Pular para o conteúdo
Início » À frente da Irmandade do Bonfim, Marcelo Sacramento ressalta ‘consenso’ e busca por crescimento do Santuário

À frente da Irmandade do Bonfim, Marcelo Sacramento ressalta ‘consenso’ e busca por crescimento do Santuário

Ao Portal M!, presidente da Irmandade também reforçou a importância do crescimento da instituição, tanto em âmbito estadual quanto nacional

Após um longo processo de mediações judiciais, envolvendo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Promotoria Pública, o empresário e vice-presidente do jornal Tribuna da Bahia, Marcelo Sacramento, assumiu a presidência da Irmandade do Senhor do Bonfim em um clima de “consenso”. A nova gestão está marcada pela busca da resolução definitiva de um conflito interno, no qual 14 membros dissidentes haviam movido uma ação judicial.

Em entrevista exclusiva ao Portal M!, Marcelo, que foi empossado no último sábado (14), explicou que parte do grupo estava disposta a dialogar, negociar, enquanto outros radicalizavam contra o Reitor. Por meio de um acordo com o Padre Edson Menezes que se mostrou flexível, e a Arquidiocese de Salvador, a nova gestão atendeu mais de 90% das reivindicações da ação, o que esvazia seu conteúdo, levando alguns que antes tinham restrições a passar a apoiar a nova chapa.

“Eu, como seria um nome de consenso, busquei um acordo com o padre Edson Menezes e com a Arquidiocese no sentido de mudar algumas práticas, que atendiam mais de 90% do que a ação reivindicava, o que, por consequência, esvazia por completo o objeto da ação. Então, uma parte dessas pessoas que estavam no intuito da ação ou até afastadas por esse motivo, se sentiram atendidas e resolveram apoiar a chapa, apoiar esse grupo, inclusive participando da mesa, com membros sendo eleito e entrando junto com essa nova chapa, como os amigos José Luís Castro, José Mário, Vivaldo Amaral, Antônio Carvalho”, disse Marcelo Sacramento.

Apesar do acordo, a ação ainda existe, mas, segundo ele, uma parte dessas pessoas já entende que ela não possui mais objeto. “A partir daí construiu-se uma unidade, um trabalho com o foco de se buscar fazer um trabalho de fortalecimento da irmandade, de fortalecimento do santuário, buscando consolidar cada dia mais o trabalho no Estado e, consequentemente, a nível nacional. Portanto, trata-se de um novo momento, um momento que já tem, eu recebi o apoio do meu amigo Coronel Cristóvão, que não participa na chapa, mas agora entende a importância do consenso à luz das mudanças conquistadas”.

Irmandade do Bonfim | Foto: Divulgação

Compromisso e fortalecimento do Santuário

Ao Portal M!, Marcelo Sacramento enfatizou ter assumido o compromisso de trabalhar em conjunto com a Igreja Católica e fortalecer o Santuário do Senhor do Bonfim. Ele também reforçou a importância do crescimento da instituição, tanto em âmbito estadual quanto nacional, buscando consolidar o papel do Santuário como referência religiosa.

“Trata-se de um novo momento. Recebi o apoio do Coronel Cristóvão, que não entra na chapa, mas era um dos que acreditam que esse acordo demonstrava que havia uma conquista muito grande de mudança de algumas atuações e que é um ex-juiz da Irmandade, que estava na oposição também e confia em minhas ações. Então, uma parte significativa desse grupo que reivindicava mudanças, acabou entendendo que esse era o caminho do consenso, era o caminho da solução dos problemas”, enfatizou.

Posse da nova diretoria

A nova diretoria da Devoção do Senhor do Bonfim foi empossada ontem, durante Missa Solene presidida pelo Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Sergio da Rocha, na Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim. A diretoria foi eleita no último dia 31 de agosto. A direção da Irmandade agora é composta por:

  • Juiz da Devoção: Marcelo Sacramento
  • Primeiro Escrivão: Marcus Peleteiro
  • Segunda Escrivã: Joceli Reis
  • Primeiro Tesoureiro: Vivaldo Amaral
  • Segundo Tesoureiro: Nelson Ferreira
  • Primeiro Procurador: Américo Heckert
  • Diretor de Patrimônio e Social: Joceval Rodrigues

Leia também:

Prefeito de Teodoro Sampaio chama Otto Filho de ‘marginal drogado’ e deputado rebate: ‘Traidor, mentiroso’

Ator Mário Gomes é despejado e pede socorro a Pablo Marçal: ‘Injustiça’

SSP-BA prende 78 líderes do tráfico, confisca 55 fuzis e efetua 12 mil prisões entre janeiro e setembro