Caravana Bahia Sem Fogo amplia atuação e capacita novos municípios em 2025
Iniciativa da Sema amplia capacitação e prevenção contra incêndios em regiões críticas
Matheus Lemos/Ascom Sema
A Caravana do Bahia Sem Fogo iniciou suas atividades, nesta segunda-feira (31), com uma ampliação significativa no número de municípios atendidos. Em 2025, a ação percorrerá dez novas localidades, conforme deliberações do Grupo de Trabalho (GT) realizadas na última quarta-feira (26) na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia.
O programa, consolidado no ano anterior como uma importante estratégia de prevenção e combate a incêndios florestais, tem como foco promover ações educativas e capacitação das brigadas. Em 2024, a caravana percorreu diversas regiões da Bahia e sensibilizou mais de 20 mil pessoas. Para este ano, o objetivo é expandir essa atuação, especialmente na região da Bacia do Corrente, abrangendo os municípios de Correntina, Jaborandi, Cocos, Coribe e Santa Maria da Vitória.
Na região do Extremo Sul, o número de municípios atendidos passa de quatro para nove, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado. A expectativa é alcançar 46 municípios até o final do ano, com atuação destacada nas regiões prioritárias: Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul.
Planejamento estratégico e novas ferramentas
De acordo com Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do GT, o planejamento estratégico visa garantir eficiência e aprimorar as práticas de combate ao fogo. Segundo ela, a reunião preparatória da Caravana foi fundamental para consolidar um plano de ações integradas e garantir a capacitação das brigadas:
“Discutimos ações que vão desde a prevenção e capacitação das brigadas até a padronização dos procedimentos operacionais, o lançamento de um novo sistema de gerenciamento de dados que será extremamente importante para a atuação em campo, além da elaboração do novo Plano de Ações Integradas, que foi apresentado hoje e já aprovado pelo GT”, explicou Daniella Fernandes.
Foco em prevenção e conscientização
O coordenador de Programas e Projetos da Sema, Pablo Rebelo, destacou que a Caravana continuará percorrendo as quatro regiões prioritárias, com foco na conscientização e na busca por alternativas para reduzir a dependência do fogo em práticas agrícolas e outras atividades. Ele reforçou que o trabalho respeitará os tratos culturais e tradicionais das comunidades locais:
“Nosso foco em campo será reforçar o trabalho de conscientização já realizado em 2024 e sugerir novas alternativas para reduzir a dependência do fogo nas práticas agrícolas e outras atividades em áreas de vegetação, respeitando os tratos culturais e tradicionais de cada comunidade”, afirmou Pablo Rebelo.
Capacitação em tecnologias climáticas
Uma novidade desta edição é a capacitação em Ferramentas Climáticas e de Satélite, promovida em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O treinamento utilizará a plataforma ALARMES, voltada ao monitoramento de incêndios e queimadas, otimizando a gestão das operações e a comunicação entre os órgãos envolvidos.
Além disso, o GT enfatizou a padronização dos procedimentos operacionais como medida essencial para garantir maior eficiência no combate aos incêndios florestais.
Lançamento do Sistema de Gerenciamento de Dados
Para aprimorar a tomada de decisões, a Sema lançará, ainda em 2025, um Sistema de Gerenciamento de Dados e Informações do Programa Bahia Sem Fogo. Desenvolvido pela Diretoria de Políticas de Biodiversidade e Projetos (DPBIO) e pela Coordenação de Gestão Organizacional e de TIC (CGTIC), a plataforma trará mais agilidade e integração às ações de combate:
“A ferramenta proporcionará uma visão integrada das operações, garantindo mais agilidade e eficiência. Com respostas em tempo real e otimização de recursos, o sistema tornará as ações mais estratégicas e assertivas”, explicou André Luiz Alves, coordenador da CGTIC.
Equipamentos de proteção e integração das equipes
Outro ponto debatido durante a reunião foi a ampliação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC) para as equipes, visando garantir a segurança dos profissionais e brigadistas. Daniella Fernandes reforçou a importância da cooperação entre os diversos setores para mitigar os impactos ambientais e sociais causados pelos incêndios.
O programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema, conta com a colaboração de instituições como o Inema, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Casa Civil, Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), Prevfogo/Ibama e outras secretarias estaduais.
Com uma estrutura robusta e foco na prevenção e preparação para incêndios florestais, a Caravana Bahia Sem Fogo segue com a missão de proteger o meio ambiente e promover a conscientização sobre práticas seguras e sustentáveis.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro