Ciclo de palestras debate papel da mulher na educação e combate à violência
Evento destaca temas como liderança, segurança e saúde feminina na rede municipal de ensino
Jefferson Peixoto/PMS
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) deu início, nesta última segunda-feira (10), ao evento Café com Prosa: Ciclo de Palestras Mulheres da Educação Municipal, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado (8). A programação, que se estende até quinta-feira (13), promove debates sobre o papel das mulheres na educação e questões essenciais como combate à violência, liderança e saúde feminina.
Combate à violência
A primeira palestra do ciclo teve como tema “Combate à Violência Estrutural contra a Mulher”, abordando desafios enfrentados no ambiente escolar e a necessidade de políticas públicas eficazes. O evento, realizado no auditório do Centro de Formação Emília Ferreiro, no bairro Costa Azul, reuniu cerca de 200 participantes, entre professores, gestores e especialistas da área educacional.
Estiveram presentes na abertura o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, e a subsecretária Isabela Cabral, além da titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.
Valorização da mulher na educação
Durante seu discurso, Thiago Dantas ressaltou a predominância feminina na rede municipal de ensino e a importância do evento como forma de reconhecimento e valorização.
“Nós sabemos que a Smed é composta predominantemente por mulheres, algo em torno de 90%. Nada melhor que aproveitar o Dia Internacional da Mulher para promover essa semana inteira de homenagem, reconhecimento e valorização dessas mulheres que atuam o ano inteiro em busca da construção de uma educação de qualidade para Salvador”, afirmou o secretário.
A idealizadora do Café com Prosa, subsecretária Isabela Cabral, destacou a proposta do evento de criar um ambiente inclusivo para debater questões femininas dentro da educação. “Projetamos uma semana de palestras múltiplas com públicos variados, porque nossa rede é muito grande. Nosso intuito é contemplar todos os segmentos e motivar o aprendizado dos conteúdos de uma forma lúdica e prazerosa”, explicou Cabral.
Violência estrutural e impacto na educação
A primeira palestra foi ministrada por Jussara Souza, delegada aposentada da Polícia Civil e especialista em gestão social com foco em segurança e cidadania. Ela enfatizou a necessidade de olhar para as causas da violência contra a mulher, e não apenas para suas consequências.
“Quando falamos de segurança, precisamos pensar nas causas e não apenas nas consequências. A educação é sempre apontada como solução da questão da violência, porque educar significa mudar comportamento. Sabemos do desafio enorme que as professoras enfrentam no dia em sala de aula”, pontuou Souza.
A palestra gerou reflexões entre os participantes, incluindo o educador Maurício Dias, de 29 anos, um dos poucos homens no evento. “É um privilégio estar aqui participando de um grupo formado, em sua maioria, por mulheres. Uma honra aprender tanto com elas”, declarou.
Palestras abordam saúde, liderança e questões sociais
O ciclo de palestras ministradas pela Smed segue até quinta-feira (13), sempre a partir das 9h, com temas que ampliam a discussão sobre a presença feminina na educação e na sociedade.
- Terça-feira (11): “Mulheres na Liderança” – ministrada pela professora Neurilene Martins Ribeiro, doutora em Educação pela Uneb.
- Quarta-feira (12): “Ginecologia na Saúde Feminina” – conduzida pela ginecologista e psicanalista Patrícia Maria Almeida.
- Quinta-feira (13): “No Mando do Silêncio: A atuação socializadora da mulher negra na casa colonial” – com a professora Yeda Pessoa de Castro, doutora em Etnolinguística e Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire.
A titular do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional da Smed, Marlene Machado, reforçou a importância das palestras como ferramentas de conscientização e mudança. “As palestras que vamos realizar serão importantes momentos de troca. A gente tem que discutir com órgãos de todas as esferas, nas escolas e em todos os lugares”, afirmou Machado.
Já a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, enfatizou que o mês de março deve ser um período de reflexão e fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. “É hora de reforçar as nossas políticas públicas e buscar garantir a atenção a mulher o ano inteiro. Nós estamos atuando para combater todo e qualquer tipo de violência”, destacou Lordêlo.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos
Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro
Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade