Censo 2022: Brasil tem 7,6 mil comunidades quilombolas
Levantamento indica mais de 8,4 mil localidades em 1,7 mil municípios

Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (19), indicam que a população quilombola no país era formada por 7.666 comunidades que habitavam 8.441 localidades em 25 unidades da Federação. Esse conjunto soma 1,3 milhão de pessoas. Os dados fazem parte de mais um suplemento do Censo 2022. As informações são da Agência Brasil.
O IBGE explica que algumas das comunidades são formadas por integrantes em mais de uma localidade. Isso justifica o fato de haver 775 mais agrupamentos do que comunidades. O gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do (IBGE), Fernando Damasco, explica que o pertencimento às comunidades está relacionado a “questões étnicas, históricas e sociais”.
“A localidade é o lugar onde tem aglomeração de pessoas. Já a comunidade expressa o vínculo étnico e comunitário que extrapola a localização espacial”, descreve.
O pesquisador ressalta que um dos motivos de comunidades estarem representadas em mais de um espaço geográfico passa pela história de resistência ao racismo e à violência.
“De fato, essas comunidades foram obrigadas, em muitas situações, a se dispersarem espacialmente e darem origem a essa diversidade de localidades”.
Metodologia do Censo 2022
O Censo 2022 é o primeiro em que os recenseadores coletaram informações específicas de pessoas quilombolas, descendentes de agrupamentos que resistiam à escravidão. Para classificar uma pessoa como quilombola, o IBGE levou em consideração a autoidentificação dos questionados, não importando a cor de pele declarada. As comunidades também foram informadas pelos próprios integrantes.
As localidades foram classificadas pelo instituto como “lugares do território nacional onde existe um aglomerado permanente de habitantes quilombolas e que estão relacionados a uma comunidade quilombola e contam com, no mínimo, 15 pessoas declaradas quilombolas cujos domicílios estão a, no máximo, 200 metros de distância uns dos outros”.
A observação geográfica revela que a maior parte das localidades está na Região Nordeste. São 5.386, ou seja, 63,81% do total. Em seguida figuram Sudeste (14,75%) e Norte (14,55%). As regiões Sul (3,60%) e Centro-Oeste (3,29%) fecham a lista.
Estados com mais quilombolas
O Maranhão é o estado com mais localidades quilombolas: 2.025, o que equivale a 23,99% do total do país. Em seguida, aparece a Bahia, com 1.814. Apesar de ser segunda no ranking, o estado baiano é o que tem maior população quilombola, 397 mil pessoas.
Minas Gerais tem 979 registros, à frente do Pará (959). Apenas Acre e Roraima não registram localidade quilombola. O Distrito Federal tem três. Apenas 15% das localidades (1,2 mil) ficam em territórios oficialmente reconhecidos pelo Estado.
Dos 20 municípios com mais localidades quilombola, 11 são maranhenses. As duas cidades com maior presença são Alcântara/MA (122) e Itapecuru Mirim/MA (121). A única capital que aparece no ranking é Macapá, no Amapá, na 14ª posição, com 56 registros. Em todo o país, 1,7 mil municípios têm presença quilombola.
Leia também:
Censo 2022 revela que população do Brasil envelhece cada vez mais rápido
Redação
Mais Lidas
Cidades
Salvador amplia Bolsa-Atleta em 2025 com mais bolsas e novas modalidades
Bahia tropeça em casa e segue sem vencer no Brasileirão 2025
Vitória arranca empate do Atlético-MG, mas segue sem vencer no Brasileirão
Últimas Notícias

PRF na Bahia lança Operação Semana Santa 2025 com foco em segurança e redução de acidentes
PRF estima um aumento de 15% no fluxo de veículos durante o feriado em relação a fim de semana comum

Passageiros do metrô de Salvador ganham app com recarga via Pix e informações sobre trajeto em tempo real
Aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS, e permite localizar estações e terminais com uso da geolocalização

Cientista alerta para risco de extinção em massa causada por mudanças climáticas
Diretor da University College London detalha impacto do aumento da temperatura na biodiversidade e saúde humana

Katy Perry no espaço: saiba como foi a missão espacial histórica com tripulação exclusivamente feminina
Cantora integra voo da empresa de Jeff Bezos ao lado de outras cinco mulheres e canta no espaço em homenagem ao coletivo feminino

Derrota de Marina Silva expõe crise na Rede: grupo ligado a Heloísa Helena assume comando do partido
Conflito antigo entre lideranças marca novo capítulo na disputa por rumos e estratégia da legenda ambientalista

Projeto ‘Liberdade Procurada’ analisa 13 mil mandados e evita prisões indevidas na Bahia
Estudantes de Direito atuam na análise de mandados prescritos, ajudando a prevenir violações de direitos e impactos no sistema prisional

Armas apreendidas de Anderson Torres podem ser destruídas ou doadas, diz Polícia Federal
Armamentos — uma pistola 9 mm e um revólver calibre .357 — foram apreendidos em 10 de janeiro de 2023

ACM Neto responsabiliza Jerônimo por morte de jovem da Engomadeira e critica segurança pública na Bahia: ‘Até quando?’
Ana Luiza, de 19 anos, foi atingida por uma bala perdida no bairro da Engomadeira, em Salvador, enquanto voltava do mercado

Especialista destaca força do marketing digital e diz que presença online é ‘indispensável’ para empresas
Ao Portal M!, Otávio Marinho destacou que marketing digital se firmou como elemento central na comunicação contemporânea

Grupo San confirma Ivete Sangalo e Claudia Leitte como atrações da Micareta São Paulo
Evento está marcado para o dia 18 de junho, véspera do feriado de Corpus Christi, na capital paulista