Pular para o conteúdo
Início » 29 mil raios são registrados na Bahia em um intervalo de 6h

29 mil raios são registrados na Bahia em um intervalo de 6h

Fenômenos ocorreram na madrugada do dia 2 de março

A Bahia registrou entre 0h e 6h, da última terça-feira (2), 29 mil raios. Levando em consideração a época do ano, o número é considerado alto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), responsável por coletar os dados, e tem influência direta do El Niño.

A reportagem do Correio solicitou ao Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe (Elat/Inpe) os municípios baianos que registraram maior incidência de raios na madrugada do dia 2 de março, mas a organização informa que o “sistema não permite analisar quais cidades de um estado teve maior incidência. É possível pesquisar a incidência de raios diretamente por cidade.”

Em geral, inúmeros fatores são responsáveis pela incidência de raios. Entre eles, estão a presença de cadeias de montanhas, localização geográfica no continente e a possibilidade de oceano. Na Bahia, a região Oeste registra a maior incidência do fenômeno.

O El Niño é um fenômeno responsável pelo aquecimento anormal das águas do Pacífico. Ele altera, de forma temporária, a distribuição de umidade e calor no planeta. O fenômeno pode aumentar o número de incidência de raios em casos moderados e fortes.

No que diz respeito a estação em que há maior incidência de raios, nenhuma outra supera o Verão, segundo informou o Inpe. Isso porque a umidade e o calor próprios do período, associados, resultam na formação de nuvens carregadas.

Leia também:

Projeto abre inscrições gratuitas para oficinas voltadas a jovens e adultos do Subúrbio 

Polícia Civil prende acusado de estupro de vulnerável e cárcere privado 

Previdência de Salvador dispensa Prova de Vida para beneficiários 

Marcações: