Arena Aquática de Salvador recebe Festival de Natação do Maio Laranja neste sábado; evento reforça proteção à infância
Atividade reunirá jovens do Instituto Musa Negra Bahia (IMNEB), de Nova Brasília de Itapuã, em dia voltado ao lazer e à conscientização
Lucas Moura/ PMS
A Arena Aquática de Salvador, na Pituba, recebe neste sábado (24), a partir das 9h, o IV Festival de Natação para Crianças e Adolescentes. O evento integra a campanha Maio Laranja, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e visa promover o esporte como instrumento de proteção, fortalecimento de vínculos e garantia de direitos.
Esporte e conscientização contra abusos
A atividade reunirá jovens do Instituto Musa Negra Bahia (IMNEB), de Nova Brasília de Itapuã, em um dia voltado ao lazer e à conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes. O festival busca ampliar o acesso a espaços esportivos e, ao mesmo tempo, reforçar mensagens de combate à violência sexual.
“A gente oportuniza um lazer que elas não têm acesso sempre, na piscina, além de atividades integradas e reforçando com elas sobre questões relacionadas à internet e ao mote da campanha”, destacou a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo. Segundo ela, o evento vai além do entretenimento, sendo uma oportunidade de formação sobre os riscos no ambiente virtual e formas de proteção.
Este ano, o Maio Laranja tem como tema “Crimes Virtuais Sexuais Contra Crianças e Adolescentes: Como Prevenir e Denunciar”. A campanha conta com o cantor Ricardo Chaves como padrinho e promove, durante todo o mês, uma série de ações educativas, atividades culturais e eventos esportivos com foco na prevenção à violência sexual.
As ações do fim de semana continuam no domingo (25), com a realização do pedal conjunto Maio Laranja e Maio Amarelo. A iniciativa vai percorrer a orla de Salvador e inclui orientações sobre segurança no trânsito, em parceria com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
Pé de Feijão Arte leva teatro e oficinas gratuitas a Salvador
O programa Pé de Feijão Arte realiza, entre maio e junho, oficinas e apresentações gratuitas em Salvador. A iniciativa, fruto da parceria entre o Teatro Vila Velha e a Fundação Banco do Brasil, conta com apoio institucional da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e tem atividades previstas no Museu de Arte da Bahia (MAB) e no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360.
A primeira ação será a “Oficina de Mediação Teatral para as Infâncias”, marcada para a próxima quarta-feira (28), das 13h às 16h, no MAB. A formação é voltada a interessados em práticas de mediação cultural e garante certificado aos participantes.
Já no mês de junho, entre os dias 10 e 12, o espetáculo infantojuvenil “Dandara na Terra dos Palmares” será apresentado no Subúrbio 360, com sessões às 9h30 e 14h30, abertas ao público.
Inclusão e cidadania por meio da cultura
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, destaca o papel social da iniciativa. Segundo ele, levar esse projeto para o Subúrbio 360 é importante pois é uma forma de trabalhar com a inclusão, com a juventude periférica, estabelecendo um diálogo importante e desenhando a política específica que envolve a infância e a juventude na área cultural.
“É um meio de unir ainda cultura, educação e cidadania, reforçando esse trabalho junto à periferia, atingindo parte da população de Salvador, que muitas vezes não tem acesso a esse tipo de projeto”, afirmou.
Criado em 2016 pela diretora e coreógrafa Cristina Castro, o Pé de Feijão Arte tem como objetivo incentivar a criatividade por meio da formação artística de crianças e adolescentes da rede pública e de instituições sociais. A proposta é ampliar o acesso à cultura com atividades educativas e gratuitas que dialogam com diferentes públicos.
Além de promover a iniciação artística, o projeto também contempla ações de acessibilidade. As sessões do espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares” contarão com recursos para pessoas com deficiência auditiva e visual, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão. A iniciativa também se propõe a abordar questões de gênero, raça e etnia, com foco na formação cidadã e no estímulo ao pensamento crítico desde a infância.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas