Comportamentos tóxicos podem ser reflexo de passado disfuncional, explica psicóloga ao comentar caso Iza
Segundo a especialista, quadro de traição, como o sofrido por Iza, pode ocasionar ansiedade, depressão ou outros problemas relacionados ao parto e pós-parto

O cenário de abandono de mulheres grávidas tem sido um tema recorrente que, recentemente, ganhou destaque nos holofotes da mídia após a cantora Iza revelar publicamente a traição de seu namorado Yuri Lima, pai de Nala, sua primeira filha. Este incidente trouxe à tona questões profundas sobre relacionamentos, responsabilidade parental e as consequências emocionais para as mulheres envolvidas.
Para entender melhor este quadro complexo, o Portal M! buscou a psicóloga Rafaela Lyra, especializada em Psicologia Perinatal e da Parentalidade, além de Psicologia Hospitalar. Segundo ela, comportamentos tóxicos como o abandono durante a gravidez muitas vezes refletem padrões de relacionamento disfuncionais.
“As razões pelas quais uma pessoa apresenta comportamentos tóxicos em um relacionamento, são diversas e bastante complexas. Isso envolve a história de vida dessa pessoa, o ambiente em que viveu, as experiências que teve em sua vida, de uma certa forma, as negativas, exposição a modelos de comportamentos que também eram tóxicos, dificuldade nas habilidades socioemocionais etc. Sempre é importante saber se essa pessoa na infância não teve muito afeto, ou até teve, a ponto de ser ‘sufocada’, muita permissividade, e então ela cresce sem saber lidar com limites e ser contrariado, por exemplo”, apontou.

Outro quadro destacado pelo especialista está relacionado às mentiras. Ela explicou que existem situações em relacionamentos interpessoais, em que muitas vezes, mentiras são sustentadas para que as pessoas não enfrentem a realidade e assumam suas responsabilidades diante dos fatos.
“Aprendemos a mentir na infância, pois associamos, muitas vezes, que falar a verdade vai gerar uma punição. E isso acontece porque em outra experiência, quando assumimos e falamos a verdade, tivemos a punição. Então, para evitar os prejuízos e punições, geralmente pessoas tóxicas sustentam a mentira. Mas, não necessariamente de forma intencional, fria e calculista, mas por insegurança, egoísmo, insensibilidade aos sentimentos”, ressaltou.
Tóxico x abusivo
A psicóloga chamou atenção ainda para a diferença entre o indivíduo tóxico e o indivíduo abusivo. De acordo com ela, geralmente as pessoas abusivas calculam, premeditam e agem negativamente de forma intencional.
“Já o indivíduo tóxico, muitas vezes não tem noção do que está fazendo, apesar de estarem agindo sem empatia, de forma egoísta, se vitimizando, dramatizando. E isso é consequência de um repertório de vida e da ausência de habilidades sociais”, explicou.
O que o caso Iza ensina a sociedade?
Ao comentar o recente caso envolvendo a cantora Iza, a especialista ressaltou o fato de que decisão de viver um relacionamento requer a responsabilidade afetiva dos dois lados. “Todos nós, adultos, somos responsáveis pelo nosso comportamento quando estamos em contato com o outro. Mas o que acontece, muitas vezes é que não refletimos o quanto nosso comportamento pode influenciar no emocional do outro”, alertou.
Por sua vez, quando isso engloba também o desejo de ter filhos, Rafaela enfatizou se tratar de uma decisão “muito séria e importante”, de ambas as partes. Para tanto, é necessário entender que será um momento transformador na vida do casal, mas sobretudo na mulher, pois será quem passará por transformações significativas, tanto físicas, quanto fisiológicas, emocionais e sociais.
“Terá mal estar, alterações na dinâmica sexual tanto na gravidez quanto no pós-parto, mudança na rotina e no trabalho, entre tantos outros desafios relacionados ao ‘ser mulher e mãe’ em uma sociedade que, infelizmente ainda é muito machista e julga como ‘super mãe aquela mulher que se sobrecarrega tentando dar conta de todas as demandas e esquecendo do mais importante: seu autocuidado, saúde e bem-estar físico e emocional”.
Em função deste cenário, a psicológa defendeu que a parceria e alinhamento do casal de forma igualitária na vivência da maternidade e paternidade é importante para a família. “E isso não só deve ocorrer após a chegada dos filhos, mas desde o momento em que se relacionam e decidem tê-los”, pontuou.
Acompanhamento às mulheres grávidas vítimas de abandono
Outra temática importante está ligada ao acompanhamento necessário às mulheres grávidas que lidam com o abandono na relação. Conforme a psicóloga, durante a gravidez, a mulher passa por um turbilhão de emoções, e lidar com questões como traição, abandono ou separação, são fatores externos que podem ocasionar ansiedade, depressão ou outros problemas relacionados ao parto e pós-parto.
“[Se] a mulher vivencia a situação estressora, o seu corpo libera cortisol, que é um hormônio conhecido como ‘hormônio do estresse’ e sua liberação desse hormônio, eleva os níveis de tensão no organismo. As consequências dos altos níveis de cortisol, estão relacionados à partos prematuros, RN baixo peso, alterações significativas de humor no pós-parto, atrasos do desenvolvimento do bebê”, listou.
Por conta disso, a especialista enfatizou que o acompanhamento psicológico se faz extremamente importante para a mulher, o casal e a família, durante o período perinatal. “Planejamento de uma gestação, tentativas do engravidar, durante a gravidez, no momento do parto, no pós-parto. No caso de Iza em específico, faz-se necessário o acompanhamento psicológico agora na gravidez, prevenindo adoecimentos agora e no pós-parto, além de lhe prepará-la para seu parto, momento que há necessidade de a mulher estar extremamente entregue”.
Segundo ela, esse tipo de acompanhamento pode ser realizado através do ramo da psicologia perinatal, área especializada no cuidado a grávidas, parturientes, puérperas e mães. “Ou seja, mulheres que se encontram no período perinatal, desejam planejar vivê-lo ou estão em constantes tentativas, bem como também, mulheres que passaram pela perda de seus filhos, o luto perinatal”.
Leia também:
Iza revela sonho de ser mãe e reforça felicidade da filha: ‘Quero que ela cresça rodeada de pessoas que a amam’
Iza recebe apoio de famosos após revelar traição
Yuri Lima se pronuncia após término com Iza
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

PEC dos Municípios avança com apoio quase unânime da bancada baiana

Efeito Trump: aprovação de Lula sobe entre eleitores mais críticos

Flávio Matos se filia ao PL, rompe com Elinaldo e mira Câmara dos Deputados em 2026
Anúncio foi feito pelo presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, por meio das redes sociais

Bahia empata na Sul-Americana e perde craque para decisão na Colômbia
Tricolor atua com time alternativo na Fonte Nova, esbarra na defesa do América de Cali e vê camisa 10 ser expulso no fim

Controle de armas em xeque: MPF questiona atuação da PF e cobra explicações do governo
Procuradores cobram transparência no cronograma firmado entre ministérios da Justiça e da Defesa para substituir Exército na fiscalização

Carla Zambelli devolve apartamento funcional com atraso e pode pagar mais de R$ 7 mil em multa
Devolução foi feita pelo advogado Fabio Pagnozzi à Quarta Secretaria da Câmara dos Deputados

Caminhada e mutirão gratuito em Salvador vão alertar sobre câncer de cabeça e pescoço
Ação do Hospital Aristides Maltez (HAM) tem como objetivo ampliar diagnóstico precoce e orientar população sobre fatores de risco

Prefeitura de Salvador realiza pregão para box de bar e restaurante no Mercado Modelo nesta quinta-feira
Podem participar da disputa pessoas físicas e jurídicas, conforme informou a Semop

Após remake de ‘Vale tudo’, Débora Bloch planeja descanso em Portugal; entenda o motivo
Débora Bloch assumiu o papel de Odete Roitman na nova versão de 'Vale Tudo', originalmente interpretada por Beatriz Segall em 1988

Itaparica entra no circuito do Festival Tempero Bahia 2025 com pratos que homenageiam biomas da região
Pratos apresentados terão como inspiração o tema 'Biomas da Bahia – Caatinga: Umbu, Mangaba, Licuri, Cana-de-açúcar, Milho e Mandioca'

Ex-comandante da Aeronáutica revela tentativas de coação durante suposta articulação golpista
Militar prestou depoimento como testemunha na ação penal que investiga o chamado 'núcleo 4' da organização acusada de conspirar contra o Estado democrático

Influenciador Buzeira é criticado após ‘brincadeira’ com relógios e joias de convidados em casamento milionário
Polêmica em casamento de Buzeira gera críticas e expõe processos em andamento na Justiça