Bahia registra 14.886 novos empregos formais em setembro, segundo Caged
Estado acumula saldo positivo pelo nono mês seguido
A Bahia gerou 14.886 novas vagas de carteira assinada somente no mês de setembro, sendo o nono mês seguido com saldo positivo, já considerado o segundo maior do ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta última quarta-feira (30). Entretanto, o saldo observado no mês de setembro foi inferior ao de agosto, quando foram registrados 16.484 postos de trabalho.
Com o saldo de setembro, a Bahia passou a contar com 2.148.757 vínculos celetistas ativos, uma variação de 0,70%, em comparação ao mês anterior. Salvador, ao registrar um saldo de 4.173 postos de trabalho celetista, contabilizou 669.979 vínculos, indicando um aumento de 0,63% em relação a agosto. O seguimento de Serviços foi o que mais gerou postos de serviços, com um aumento de 7.634 vagas. Na sequência, vem as áreas de Comércio, Mecânica, Construção e Indústria geral.
Já no setor da Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, foi registrado uma baixa de empregos, com 63 postos a menos, sendo o único a registrar uma perda liquida em vagas de emprego no mês.
Ainda em setembro, o Brasil computou um saldo de 247.818 vagas, enquanto o Nordeste registrou 77.175 novos postos. Em comparação ao mês de agosto, foram registrados uma variação de 0,52% e 0,98% respectivamente. Dos 27 estados brasileiros, a Bahia reportou um crescimento de 0,70%, exibindo o sexto maior saldo do país. Já em comparação aos 9 estados do nordeste, a Bahia ficou em terceira colocação na geração de vagas. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano situou-se na sexta posição no território nordestino.
Pernambuco, dentro todos os estados do Nordeste, foi o estado com maior saldo, tendo 17.851 vínculos, sendo seguido por Alagoas, com 15.420 postos, Bahia (14.886 vagas), Ceará (9.522 postos), Sergipe (5.658 vagas), Rio Grande do Norte (4.981 vagas), Maranhão (4.237 vínculos), Paraíba (3.631 vagas) e Piauí (989 empregos celetistas). Já em relação a variação mensal, o estado de Alagoas registou um aumento de 3,44%, acompanhado por Sergipe 1,68%, Pernambuco 1,19%.
“A geração de postos de trabalho com registro em carteira na Bahia continua surpreendendo em 2024, visto que o saldo acumulado de janeiro a setembro deste ano, com pouco mais de 96 mil novos postos, supera o resultado para o mesmo conjunto de meses do ano passado, quando 76.870 novos vínculos empregatícios foram estabelecidos”, disse Luiz Fernando Lobo, especialista em produção de informações econômicas, sociais e geoambientais da SEI.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Força Total prende 39 e apreende 16 armas na Bahia
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Últimas Notícias
Jaques Wagner visita hospital público onde passou por cirurgia e elogia: ‘Muito orgulho’
Em outubro, o senador anunciou que seria submetido a uma cirurgia no tornozelo
STF recebe ameaças por e-mail após ataque com bomba à sede da Corte
Ameaças continham fotos de armas de fogo e foram enviadas para a Presidência, Ouvidoria e para a área de tecnologia da informação
Autor do atentado na Praça dos Três Poderes esteve na Câmara horas antes do ataque
Segundo a assessoria de imprensa da Casa, uma varredura foi realizada, mas nenhuma bomba foi encontrada
Ministra defende fim da escala 6×1 e diz que medida beneficiará mulheres
Para aprovação, a PEC precisa do apoio de 308 dos 513 deputados em duas votações
Sede do STF volta a ser cercada com grades de proteção após atentado com explosivos
Barreiras foram removidas em fevereiro em um ato simbólico com a presença dos presidentes do STF, do Senado, e do presidente Lula
Médico baiano é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia
Eleito pela primeira vez em 2022, José Moura Neto tornou-se o mais jovem presidente da história da entidade e o primeiro nordestino a ocupar o cargo desde 1970
Sabrina Sato volta ao trabalho após perda do bebê e faz reflexão: ‘Fé, amor e vontade de viver’
Apresentadora perdeu bebê que estava na 11ª semana
PIB da Bahia cresce 4,2% em 2022 e aumenta participação nacional
No contexto do Nordeste, a participação do Estado também cresceu, passando de 28,4% para 29,0% entre 2021 e 2022
Movimento intenso marca saídas do ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão
Serviços de transporte reforçam operação para atender à demanda de passageiros durante o feriado da Proclamação da República
Lula recebe credenciais de oito embaixadores um dia após atentado na Praça dos Três Poderes
Presidente brasileiro mantém agenda diplomática e se prepara para compromissos do G20 no Rio de Janeiro