Chuvas intensas e ventos de 100 km/h: 64 cidades da Bahia em alerta máximo

Estado amanheceu, nesta terça-feira (8), sob dois níveis de alerta emitidos pelo Inmet com destaque para áreas do Sul, Extremo-sul e RMS


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 08/04/2025 13:09 • Cidades
Chuvas intensas e ventos de 100 km/h: 64 cidades da Bahia em alerta máximo - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A Bahia amanheceu, nesta terça-feira (8), sob dois níveis de alerta emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com destaque para áreas do Sul, Extremo-sul e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ao todo, 64 municípios baianos estão sob risco de chuvas intensas, com possibilidade de alagamentos, deslizamentos de terra e ventos fortes.

Chuvas na capital e interior da Bahia

No Estado, as cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e outras localidades do Sul e o Extremo-sul da Bahia estão incluídas em dois tipos de aviso meteorológico: um alerta laranja, que indica perigo para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h em regiões como Porto Seguro; e um alerta amarelo, que representa risco potencial para chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com baixa possibilidade de desastres.

Segundo o Inmet, os temporais podem causar transtornos, especialmente em áreas com solo já encharcado. Por isso, a recomendação é para que moradores evitem enfrentar áreas alagadas, busquem abrigo em locais seguros e acionem os serviços de emergência em caso de risco, através dos números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Entre as cidades sob alerta amarelo estão Ilhéus, Itacaré, Valença, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Vera Cruz, Itaparica, Nazaré, Camamu, Uruçuca, Camacan e muitas outras. A previsão se estende até às 10h da quarta-feira (9), podendo ser renovada conforme as condições do tempo. O Sul e o Extremo-sul baiano estão sob influência do alerta laranja, que envolve volumes mais significativos de precipitação – até 100 milímetros por dia – e ventos intensos. Nessas áreas, o risco de alagamentos e transbordamentos de rios é mais elevado.

Outras regiões também em alerta

O fenômeno que atinge a Bahia também tem reflexos em outras regiões do país. O alerta laranja emitido pelo Inmet abrange diversos estados do Sul, Norte e Nordeste. No Sul, há preocupação com volumes de chuva mais expressivos e risco de tempestades severas. O Rio Grande do Sul, por exemplo, deve registrar acumulados entre 60 e 70 milímetros, com possibilidade de picos acima dos 75 milímetros. No norte do Estado e em Santa Catarina, são esperados acumulados de até 60 milímetros e rajadas de vento superiores a 50 km/h.

No Norte e Nordeste, além da Bahia, há alerta para estados como Amapá, Pará, Maranhão e Ceará, que também podem enfrentar chuvas intensas e ventos fortes. Nessas regiões, os acumulados previstos são semelhantes aos da Bahia, com riscos pontuais de deslizamentos e inundações.

Além do alerta laranja, o Inmet mantém ao menos quatro avisos amarelos ativos nesta terça-feira para áreas do Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o que indica que as instabilidades climáticas seguem generalizadas em diversas partes do Brasil. A empresa de meteorologia TempoOk também reforça a previsão de chuvas volumosas principalmente na região Sul do país, com ênfase para o Rio Grande do Sul, onde a situação é monitorada com atenção por órgãos estaduais e federais.

Cuidados

Diante do cenário, a orientação das autoridades é para que a população acompanhe os boletins oficiais e evite deslocamentos desnecessários durante os períodos de chuva intensa. Em áreas de risco, o monitoramento das condições climáticas deve ser constante, e qualquer sinal de deslizamento, rachaduras no solo ou inundações deve ser comunicado imediatamente à Defesa Civil local.

Com a aproximação do outono, fenômenos meteorológicos como frentes frias e zonas de convergência tendem a ganhar força, tornando os alertas ainda mais relevantes nos próximos dias. A atuação conjunta entre os órgãos municipais, estaduais e federais será fundamental para garantir a segurança das comunidades afetadas.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF -
Política 02/02/2026 às 16:58

Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF

Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário


Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026 -
Política 02/02/2026 às 16:31

Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026

Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas


Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste -
Cidades 02/02/2026 às 15:59

Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste

Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos


Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro -
Cidades 02/02/2026 às 15:27

Rio Vermelho além da Festa de Iemanjá: histórias, curiosidades e perfil de quem vive no bairro

Bairro que abriga a maior celebração à Rainha do Mar combina tradição, moradores antigos e um jeito de viver que cria laços e identidade


Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026 -
Política 02/02/2026 às 14:42

Bruno Reis apresenta balanço do segundo mandato com 239 entregas e metas para 2026

Prefeito detalha ações em bairros, obras estruturantes e investimentos em áreas estratégicas durante abertura do ano legislativo em Salvador


Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’ -
Política 02/02/2026 às 14:11

Marta Rodrigues nega traição a Coronel e critica gestão de Bruno Reis: ‘Falta de planejamento’

Vereadora petista nega exclusão de senador da chapa majoritária e critica retrocessos na limpeza urbana, asfalto e transporte público da capital


STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis -
Política 02/02/2026 às 13:40

STF abre Ano Judiciário de 2026 com Lula, chefes do Congresso e foco em julgamentos sensíveis

Cerimônia marca retomada das atividades da Corte em meio a críticas, investigações sensíveis e julgamentos de grande impacto nacional


Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes -
Política 02/02/2026 às 13:09

Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes

Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar


Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’ -
Política 02/02/2026 às 12:38

Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’

Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar


MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026 -
Política 02/02/2026 às 12:07

MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026

Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral