Arcebispo de Aparecida cobra políticos e pede leis em defesa dos pobres durante missa da padroeira do país
Dom Orlando faz apelo por justiça social e é aplaudido diante do presidente em exercício, Geraldo Alckmin, em celebração que reuniu milhares de fiéis
Reprodução/Santuário Nacional
Durante a missa solene deste sábado (12), em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, fez um apelo direto aos políticos brasileiros: que os representantes eleitos pelo povo votem por leis que beneficiem os mais pobres. A homilia foi acompanhada por milhares de fiéis no Santuário Nacional de Aparecida, com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).
“Para muitos, os pobres são invisíveis, não se tem sensibilidade. Para outros, são criticados, chamados de vagabundos. Que a Mãe Aparecida nos ajude e que os que foram eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, favoráveis aos pobres”, afirmou o arcebispo, sendo amplamente aplaudido pelos fiéis.
Solidariedade e responsabilidade social
O arcebispo destacou ainda a importância da solidariedade e da responsabilidade social como pilares de uma sociedade mais justa. Dom Orlando pediu que Nossa Senhora Aparecida interceda pela diminuição da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil.
“Quando diminui a pobreza, experimentamos a paz, a convivência e a vida. A segunda esperança é que diminuam as desigualdades sociais, que são muitas, mas é possível reduzi-las”, acrescentou.
Em outro momento, o religioso fez um chamado à reflexão espiritual e à libertação de “amarras ideológicas”. “Eu tenho correntes que me amarram. Você também tem correntes, se for sincero. Vamos quebrar as correntes das ideologias, do mal, do álcool, das drogas e de tantas outras correntes”, declarou o arcebispo.
Alckmin destaca combate à pobreza e cita avanços
Após a celebração, o presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) concedeu entrevista e falou sobre a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Roma, onde será recebido na segunda-feira (13) pelo Papa Leão XIV. Lula participará da Semana Mundial da Alimentação da FAO e de reuniões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
“Será um encontro importante para a paz, para a diminuição da pobreza e erradicação da fome no mundo”, avaliou Alckmin.
Questionado sobre a mensagem de Dom Orlando Brandes, o presidente em exercício citou um versículo bíblico e afirmou que “é preciso olhar para aqueles que sofrem”. Ele ressaltou que o Brasil tem avançado, mas que a luta contra a fome e a desigualdade é permanente.
“Diminuímos a pobreza, saímos do Mapa da Fome. Mas essa é uma tarefa que nunca termina. É importante avançar sempre para melhorar a qualidade de vida da população”, disse.
Dia da Padroeira movimenta Aparecida e economia local
A Festa da Padroeira do Brasil é um dos eventos religiosos mais importantes do país. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), cerca de 450 mil pessoas participaram das celebrações em Aparecida neste ano. Desses, aproximadamente 40 mil são romeiros, que percorrem longas distâncias a pé ou de bicicleta em demonstração de fé.
“Com pés machucados, eles não perderam a esperança e chegaram”, declarou o arcebispo durante a homilia. A movimentação turística deve gerar R$ 168,8 milhões em impacto econômico direto para o município, segundo estimativa da secretaria.
Papa Leão XIV presta homenagem à Nossa Senhora Aparecida
O Papa Leão XIV publicou, neste domingo (12), em suas redes sociais uma foto com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em homenagem à padroeira do Brasil. A imagem foi levada ao pontífice por integrantes da redação brasileira do Vatican News, que registraram o momento no sábado (11), véspera da celebração.
O Papa já visitou o Santuário Nacional em julho de 2013, quando ainda não havia sido eleito chefe da Igreja Católica. Na ocasião, participou de uma missa especial durante o Encontro Internacional dos Jovens Agostinianos, preparatório para a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro naquele ano.
Círio de Nazaré 2025 reúne mais de 2 milhões de fiéis em Belém
Enquanto os fiéis celebravam em Aparecida, o Círio de Nazaré 2025 reuniu mais de 2 milhões de pessoas nas ruas de Belém (PA), neste domingo (12). Considerada uma das maiores manifestações religiosas do mundo, a procissão chegou à sua 233ª edição, marcada por emoção, fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
A Trasladação, realizada na véspera, transformou as ruas da capital paraense em um “rio de luz e fé”. O governador Helder Barbalho (MDB) e a vice-governadora Hana Ghassan (MDB) acompanharam a passagem da berlinda com a imagem da Santa, destacando o simbolismo do evento para a cultura e a espiritualidade do povo amazônico.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Últimas Notícias
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
CPMI do INSS amplia investigação e envolve filho de Lula e entorno de Flávio Bolsonaro
Quebras de sigilo e requerimentos colocam aliados de PT e PL no centro das apurações sobre fraudes em descontos e consignados
Prefeitura entrega nova contenção em Plataforma e amplia proteção contra deslizamentos em Salvador
Com investimento de R$4,5 milhões, a intervenção foi executada para reforçar a segurança de moradores e comerciantes, especialmente durante o período de chuvas
Alex da Piatã nega crise no PSD e reforça liderança de Otto Alencar após saída de Coronel
Deputado destaca coesão da legenda após saída de Angelo Coronel e descarta interferência de Gilberto Kassab sem aval do comando baiano
Rosemberg prega cautela sobre rumores de filiação de ACM Neto ao PSD e cobra diálogo interno
Deputado diz que debate sobre ACM Neto no PSD é precoce e afirma que prefeitos seguem alinhados ao governador Jerônimo Rodrigues
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado