Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia
Paulo Pinto/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste sábado (19), um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas que devem ocorrer entre a manhã deste sábado e as 10h do domingo (20), afetando grande parte do território brasileiro. A previsão é de chuvas de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h, dependendo da localidade.
O aviso de chuva intensa cobre todas as regiões do país e impacta diretamente os Estados de Santa Catarina e Paraná, na região Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, na região Sudeste. No Centro-Oeste, o alerta inclui Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A região Norte também está no radar, com destaque para Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre.
Ainda segundo o Inmet, o alerta também se estende para áreas dos Estados do Tocantins e Pará, na região Norte, da Bahia, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, no Nordeste, e do Rio Grande do Sul, no Sul do país. Apesar de o risco ser considerado baixo para interrupção no fornecimento de energia elétrica, há possibilidade de quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Alerta laranja traz riscos mais severos em estados do Centro-Sul
Além do aviso amarelo, o Inmet também divulgou um alerta laranja, de “perigo”, com grau mais elevado de severidade. Esse segundo alerta foi emitido na sexta-feira, 18, e é válido, pelo menos, até as 13h deste sábado.
Esse aviso abrange todo o Estado de Mato Grosso do Sul, além de partes de Mato Grosso, Paraná e São Paulo, incluindo municípios do oeste paulista, como Presidente Prudente, Dracena e Presidente Venceslau. De acordo com o instituto, há risco de chuvas de até 100 mm por dia e ventos de até 100 km/h.
O alerta destaca a possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, conforme indicado pelo Inmet.
Na capital paulista, a manhã deste sábado começou com céu nublado e temperaturas em torno de 18ºC, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). A previsão é de melhora nas condições durante a manhã, com a dissipação das nuvens e elevação das temperaturas até 25ºC.
No entanto, com a aproximação de uma frente fria e áreas de instabilidade, são esperadas pancadas de chuva moderadas a fortes a partir da tarde e à noite. O CGE destaca que essa condição “deixa o tempo instável e chuvoso com a ocorrência de trovoadas, raios, rajadas de vento, o que poderá causar queda de árvores durante as precipitações”, explicou o centro.
Além das chuvas previstas para hoje, o solo ainda está encharcado devido às precipitações da sexta-feira. Por esse motivo, o CGE alerta para riscos adicionais de novos alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e até mesmo deslizamentos de terra em áreas vulneráveis.
Neste mês de abril, a cidade de São Paulo já acumulou 108,2 mm de chuva, o que representa 66% acima da média histórica para o mês, de acordo com dados do próprio CGE.
Recomendações do serviço de meteorologia
O Inmet recomenda que a população siga orientações de segurança em caso de tempestades, como evitar áreas alagadas, desligar aparelhos eletrônicos em caso de raios e buscar abrigo seguro em caso de ventos fortes. O instituto também orienta que eventuais emergências sejam informadas à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar