Bahia dispara em ranking e registra terceiro maior índice de violência política em 2024

Levantamento aponta 714 ocorrências no país, com crescimento alarmante nas eleições municipais deste ano


Vixe d-flex me-2
Estadão Conteúdo e Redação 17/12/2024 18:00 Cidades
Bahia dispara em ranking e registra terceiro maior índice de violência política em 2024 - Paulo Pinto/Agência Brasil

Em estudo divulgado pelas organizações Justiça Global e Terra de Direitos revelaram que em 2024 houve um recorde de violência política durante as eleições municipais no Brasil. O levantamento afirma que, entre os casos registrados de novembro de 2022 e outubro de 2024, aconteceram 714 casos de violência, dos quais foram contabilizando 57 episódios somente na Bahia, ficando em terceiro lugar no ranking.  

Os dados revelam ainda que o avanço desse cenário está diretamente ligado à impunidade e à falta de respostas eficazes do poder público. Ainda segundo a pesquisa, em 2016, o número de casos foi de apenas 46. Em 2020 o número saltou para 214, tendo alcançado a margem de 558 em 2024.   

“Entendemos que as respostas do estado como um todo a essa violência têm sido aquém do esperado. Isso causa uma naturalização dessa violência e faz com que os episódios também sejam cada vez mais frequentes”, explicou Gisele Barbieri, coordenadora de Incidência Política da Terra de Direitos.  

No ranking da pesquisa, a Bahia aparece apenas atras de São Paulo, que possui 108 casos, e do Rio de Janeiro, como 69. A lista ainda é completada com Minas Gerais, que aparece e quarto lugar, com 49 registros, em 2024. Segundo o que identificou a pesquisa, as disputas políticas no âmbito municipal costumam ser mais violentas devido a conflitos territoriais.  

O estudo revelou também que as ameaças representam quase 40% dos casos totais de violência política em 2024, com 224 ocorrências. A violência política também se molda de outras formas, das quais ocorreram 27 assassinatos, 129 atentados, 71 agressões físicas e 81 ofensas. 

Mulheres são as principais vítimas de violência política

Dos 714 casos de violência política analisados 274 foram realizados contra mulheres, sendo 126 contra mulheres pretas e pardas. “Os homens também são mais vítimas porque estão em maior número dentro do sistema político. Quando a gente consegue identificar os agressores, quase 80% também são homens”, explica Barbieri. 

A diretora adjunta ressaltou, como forma de combater a violência política de gênero, a Lei 14.192, aprovada em 2021, que criminaliza essas ações, mas afirma que o texto precisa ser aprimorado. “É uma lei que ainda precisa ser ampliada e aperfeiçoada, porque a gente não consegue ver quase nenhum caso enquadrado dentro dessa lei. O sistema de justiça também demora a dar respostas com relação a esses casos”.  

Um caso que ficou conhecido foi o da prefeita reeleita Juliana Araújo, de Morro de Chapéu, localizado no interior baiano. Ela denunciou que foi vítima de violência política de gênero durantes o período eleitoral. “Durante o processo eleitoral, tive minha honra atacada, sofri importunação sexual, fui xingada e alvo de ofensas que não eram direcionadas ao meu trabalho, mas sim à minha condição de mulher ocupando uma posição de liderança”, disse.  

Ataques virtuais 

Segundo a pesquisa, mais de 70% das ameaças registradas em 2023 e 2024 foram feitas por meio de redes sociais, e-mails ou plataformas digitais. Segundo o que informa o levantamento, os diversos mecanismos virtuais que podem ser usados para ameaçar uma pessoa ajudam também os agressores a permaneceram no anonimato.  

Muitas das ameaças e agressões feitas virtualmente incluem a divulgação de informações pessoais das vítimas.  

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira; Confira as prioridades -
Saúde 06/04/2025 às 20:05

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira; Confira as prioridades

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa dia 7/04. Prioridade para crianças, idosos, gestantes e outros grupos de risco


Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, afirmam conselheiros de Trump -
Internacional 06/04/2025 às 19:18

Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, afirmam conselheiros de Trump

Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, enquanto Trump mantém sua postura sobre mudanças no comércio global.


Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar -
Política 06/04/2025 às 18:27

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar

Vereadora é eleita prefeita de Ruy Barbosa após vencer a eleição suplementar com 51,57% dos votos válidos


Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo -
Coluna Ohh! 06/04/2025 às 17:56

Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo

Artista compartilhou momento da viagem nas redes sociais e apareceu ao lado da irmã e de uma amiga


Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado -
Internacional 06/04/2025 às 17:10

Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado

Após internação, Papa Francisco surge em público no Jubileu dos Enfermos


Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador -
Cidades 06/04/2025 às 16:47

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador

Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)


João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista -
Política 06/04/2025 às 16:08

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista

Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo


Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida -
Coluna Ohh! 06/04/2025 às 15:15

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida

Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena


Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro -
Cidades 06/04/2025 às 14:20

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro

Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão


Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama -
Política 06/04/2025 às 13:30

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama

Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos


Vixe