por engano pela empresa aérea Gol para um destino diferente de seu tutor.

Em São Paulo, os atos ocorrem nos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas. Além das manifestações na capital paulista, estão previstos atos em outras 11 cidades.

Em Salvador, os tutores levaram os cachorros para protestar pela falta de segurança no transporte de animais em voos no Brasil.

Entenda

O golden retriever Joca embarcou, na última segunda (22), de Guarulhos para o aeroporto de Sinop, no Mato Grosso, onde encontraria seu tutor. Porém, o pet acabou sendo levado para Fortaleza, no Ceará, devido ao que a empresa Gol Linhas Aéreas definiu como uma falha operacional.

Após ser informado do erro quando desembarcou em Sinop, o tutor de Joca, o engenheiro João Fantazzini, optou pro regressar ao Aeroporto de Guarulhos para se encontrar com o bichinho, que foi posteriormente alocado em uma aeronave na capital cearense com destino a São Paulo.

Segundo João, o veterinário do golden retriever havia dado um atestado indicando que o animal estava apto a viajar pelo período de duas horas, mas com a falha da companhia aérea, o cão Joca ficou mais de sete horas no trajeto. O cachorro chegou morto ao aeroporto de Guarulhos.

Governo prevê nova política para transporte

Em reunião realizada nesta quinta-feira (25), em Brasília, foi dado o primeiro passo para a criação da chamada Política Nacional de Transporte Aéreo de Animais – PNTAA, a qual o governo pretende lançar ainda no primeiro semestre de 2024.

O encontro promovido pelo Ministério dos Portos e Aeroportos e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) contou com a presença de interlocutores da GOL, Latam e Azul, além da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).

Na sessão, ficou definido que a Anac irá conduzir uma consulta pública para angariar sugestões da sociedade para aprimorar a Portaria nº 12.307/23, referente às regras para transportes de animais por meios aéreos.

As companhias também enviarão suas contribuição em um prazo de 10 dias.

Veja video:

 

Leia também:

Marta quer disputar Paris-2024, mas prevê aposentadoria da seleção brasileira 

Integrantes da SSP e personalidades são agraciados com medalha Amigo da PM 

Concursos públicos de Vitória da Conquista terão cotas raciais 

Marcações:

Política