CNU 2025 ultrapassa 100 mil inscritos em menos de 24h; veja como participar

Para participar do processo, é necessário ter uma conta ativa no Gov.br e informar o número do Cadastro de Pessoa Física


Redação
Redação 03/07/2025 20:20 • Cidades
CNU 2025 ultrapassa 100 mil inscritos em menos de 24h; veja como participar - Tânia Rêgo/Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025 recebeu 100.070 inscrições nas primeiras 23 horas após a abertura do prazo, na terça-feira (2), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A inscrição deve ser feita pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV) até as 23h59 de sábado (20), no horário oficial de Brasília.

O número total de candidatos será confirmado após domingo (21), quando se encerra o prazo para o pagamento da taxa de R$ 70. Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem solicitar a isenção até segunda-feira (8).

Inscrição exige conta no Gov.br e CPF válido

Para participar do processo, é necessário ter uma conta ativa no Gov.br e informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O sistema exige ainda que o candidato escolha apenas um dos nove blocos temáticos, podendo selecionar diferentes cargos dentro desse mesmo bloco. É obrigatório indicar a ordem de preferência pelas ocupações oferecidas.

Também é necessário escolher a unidade da federação e a cidade onde realizará a prova, informação que não poderá ser modificada. O participante deve assinalar “SIM” se desejar concorrer a vagas reservadas para pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas, ou se precisar de atendimento especializado ou desejar ser tratado por nome social. A documentação para comprovação dessas condições deve ser enviada até sábado (20).

Faz parte da inscrição o preenchimento de um questionário socioeconômico, que não será usado como critério de seleção ou eliminação. Ao concluir essa etapa, o candidato precisa concordar com os termos do edital para concluir sua inscrição e gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser paga até domingo (21).

A primeira edição do CPNU, realizada em agosto de 2024, teve 2.114.145 inscritos. Contudo, apenas 970.037 compareceram aos dois dias de aplicação das provas. A proposta do governo é centralizar os concursos públicos federais em um exame unificado, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Vagas, etapas e estrutura do concurso

A edição de 2025 do CPNU oferece 3.652 vagas distribuídas entre 32 órgãos públicos federais. A estrutura do concurso prevê provas em duas fases: a primeira, com questões objetivas, será aplicada em outubro; a segunda, com questões dissertativas, está prevista para dezembro, apenas para os aprovados na primeira etapa.

Os candidatos devem acompanhar o cronograma pelo site da FGV, onde também estão disponíveis o edital unificado e demais orientações sobre os blocos temáticos. Cada bloco agrupa cargos semelhantes, permitindo que o participante escolha diferentes opções dentro do mesmo eixo.

MPF pede suspensão do CNU

O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Distrito Federal a suspensão imediata do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025. O pedido foi motivado por falhas relacionadas ao sistema de cotas raciais, mantidas mesmo após a publicação da Lei nº 15.142/2025, que atualiza as normas sobre reserva de vagas.

O edital, divulgado no dia 30 de junho, menciona a ampliação do percentual de cotas. No entanto, segundo o MPF, a proposta repete problemas da edição anterior e compromete a segurança jurídica de candidatos cotistas. Entre os pontos citados, está a ausência de clareza sobre os critérios de sorteio de vagas quando o número de cargos ofertados é inferior ao mínimo exigido por lei.

“Há previsão para sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas for inferior ao mínimo legal”, afirmou o MPF. O órgão ressalta que o edital não apresenta mecanismos de controle externo nem critérios transparentes, o que enfraquece a efetividade da política de cotas.

Outro ponto de contestação é a ausência de cadastro de reserva proporcional por modalidade de cota, o que, segundo o MPF, impede o monitoramento da convocação dos candidatos. Além disso, o documento estabelece que as decisões das comissões de heteroidentificação são definitivas, sem possibilidade de recurso.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição


Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio -
Política 02/02/2026 às 23:00

Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)


Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km -
Negócios 02/02/2026 às 22:30

Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km

A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento


Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho -
Cultura 02/02/2026 às 22:02

Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho

O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval