Basílica apresenta tema da Festa do Bonfim 2026 e anuncia Isabela Suarez como juíza
Festejo terá como tema: ‘O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim’
Divulgação/Ascom ACB
O reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes, apresentou, na manhã desta sexta-feira (12), o tema da Festa do Bonfim 2026: “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”. A Festa do Senhor do Bonfim, com 280 anos de história, mobiliza ritos, cortejos e manifestações que consolidam a Colina Sagrada como um dos maiores símbolos de fé e diversidade religiosa do estado.
Durante o anúncio, a juíza da Festa e presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, reforçou a relevância da participação feminina em um dos postos mais simbólicos da celebração.
“É uma honra e uma grande responsabilidade ser parte desta história. Mais do que um título, este é um chamado para reforçar a devoção, preservar a tradição e dar visibilidade à grandeza da Bahia e do seu povo” destacou.
Representatividade feminina avança no comando da festa
A atuação de Isabela reforça a presença feminina em espaços de tradição, poder e influência religiosa. Neste ciclo, ela sucede o empresário Luiz Mendonça Filho, que liderou a edição de 2025. A escolha evidencia também a aproximação entre a Irmandade e a gestão da ACB, aprofundando a relação histórica entre fé, economia e ações institucionais.
A nova juíza ressaltou a relevância econômica da festa ao destacar que a celebração reúne valores religiosos e impacto direto no turismo, na prestação de serviços, no comércio e em toda a cadeia produtiva da capital.
“O Bonfim não é apenas uma celebração de fé — é um movimento que fortalece a Bahia muito além do dia da festa. O Santuário, a irmandade e a fé que movem baianos e turistas o ano todo para subir a Colina Sagrada mobiliza comércio, turismo, serviços, gera oportunidades para pequenos e grandes empresários, evidenciando a força do empreendedorismo baiano. Quando a cidade se prepara para o Bonfim, toda a cadeia produtiva se movimenta. É a demonstração mais bonita de como tradição e desenvolvimento caminham juntos no nosso estado” destacou.
Igreja reforça alinhamento a mudanças internas e fortalece inclusão
Durante a coletiva, padre Edson explicou que a escolha de uma mulher para o posto segue a orientação da Igreja Católica. “A decisão foi em consenso e segue uma tendência da Igreja Católica de favorecer que mulheres ocupem cargos importantes, antes ocupados prioritariamente por homens. Estamos de pleno acordo e sintonia com essa recomendação” afirmou.
O presidente da Irmandade, Marcelo Sacramento, também enfatizou o simbolismo da escolha. “A escolha de uma juíza para nossa festa é um ato simbólico. Entendemos que é muito importante a diversidade de gênero, cultura e religiões. Isabela é uma mulher dinâmica, destemida e de muitas conquistas” disse.
Festejos, datas e estrutura reforçam peso cultural e econômico do Bonfim
A programação de 2026 será realizada entre 8 e 18 de janeiro. A tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica ocorre em 15 de janeiro, mantendo o trajeto que movimenta milhares de fiéis e impulsiona serviços de transporte, hospedagem, alimentação e comércio popular.
Na ocasião, padre Edson destacou a diversidade da novena de 2026, que reunirá padres de Minas Gerais, Sergipe, Tocantins e diversas regiões da Bahia, cada um trazendo manifestações distintas de devoção. “A devoção a Nosso Senhor do Bonfim não acontece só na Bahia, mas existe em vários cantos do país. No Tocantins, essa devoção existe há 200 anos” destacou.
As novenas acontecem nos dias 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 16 e 17, sempre às 19h. No dia 13, a celebração será dedicada ao setor produtivo e aos advogados, ambos atualmente liderados por mulheres, reforçando a conexão entre representatividade e tradição.
“É especial viver esta festa em um momento em que a ACB e a OAB Bahia são presididas por mulheres. Essa representatividade mostra que seguimos abrindo caminhos e ocupando espaços com responsabilidade e propósito”, ressaltou Isabela Suarez.
O encerramento será em 18 de janeiro, às 10h30, com missa presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, reforçando a articulação entre liderança religiosa e calendário institucional da festa.
Restauro e novos projetos reforçam preservação e modernização do patrimônio
O encontro também apresentou o resultado do processo de restauro da imagem do Senhor do Bonfim. A intervenção foi conduzida pelo professor Túlio Almeida, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com colaboração de Valdemar Ribeiro Filho e Raimundo Alves, responsáveis pelos trabalhos em ouro e prata.
Marcelo Sacramento anunciou ainda o projeto Caminho de Fé, que pretende transformar a península de Itapagipe em um trajeto religioso que conectará a Igreja da Conceição da Praia, o Santuário de Santa Dulce dos Pobres e a Colina Sagrada. “Com parcerias com a prefeitura e governo, e as bênçãos de Senhor do Bonfim, vamos transformar esse caminho em um dos maiores centros de peregrinação de turismo religioso do mundo”, afirmou.
O presidente da Irmandade também confirmou a construção de um columbário com 70 boxes, o primeiro com essa capacidade no Norte e Nordeste, destinado ao acolhimento das cinzas de entes queridos.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Cidades
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Vitória apresenta Caíque e Mateus Silva durante Semana do Sócio SMV
Encontro integra programação especial do Sou Mais Vitória até 17 de janeiro