Caravana Bahia Sem Fogo amplia atuação e capacita novos municípios em 2025
Iniciativa da Sema amplia capacitação e prevenção contra incêndios em regiões críticas

A Caravana do Bahia Sem Fogo iniciou suas atividades, nesta segunda-feira (31), com uma ampliação significativa no número de municípios atendidos. Em 2025, a ação percorrerá dez novas localidades, conforme deliberações do Grupo de Trabalho (GT) realizadas na última quarta-feira (26) na Secretaria do Meio Ambiente (Sema), no Centro Administrativo da Bahia.
O programa, consolidado no ano anterior como uma importante estratégia de prevenção e combate a incêndios florestais, tem como foco promover ações educativas e capacitação das brigadas. Em 2024, a caravana percorreu diversas regiões da Bahia e sensibilizou mais de 20 mil pessoas. Para este ano, o objetivo é expandir essa atuação, especialmente na região da Bacia do Corrente, abrangendo os municípios de Correntina, Jaborandi, Cocos, Coribe e Santa Maria da Vitória.
Na região do Extremo Sul, o número de municípios atendidos passa de quatro para nove, incluindo Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado. A expectativa é alcançar 46 municípios até o final do ano, com atuação destacada nas regiões prioritárias: Oeste, Norte, Chapada Diamantina e Extremo Sul.
Planejamento estratégico e novas ferramentas
De acordo com Daniella Fernandes, diretora-geral da Sema e coordenadora do GT, o planejamento estratégico visa garantir eficiência e aprimorar as práticas de combate ao fogo. Segundo ela, a reunião preparatória da Caravana foi fundamental para consolidar um plano de ações integradas e garantir a capacitação das brigadas:
“Discutimos ações que vão desde a prevenção e capacitação das brigadas até a padronização dos procedimentos operacionais, o lançamento de um novo sistema de gerenciamento de dados que será extremamente importante para a atuação em campo, além da elaboração do novo Plano de Ações Integradas, que foi apresentado hoje e já aprovado pelo GT”, explicou Daniella Fernandes.
Foco em prevenção e conscientização
O coordenador de Programas e Projetos da Sema, Pablo Rebelo, destacou que a Caravana continuará percorrendo as quatro regiões prioritárias, com foco na conscientização e na busca por alternativas para reduzir a dependência do fogo em práticas agrícolas e outras atividades. Ele reforçou que o trabalho respeitará os tratos culturais e tradicionais das comunidades locais:
“Nosso foco em campo será reforçar o trabalho de conscientização já realizado em 2024 e sugerir novas alternativas para reduzir a dependência do fogo nas práticas agrícolas e outras atividades em áreas de vegetação, respeitando os tratos culturais e tradicionais de cada comunidade”, afirmou Pablo Rebelo.
Capacitação em tecnologias climáticas
Uma novidade desta edição é a capacitação em Ferramentas Climáticas e de Satélite, promovida em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O treinamento utilizará a plataforma ALARMES, voltada ao monitoramento de incêndios e queimadas, otimizando a gestão das operações e a comunicação entre os órgãos envolvidos.
Além disso, o GT enfatizou a padronização dos procedimentos operacionais como medida essencial para garantir maior eficiência no combate aos incêndios florestais.
Lançamento do Sistema de Gerenciamento de Dados
Para aprimorar a tomada de decisões, a Sema lançará, ainda em 2025, um Sistema de Gerenciamento de Dados e Informações do Programa Bahia Sem Fogo. Desenvolvido pela Diretoria de Políticas de Biodiversidade e Projetos (DPBIO) e pela Coordenação de Gestão Organizacional e de TIC (CGTIC), a plataforma trará mais agilidade e integração às ações de combate:
“A ferramenta proporcionará uma visão integrada das operações, garantindo mais agilidade e eficiência. Com respostas em tempo real e otimização de recursos, o sistema tornará as ações mais estratégicas e assertivas”, explicou André Luiz Alves, coordenador da CGTIC.
Equipamentos de proteção e integração das equipes
Outro ponto debatido durante a reunião foi a ampliação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC) para as equipes, visando garantir a segurança dos profissionais e brigadistas. Daniella Fernandes reforçou a importância da cooperação entre os diversos setores para mitigar os impactos ambientais e sociais causados pelos incêndios.
O programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema, conta com a colaboração de instituições como o Inema, Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Casa Civil, Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), Prevfogo/Ibama e outras secretarias estaduais.
Com uma estrutura robusta e foco na prevenção e preparação para incêndios florestais, a Caravana Bahia Sem Fogo segue com a missão de proteger o meio ambiente e promover a conscientização sobre práticas seguras e sustentáveis.
Mais Lidas
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Cidades
Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
ANTT investiga paralisação da Ferrovia Oeste-Leste na Bahia
Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Últimas Notícias

Partiu Estágio: Bahia abre 5,5 mil vagas com bolsa de R$ 607; veja como se inscrever
Programa destina 1.627 vagas para Salvador e 3.877 para municípios do interior e da Região Metropolitana

Jerônimo envia projeto à AL-BA que prevê pagamento por serviços ambientais e recebe ‘Selo Amigo Catador’
Proposta estabelece diretrizes para valorização de iniciativas ligadas à sustentabilidade e à proteção ambiental no estado

Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
Antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

Felipe Neto diz ser candidato à Presidência da República: ‘esse não é um gesto de vaidade’
Influenciador declarou que pretende disputar cargo por possuir um 'enorme anseio de ser um guardião da verdade'

Prefeitura de Salvador entrega praça requalificada em Cajazeiras V com novos quiosques e área de lazer
Reforma inclui quiosques, academias, áreas infantis e iluminação em LED, trazendo mais segurança e lazer à comunidade

Sidônio diz que ministros também são responsáveis por queda de popularidade do governo Lula
Ministro destacou que nova campanha publicitária busca melhorar percepção do governo e que função é garantir que população tenha acesso às informações

Supremo cobra parecer da PGR sobre prisão de Jair Bolsonaro após ato no Rio
Despacho foi enviado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet

Andrezza Santos, Marisa Monte, Aila Menezes, Gerônimo, Alexandre Leão, Osba e mais; confira agenda do Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

BBB 25: Deborah Secco surpreende brothers, comanda dinâmicas e Renata vira alvo no ‘Queridômetro’
Participação da atriz ocorreu em celebração aos 60 anos da TV Globo

Presidente da Coelba rebate críticas e reforça investimentos bilionários na Bahia: ‘Temos prestado contas’
Thiago Guth afirmou que empresa mantém diálogo constante com as autoridades baianas